Geografia

Países da Ásia, quais são? – Regiões, curiosidades, países e capitais

Os países da Ásia formam o continente mais populoso do mundo, abrigando também conflitos e um dos lugares mais desenvolvidos do planeta.

Atualizado em 17/12/2019

A leste do continente europeu e a nordeste do continente africano encontra-se os países da Ásia, que compõem o continente asiático.  Basicamente, eles ocupam uma área de 43 milhões de km². Aliás, nesses países há mais de quatro bilhões de pessoas. Logo, é o continente mais populoso do mundo e de maior dimensão.

A princípio, você sabia que há 49 países da Ásia? E que, além disso, há territórios ainda não reconhecidos e alguns pertencentes de outros continentes? Para entender bem, vamos começar desde as principais características.

Primeiramente, a Ásia encontra-se, em boa parte, no hemisfério norte. Além disso, possui 49 países, sendo 2 territórios não reconhecidos. Para além disso, há 5 dependentes e 2 entidades internacionais reconhecidas. Para finalizar, sua área é de um total de 43.810.582 km² e tem uma população de 4.462.676.731 habitantes. Vamos destacar que isso torna o continente asiático o maior do mundo, tanto  de população quanto de território.

Cultura

Em um segundo plano, os países da Ásia carregam uma enorme bagagem cultural. Para exemplificar, devido ao grande número populacional, as pessoas se misturaram criando suas crenças e costumes. Logo, enriqueceu cada local. Vale resaltar que é aqui o berço das primeiras civilizações do homem, iniciada há cerca de 400 anos.

Não obstante a isso, o continente ainda abriga inúmeras paisagens indescritíveis. Aliás, paisagens paradisíacas. Assim, de cordilheiras à desertos, a Ásia tem sido um grande ponto turístico. Por exemplo, Muralha da China, templos, Taj Mahal, ilhas Phi Phi. Além disso, ainda há praias e escalads em altos montes.

Sobretudo, em compromisso com tamanha diversidade, dentro do continente são falados milhares de línguas. Entretanto, as mais comuns, faladas por mais de 100 milhões de pessoas, são: mandarim, árabe e malaio-hindonésio. Para mais, ainda há o coreano, japonês e hindi-urdu.

Para mais, é aqui que nasceu as principais religiões da superfície terrestre. Sem dúvidas, foram: o cristianismo o hinduismo, budismo e islamismo. Mas também, há outras religiões, aliás, taioísmo e o confucionismo. Logo, a cultura e filosofia asiática é bastante vasta e diversa. Logo, acolhe todas as crenças. Entretanto, em contrapartida, há inúmeros conflitos da região por motivos religiosos.

Economia

Antes de mais nada, a economia nos países da Ásia começou a se transformar depois da segunnda Guerra Mundial. Juntamente, com a descoberta de mais petróleo na região. Essencialmente, a economia asiática gira em torno da mineração, da agropecuária e da indústria.

Com isso, na mineração temos uma vasta reserva mineral, sendo de carvão, ferro, chumbo, zinco, petróleo e mercúrio. Definitamente, a maior das reservas é a de petróleo, ocupando uma parcela de 30% de todo o mundo. Para mais, ainda há outras jazidas, como estanho e níquel.

Frequentemente ocorrem, na região, conflitos armados e disputas por conta do petróleo.

Na parte da agropecuária, merecem destaque o cultivo de cereais, como o arroz. Bem como, o cultivo do algodão, pimenta e fumo. Ao mesmo tempo, na área da indústria os países da Ásia vem com automóveias e produtos eletrônicos em larga escala e de forma significativa.

Regiões da Ásia

Países da Ásia - regiões, curiosidades e lista de países
Fonte: Suporte Geográfico

1. Ásia Meridional

Em primeiro lugar, apesar de ser uma das regiões mais populosas da Ásia, aqui se encontra os países mais pobres. Além disso, é pouco desenvolvida, apresenta baixa expectativa de vida, alta mortalidade infantil, baixa alfabetização, entre outros. Para finalizar, é a região que fica no sul do continente, conhecido como subcontinente, e traz países como Índia, Maldivas, Paquistão, Nepal, entre outros.

2.Ásia Central

Basicamente, localizada entre o Mar Cáspio, centro-oeste da China, norte do Irã e sul da Sibéria, essa região possui aproximadamente 4 milhões de km2. Embora, não seja demarcada oficialmente, compreende os territórios de países como o Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, entre outros.

3.Ásia Oriental

Primeiramente, abrigando 40% da população asiática, essa é uma das regiões mais populosas do mundo. Além disso, também é conhecida como Extremo Oriente e localiza-se na parte leste da Ásia. Para completar, possui 12 milhões de km2 e compreende os territórios de países como China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, entre outros.

4.Sudeste Asiático

De antemão, nessa região, a grande maioria da população encontra-se na zona rural. Com isso, está ligado com a economia de lá. Sobretudo, o Sudeste Asiático é a região que compreende os territórios dos países como Indonésia, Malásia, Brunei, Cingapura, entre outros. Por fim, a região ocupa uma área de aproximadamente 4.500.000 km2 e nela habitam cerca de 618 milhões de pessoas.

5.Oriente Médio

Em suma, o Oriente Médio é uma das regiões mais conflituosas de todo o mundo. Aliás, conflitos no âmbito territorial, religioso, político e geográfico. Com isso, encontra-se na área oeste do continente, ocupando 7 milhões de km², abrigando mais de 270 milhões de pessoas. Logo, tem sua economia baseada em petróleo, o Oriente Médio compreende aos países como Afeganistão, Catar, Irã, Iraque, Israel, entre outros.

6.Região da Comunidade dos Estados Independentes

Basicamente, a Região da Comunidade dos Estados Independentes compreende o território de países que pertenciam à antiga União Soviética como Azerbaijão, Armênia, Moldávia, Rússia, Cazaquistão, entre outros.

Curiosidades sobre os países da Ásia

  • Primeiramente os países mais populosos da Ásia são a China, com cerca de 1.379.302.771 habitantes, e a Índia com cerca de 1.281.935.911 habitantes.
Países da Ásia - regiões, curiosidades e lista de países
Fonte: TriCurioso
  • Em disparada, Japão e Cingapura apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano da Ásia. Basicamente, o IDH de Cingapura é de 0,925 e do Japão de 0,903.
  • Sobretudo, considerado o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto é uma fronteira natural entre Jordânia e Israel, possui cerca de 400 metros abaixo do nível do mar.
Países da Ásia - regiões, curiosidades e lista de países
Fonte: Segredos do Mundo
  • Segundo o Fundo Monetário Internacional, o Catar é o país mais rico do mundo. Essencialmente, localiza-se na Ásia e sediará a Copa do Mundo de 2022. Além desse país, há outros com grandes economias localizados no Oriente Médio e com suas economias baseadas nas reservas de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes.Países da Ásia - regiões, curiosidades e lista de países
  • Essencialmente, conhecida como a pérola asiática, Cingapura é atualmente um dos maiores centros financeiros do mundo. Além disso, é um dos lugares mais caros para se viver, segundo o estudo da Economist Intelligence Unit, da revista britânica. Entretanto, há cerca de 50 anos, Cingapura era uma ilha pobre da Ásia, só a partir de 1990 a economia começou a se desenvolver.
Países da Ásia - regiões, curiosidades e lista de países
Fonte: Falando de Viagem

Confira os países da Ásia, por região:

Países da Ásia - regiões, curiosidades e lista de países
Fonte: Wikipédia

Sudeste Asiático

Logo, os 11 países que fazem parte do Sudeste Asiático são:

Brunei: Primeiramnte sua capital é Bandar Seri Begawan. Assim tmabém, sua extensão territorial é de 5.770 km². Por fim, seu idioma é o Malaio e sua moeda é o Dólar do Brunei.

Camboja: Em suma, sua capital é Phnom Penh e sua extensão territorial é 181.040 km². Do mesmo modo, seu idioma é o Knmer e sua moeda é o Riel.

Filipinas: Em síntese, sua capital é Manila, sua extensão territorial é de 300 km², seus idiomas sãoFilipino e Inglês e, por fim, sua moeda é o Peso filipino.

Indonésia: Sua capital é Jacarta. Além disso, sua extensão territorial é de 1.904.570 km², seu idioma é Indonésio e sua moeda é a Rupia.

Laos: Em conclusão, sua capital é Vientiane, tem como extensão territorial 236.800 km². Basicamente, seu idioma é o Laosiano e sua moeda é o Quipe

Malásia: Tem como capital Putrajava / Kuala Lumpur. Ademais, sua extensão territorial é de 330.800 km², seu idioma é o Malaio e sua moeda é o Ringgit.

Mais países do Sudeste asiático:

Mianmar: Basicamente sua capital é Naypyidaw / Yangon, sua extensão territorial é 676.590 km², seu idioma é o Birmanês e sua moeda é o Quiate.

Cingapura: Em síntese, sua capital é a Cidade de Cingapura. Além disso, sua extensão territorial é de 710 km², seus idiomas são Malaio, Mandarim, Tamil e Inglês, e sua moeda é o Dólar de Cingapura.

Tailândia: Primeiramente, sua capital é Banguecoque e sua extensão territorial é 513.120 km². Para mais, seu idioma é o Tai e sua Moeda é o Baht.

Timor Leste: Essencialmente, sua capital é Dili, sua extensão territorial é de 14.870 km². COm isso, seus idiomas são o Português e Tétum, e sua moeda é o Dólar americano.

Vietnã: Sua capital é Hanói, sua extensão territorial é de 331.051 km², sua idioma é o Vietnamita e, por fim, sua moeda é o Dongue.

Ásia Central

Os 5 países que fazem parte da Ásia Central, portanto, são:

Cazaquistão: Em suma, sua capital é Astana, sua extensão territorial é de 2.724.900 km². Por fim, seu idioma é o Cazaque e sua moeda é o Tenge.

Quirguistão: Em primeiro lugar, sua capital é Bisqueque e sua extensão territorial é de 199.949 km². Para completar, seu idioma é o Quirguiz e sua moeda é o Som.

Tadjiquistão: Sua capital é Duchambe, sua extensão territorial é de 142.550 km², seu idioma é o Tadjique e sua moeda é o Somonil.

Turcomenistão: Em suma, sua capital é Asgabate, tem como extensão territorial 488.100 km². Assim, seu idioma é o Turcomano e sua moeda é o Turkmen manat.

Uzbequistão: Enfim, sua capital é Tashkent, sua extensão territorial é de 447.400 km², seu idioma é Uzbeque e sua moeda é o Som uzbeque.

Ásia Meridional

Os 7 países que fazem parte da Ásia Meridional, por fim, são:

Bangladesh: Sua capital é Daca, sua extensão territorial é de 144 km², seu idioma é o Bengali e sua moeda é Taka.

Butão: Em primeiro lugar, sua capital fica em Thimphu, sua extensão territorial é de 38.394 km². Para completar, seu idioma é o Zoncá e sua moeda é Ngultrum.

Índia: Aqui sua capital fica na Nova Dheli, sua extensão territorial é de 3.287.260 km². Por fim, seus idiomas são Hindi e Inglês, e sua moeda e a Rúpia indiana.

Maldivas: Primeiramente, sua capital fica em Malé e sua extensão territorial é de 300 km². Ademais, seu idioma é o Dhivehi e sua moeda é a Rupia.

Nepal: Em resumo, sua capital é Catmandu, sua extensão territorial é 147.180 km², seu idioma é o Nepali, e sua moeda é a Rupia.

Paquistão: Aqui sua capital fica na Islamabad e sua extensão territorial é de 796.100 km². Além disso, seu idioma é o Urdu e sua moeda é a Rupia.

Sri Lanka: Sua capital é a Sri Jayewardenepura Kotte / Colombo, sua extensão territorial é de 65.610 km², seus idiomas são Sinhala e Tâmil, e, por fim, sua moeda é a Rúpia do Sri Lanka.

Ásia Setentrional

Além de chamada de Ásia do Norte. Basicamente, o único país que compõe a Ásia Setentrional é a Rússia: Sua capital é  Moscou. Ademais, sua extensão territorial é de 17.098.240 km², seu idioma é o Russo e sua moeda é o Rublo.

Ásia Oriental

Também chamado de Leste Asiático, os 6 países que fazem parte da Ásia Oriental, portanto, são:

China: Sua capital é Pequim, sua extensão territorial é de 9.600.000,5 km². Além disso, seu idioma é o  Mandarim e sua moeda é o Renminbi.

Japão: Em resumo, sua capital é Tóquio, sua extensão territorial é de 377.947 km². Além disso, seu idioma é o Japonês e sua moeda é o Iene.

Coreia do Sul: Basicamente, sua capital é o Seul e sua extensão territorial é de 99.900 km². Ademais, seu dioma é o Coreano e sua moeda é o Won.

Coreia do Norte: Sua capital é Pyongyang e sua extensão territorial é de 120.540 km². Por fim, seu idioma é o Coreano e sua moeda é a Won norte-coreano.

Taiwan: Em resumo, sua capital fica em Taipei, sua extensão territorial é de 35.980 km², seu idioma é o Mandarim e sua moeda é o Novo dólar de Taiwan.

Mongólia: Aqui sua capital é Ulan Bator, sua extensão territorial é de 1.564.120 km². Para completar, seu idioma é o Mongol e sua moeda é o Tugrik.

Ásia Ocidental

Além de chamado de Médio Oriente ou Oriente Médio. Essencialmente, os 20 países fazem parte da Ásia Ociental, logo, são:

Afeganistão: Sua capital fica em Cabul, sua extensão territorial é de 652.230 km², seus idiomas são Pachto e Dari e, por fim, sua moeda é o Afegane.

Arábia Saudita: Em suma, sua capital é Riade e sua extensão territorial é de 2.149.690 km². Ademais, seu idioma é o Árabe e sua moeda é o Rial.

Armênia: Basicamente, sua capital é Erevan, sua extensão territorial é de 29.740 km², seu idioma é o Armêniol e sua moeda é o Dram.

Azerbaijão: Sua capital fica em Baku e sua extensão territorial é de 86.600 km². Com isso, seu idioma é o Azerbaijano e sua moeda é o Manat.

Barein: Essencialmente, sua capital fica em Manama e sua extensão territorial é de 760 km². Por fim, seu idioma é o Árabe e sua moeda é o Dinar do Bahrein.

Chipre: Em primeiro lugar, sua capital fica em Nicósia, sua extensão territorial é 9.250 km², seus idiomas são o Grego e Turco, e sua moeda é o Euro.

Emirados Árabes Unidos: Sua capital é Abu Dhabi, sua extensão territorial é de 83.600 km², seu idioma é o Árabe e, por fim, sua moeda é o Dirham.

Geórgia: Basicamente, sua capital fica em Tbilisi, sua extensão territorial é de 69.700 km², seu idioma é o Georgiano e sua moeda é Lari.

Iêmen: Em suma, sua capital é Sana / Aden e sua extensão territorial é 527.970 km². Além disso, seu idioma é o Árabe e sua moeda é o Rial iemenita.

Iraque: Aqui, sua capital é Bagdá, sua extensão territorial é de 435.240 km², seu idioma é o Árabe e, por fim, sua moeda é o Dinar iraquiano.

Outros países do Oriente Médio:

Irã: Sua capital fica em Teerã e sua extensão territorial é de 1.745.150 km². Além disso, seu idioma é o Persa e sua moeda é o Rial iraniano.

Israel: Sua capital é Jerusalém, tem de extensão territorial 22.070 km². Para completar, seu idioma é Hebraico e Árabe, e sua moeda é o Novo shequel.

Jordânia: Sua capital é Amã, sua extensão territorial é de 89.320 km², seu idioma é o Árabe e, por fim, sua moeda é o Dinar jordaniano.

Kuwait: Basicamente, sua capital é a Cidade do Kuwait e sua extensão territorial é de 17.820 km². Por fim, seu idioma é o Árabe e sua moeda é o Dinar.

Líbano: Primeiramente, sua capital é Beirute, sua extensão territorial é de 10.450 km², seu idioma é o Árabe e sua moeda é a Libra libanesa.

Omã: Sua capital fica em Mascate, sua extensão territorial é de 309.500 km², seu idioma é o Árabe e sua moeda é o  Ria.

Palestina: Em suma, sua capital é Jerusalém Oriental / Ramallah, sua extensão territorial é de 6.220 km², seu dioma é o Árabe e, por fim, sua moeda é o Dinar jordano e Novo shekel israelense.

Qatar: Sua capital é Doha, sua extensão territorial é de 11.590 km², seu idioma é o Árabe e sua moeda é a Rial.

Síria: Em resumo, sua capital é Damasco e sua extensão territorial é de 185.180 km². Além disso, seu idioma é o Árabe e sua moeda é a Libra.

Turquia: Sua capital é Ancara, sua extensão territorial é de 783.560 km², seu idioma é o Turco e sua moeda é a Lira turca.

Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa: Guerra na Síria, motivos, contexto histórico e Estado Islâmico

Fontes: BrasilEscola, EscolaKids, TodaMatéria  e Wikipédia 

Imagem de destaque: Vem Voar