Ciências

Reino animal, características e classificações da animalia

No reino animal estão os seres que se diferenciam dos vegetais por se locomoverem, além de apresentarem organismos com peculiaridades próprias.

Atualizado em 23/09/2019

O Reino Animal é composto por organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos. Os seus componentes são constituídos por várias células.

Significa também que essa célula possui uma carioteca, ou seja, membrana nuclear. Por fim, seres heterotróficos são aqueles incapazes de produzir seu próprio alimento.

É também conhecido por Reino Animalia ou Metazoa. Os seus componentes conseguem se locomover, sendo esse o maior diferencial em relação aos vegetais.

Conheça o Reino Animal, suas características e quais são seus membros

Reino Animal: classificação e caracterização

Os animais podem se classificar em variados filos, inclusive alguns podem ser invertebrados. Já os vertebrados são constituídos de crânio, vértebras, além de coluna dorsal.

No Filo dos Cordados estão certos invertebrados aquáticos e todos os vertebrados, ou seja, aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos.

Vale ressaltar as características do Reino Animal, posto que isso diferenciará seus membros do vegetal. Os animais são eucariontes, isto é, possuem células com núcleo diferenciado, envolto numa membrana.

Também são heterótrofos, que quer dizer que precisam se alimentar de outros seres vivos. São pluricelulares, já que seus corpos têm diversas células com funções diferenciadas.

Dizer que são aeróbicos significa que respiram o oxigênio extraído do ar ou da água. Os animais são igualmente aclorofilados, já que não produzem a clorofila, como fazem os vegetais.

Conheça o Reino Animal, suas características e quais são seus membros

Mais características do Reino Animal

Outra característica dos animais é, em regra, possuírem a reprodução sexuada, não obstante hajam invertebrados assexuados.

No Reino Animal há a presença de tecidos e órgãos, embora em alguns organismos mais simples eles inexistam.

Verifica-se inclusive a existência da blástula, que é uma esfera de células, oca, com líquido dentro. Assim como neles existe a celoma, uma cavidade embrionária que está nos vertebrados. Por fim, quase todos os animais possuem as duas partes do corpo com a mesma medida e forma.

Vale ressaltar que o Reino Animal é dividido em vários filos, como poríferos, platelmintos, ecnidários. Há também nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.

Conheça o Reino Animal, suas características e quais são seus membros

Os animais vertebrados

Os animais vertebrados estão incluídos no Filo dos Cordados, ou Chordata. A grande diferenciação deles é que têm medula espinhal e coluna vertebral. São cinco as classes dos animais cordados, a saber: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

O corpo dos peixes é todo coberto por escamas, sendo que eles fazem respiração branquial, retirando oxigênio da água. Importante também ressaltar que os peixes não conseguem controlar a temperatura do corpo, por isso são chamados pecilotérmicos. Como exemplo podemos mencionar baleias, lambaris e tubarão.

Já os anfíbios são dependentes do ambiente aquático na fase larval, posto que têm respiração branquial. Mas ao chegarem à vida adulta, seu corpo se transforma, já que a respiração se torna pulmonar. Por fim, destaca-se que são pecilotérmico, isto é, a temperatura do corpo acompanha a do ambiente. Os exemplos são sapos, salamandras, rãs e pererecas.

Os répteis adquiriram um estratagema de sobrevivência peculiar, posto que variam a temperatura corporal conforme o ambiente. Ele respiram pelos pulmões e seu corpo é coberto de escamas ou carapaça. Conseguem viver em terra ou na água, tendo o chamado sangue frio (pecilotérmicos). São exemplos: lagartos, crocodilos e tartarugas.

As aves são animais que trazem o corpo coberto de penas, além de respirarem pelos pulmões. Elas são homeotérmicas, posto que controlam a temperatura do corpo. Entre as aves citamos os exemplos ema, urubu e beija-flor.

Os mamíferos têm a pele recoberta de pelos, desenvolveram respiração pulmonar e são homeotérmicos. O nome vem do fato de os filhotes se alimentarem na mãe pelas glândulas mamárias. São exemplos de mamíferos os homens, o boi, o cavalo, a baleia e os morcegos.

Conheça o Reino Animal, suas características e quais são seus membros

Os animais invertebrados

Igualmente distribuídos em diversos filos estão os animais denominados invertebrados. Eles têm entre si diferenças marcantes, contudo todos são pluricelulares e sem parede celular.

Os invertebrados estão distribuídos em oito filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, equinodermos e artrópodes.

Os poríferos são ainda pouco evoluídos, só que podem viver em água doce ou salgada. Não possuem órgãos, nem andam e a reprodução varia entre sexuada ou assexuada. É exemplo a esponja.

Os cnidários vivem na água, tanto doce quanto salgada, sendo que alguns até conseguem se locomover. São exemplos as águas-vivas, hidras, corais e anêmonas-do-mar.

Falando dos platelmintos, eles possuem corpo achatado, podendo viver como parasitas ou não, como as solitárias.

Já os nematódeos apresentam o corpo cilíndrico e, como os platelmintos, podem ser parasitas ou livres. As lombrigas são o melhor exemplo.

Sobre os anelídeos, vale destacar que no seu corpo há anéis, além de ser segmentado, a exemplo das minhocas.

Falando dos equinodermos, eles são animais marinhos que trazem exoesqueleto calcário e sistema hidrovascular. Grandes exemplos são ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e estrelas-do-mar.

Os moluscos são animais que possuem corpo mole, só que com uma concha. Essa concha pode ser dentro, qual os polvos, assim como fora, como os caramujos.

Os artrópodes desenvolveram um corpo segmentado, além de exoesqueleto de quitina, como os besouros.

Leia também sobre a vegetação mediterrânea, onde ocorre, qual sua flora e fauna.

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Stood, Só Biologia, Todo Estudo, Wikipédia, Planeta Biologia, Biologia Net, Cola da Web, Mundo Educação, Sua Pesquisa, Educação, Guia do Estudante.

Fonte das imagens: Conceitos, Universal de Idiomas, Dokumen, Estudo Prático, Jolie Canoli,