Geografia

Cordilheira, o que é? Definição, características e exemplos de cordilheiras

Cordilheira é caracterizada como uma cadeia de montanhas ou um conjunto de serras, formada a partir de atividades geológicas da Terra.

Atualizado em 18/08/2020

De acordo com o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, existem duas definições quando se fala em cordilheira. A primeira delas diz que cordilheira é uma vasta cadeia de montanhas, enquanto a segunda definição caracteriza o termo como um conjunto de serras distribuídas de forma paralela.

De maneira geral, as cordilheiras fazem parte das paisagens de diversas partes do mundo, formando sistemas de montanhas, que foram agrupadas devido ao movimento de placas tectônicas.

As cordilheiras, então, podem ser encontradas na forma de montanhas agrupadas, além de cadeias de montanhas secundárias, formadas a partir de um cordilheira maior chamada de “mãe”.

Características de uma cordilheira

O conjunto de serras que dá origem às cordilheiras foi formado há milhares de anos por meio das atividades geológicas da Terra.

Assim, as cordilheiras determinam, por exemplo, o clima de certas regiões. Ou seja, precipitações de neve ou chuva recebem, de forma direta, influência de acordo com a quantidade de cordilheiras que existe no local.

conjunto de serra
Alta Montanha

Além disso, as cordilheiras também influenciam na temperatura dos ambientes, que costumam ser mais ríspidos em locais de alto relevo.

Apesar das temperaturas baixas e das condições de vida inóspitas, muitos vilarejos são construídos nas partes mais alta das montanhas. Além disso, a vegetação desses lugares é característica e conta com a presença de animais campestres.

As pessoas que vivem nos vilarejos costumam, por conta das grandes altitudes, mascar folhas de coca para suprir a falta de oxigênio característico das regiões montanhosas.

Moradores das cidades localizadas na Cordilheira dos Andes, por exemplo, são conhecidos por sempre carregar folhas de coca. O hábito é muito comum, principalmente, na cidade de La Paz, na Bolívia.

Cordilheiras secundárias

O termo cordilheira secundária se refere ao aglomerado de montanhas que se formam a partir de montanhas maiores. Na geologia, o termo é representado pela organização das montanhas no sistema de topologia em árvore, sendo classificadas como “mães” ou “filhas”.

Cordilheira, o que é? Definição, características e exemplo de cordilheiras
Revista UFO

Ou seja, as montanhas são organizadas de acordo com a complexidade que apresentam e com a estrutura de cada aglomerado. A cordilheira dos Apalaches, por exemplo, é um exemplo de cordilheira secundária.

Isso porque, dentro dos Apalaches existem cadeias de montanhas menores, como as Montanhas Brancas e as Montanhas Blue Ridge. Além disso, as Montanhas Brancas possuem, também, montanhas menores, como Sandwich Range e Presidential Range.

Vegetação e clima das cordilheiras

A vegetação das montanhas é semelhante à vegetação polar. Isso porque, as regiões montanhosas sofrem variações por conta das alterações climáticas causadas pela latitude.

Sendo assim, é comum encontrar arbustos baixos e plantas rasteiras como vegetação predominante. Além disso, alguns animais campestres – como o veado – são característicos de regiões montanhosas.

Em relação ao clima, a altitude é responsável por propiciar locais com temperaturas elevadas, principalmente em locais com maior relevo.

Enciclopédia Global

Por conta disso, é comum ver no topo das montanhas a presença de neve, especialmente em montanhas extremamente altas, como o Himalaia.

Além de influenciar no clima local, as cordilheiras também alteram o clima das regiões próximas. O Himalaia, por exemplo, impede que o frio vindo do Ártico chegue à região sul da Ásia e, assim, a ocorrência de chuva se torna mais frequente.

Principais cadeias montanhosas do mundo

Existem diversas cordilheiras espalhadas pelo mundo, porém, algumas são conhecidas de forma global. Como exemplo, a cordilheira dos Andes, o Himalaia, os Montes Apalaches, Alpes e a Cadeia do Atlas.

Cordilheira dos Andes

conjunto de serras
Portal de Inverno

A Cordilheira dos Andes é classificada como a cadeia montanhosa mais extensa do globo terrestre. Possui extensão de 7000 km e engloba seis países da América Latina: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia.

Além disso, o ponto mais alto da montanha é o pico do Aconcágua, situado no território da Argentina, que atinge incríveis 6962 metros.

Himalaia

Cordilheira, o que é? Definição, características e exemplo de cordilheiras
Revista Galileu

O Himalaia é a cadeia montanhosa mais alta do mundo, com extensão de 2.500 km e largura entre 150 e 400 km de largura.

O conjunto de serras está localizado na região sudoeste da Ásia, e engloba os territórios da China, Índia, Paquistão, Butão e Nepal.

O ponto mais alto é o Monte Everest, com 8848 metros de altitude, localizado na fronteira da China com o Nepal.

Montes Apalaches

conjunto de serras
Info Escola

Localizado na região leste da América do Norte, os Montes Apalaches possuem 2400 km, englobando os territórios dos EUA e Canadá.

O pico mais alto dos Montes Apalaches, localizado no estado de Carolina do Norte, é o Monte Mitchell, com 2037 metros.

Alpes

Oficina de Inverno

Também chamados de Maciços Alpinos, a cordilheira dos Alpes está localizada na parte central do continente europeu.

Possui extensão de 1.200 km e largura entre 50 e 300 km. A cordilheira pode ser vista em oito países, como Alemanha, Áustria, França, Itália, Mônaco, Suíça, Eslovênia e Liechtenstein.

Além disso, o pico mais alto, Mont Blanc – localizado na França, possui 4808 metros de altitude.

Cadeia do Atlas

Cordilheira, o que é? Definição, características e exemplo de cordilheiras
Turistas sem Fronteiras

Por fim, a Cadeia do Atlas, localizada no continente africano, é um conjunto de serras com 2.400 km. Engloba países como, Marrocos, Argélia e Tunísia e tem como pico mais alto o Monte Toubkal, com 4.167 metros.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre o Rio Eufrates e Tigre.

Fontes: Info Escola, Sua Pesquisa e Onelapse 

Imagens: Blog de Escalada, Alta Montanha, Revista UFO, Enciclopédia Global, Portal de Inverno, Revista Galileu, Info Escola, Oficina de Inverno e Turistas sem Fronteiras 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.