Geografia

América Latina – História, países, economia e aspectos geográficos

América Latina é uma região do continente americano que engloba os países onde são faladas línguas românicas, como o português e espanhol.

Atualizado em 22/01/2020

Você já ouviu falar sobre a América Latina? Se não, não se preocupe que vamos apresentar aqui algumas características dessa parte do continente americano.

Pois bem, a América Latina é composta, basicamente, pelos países que falam a língua latina, principalmente português e o espanhol. Dessa forma, são vinte países que formam a região, sendo eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Visto isso, apenas os EUA e o Canadá não fazem parte da América Latina. Entretanto, por mais que tenha uma divisão prévia dos países latino-americanos, essa separação não é algo oficial. Assim, fica pré-estabelecido que os países latino-americanos são aqueles que falam a língua derivada do latim, como o espanhol, português e francês.

História da América Latina

O termo “América Latina” veio, de acordo com relatos históricos, de Napoleão III que teria usado o termo na mesma época em que outra expressão havia surgido, a “Europa Latina”. Entretanto, há controvérsias em relação ao surgimento da expressão, já que em 1836, Michel Chevalier também usou o termo.

América Latina - História, países, economia e aspectos geográficos
Napoleão III. Fonte: Citações

Porém, independentemente de quem tenha usado o termo primeiro, em 1948, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) oficializou a citação por meio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Visto isso, vale ressaltar que, apesar da junção de todos os países da América Central e Sul, a diversidade cultural e étnica ainda permanece, cada uma com sua particularidade.

Aspectos geográficos

A América Latina concentra, aproximadamente, cerca de 586 milhões de habitantes. Assim, possui área territorial de 21.060.501 kme densidade demográfico em torno de 27,8 habitantes por km.

Os países latino-americanos se assemelham em relação à colonização. Isso porque, foram os colonizados ou pelos portugueses, espanhóis ou franceses. Além disso, a exploração por meio das metrópoles foi outra característica presente no processo de colonização dos países da América Latina.

América Latina - História, países, economia e aspectos geográficos
Bandeiras dos países latino-americanos. Fonte: Viagens

Por conta disso, a economia interna dos países acabou sendo prejudicada, já que as produções giravam exclusivamente para a exportação. Além disso, a desigualdade social presente tão fortemente nos países latino-americanos é em decorrência da colonização. Esse fato se justifica porque, no período colonial, as terras eram propriedades da elite. Após a descolonização o cenário não mudou.

Apesar das semelhanças em relação à colonização, cada país que compõe a América Latina possui características diferentes. As características podem ser observadas, principalmente, em relação à cultura, à economia e aos grupos éticos.

O relevo da América Latina é outro ponto em que as características são bem distintas. Assim, é possível encontrar diversidade como a Serra Madre Ocidental, no planalto mexicano e a Cordilheira Montanhosa dos Andes, na América do Sul. Além disso, também faz parte do relevo os Planaltos das Guianas e o Planalto Brasileiro. A Planície do Orinoco e a Amazônica também se localizam na América do Sul.

Economia

A economia da América Latina está voltada, praticamente, para a produção agrícola. A prática é advinda desde o período colonial em que a produção era, em grande parte, para a exportação. Assim, um das produções que mais ganharam força foi a de grãos, sendo o Brasil, em 1929, um dos maiores produtores de café.

América Latina - História, países, economia e aspectos geográficos
O café é a base de grande parte das rendas de exportação de países como Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Guatemala entre outros. Fonte: Meio Ambiente

Os países latino-americanos, impulsionados pelo consumo de produtos industrializados vindos das grandes potenciais, começaram a se endividar e a criar problemas na economia interna. Além disso, era comum que os países aumentassem as dívidas com a Inglaterra e os EUA, por exemplo, pegando empréstimos.

Além disso, grande parte dos países latino-americanos sofrem com problemas sócio-econômicos como o analfabetismo e a pobreza. Esses fatores são agravados pela desigualdade social presente em grande parte desses países. Por conta disso, os países da América Latina são, na maioria das vezes, classificados como subdesenvolvidos.

O que achou da matéria? Se gostou, não deixe de conferir outros textos aqui no site como, por exemplo, o que foi o período Paleolítico.

Fontes: Info Escola, Brasil Escola e Mundo Vestibular

Fonte imagem destaque: Sputnik Brasil

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.