Geografia

Regiões no Brasil – quais são, estados, capitais, população, características

Atualmente o Brasil é divido em cinco regiões diferentes, de acordo com o IBGE. Cada região possui diferenças e semelhanças. Confira quais são.

Atualizado em 24/12/2019

O Brasil é divido em cinco regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Logo, as regiões no Brasil carregam particularizardes e singularidades que fazem do país um lugar bastante diversificado.

Para a divisão das regiões no Brasil é levado em consideração aspectos importantes, como a economia, a cultura, aspectos físicos, sociais e políticos. Assim, a divisão regional de hoje é datada de 1970, porém sofreu alterações em 1988.

Dessa forma, o Brasil é divido em: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Assim, são cinco regiões compostas por 26 cidades e o Distrito Federal.

Regiões no Brasil: Região Norte

As regiões no Brasil são compostas por características semelhantes, mas que também agrupam particularidades. Assim, a Região Norte é divida em sete estados e suas respectivas capitais.

Dessa forma, o norte do país é composto pelos estados do Acre (Rio Braco), Amapá (Macapá), Amazonas (Manaus), Pará (Belém), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Tocantins (Palmas). Logo, a região norte ocupa 45% do território brasileiro.

Regiões no Brasil - Divisões, população e características
Fonte: YouTube

De acordo com dados do IBGE a região norte possui 18.182.253 milhões de habitantes, tendo como densidade demográfica 4,72 habitantes por km². A região tem como ponto econômico as indústrias, o extrativismo mineral e vegetal. Além disso, a agropecuária e o turismo ajudam a abastecer a economia do dos estados.

O clima predominante na região é o equatorial, sendo possível também observar o clima tropical em algumas áreas. Dois pontos importantes são encontrados nessa região. Logo, é possível ver o Rio Amazonas, considerado a maior bacia hidrográfica do mundo. Além disso, o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, se encontra no norte do país.

Na maior parte do tempo a umidade é bastante elevada, devido ao número de chuvas durante o ano em algumas partes da região. Além disso, a maior floresta tropical do planeta também está no norte, a Floresta Amazônica.

Região Nordeste

A Região Nordeste é composta por nove estados. Assim, Alagoas (Maceió), Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza), Maranhão (São Luís), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), Piaui (Teresina), Rio Grande do Norte (Natal), Sergipe (Aracaju) constituem a região nordeste.

Regiões no Brasil - Divisões, população e características
Fonte: Estudo Prático

Considerada a terceira maior do Brasil, a Região Nordeste ocupada uma área de 18% do território brasileiro. Assim, a região possui área de, aproximadamente, 1.544.291 km².

Dessa forma, a população do nordeste chega a um total de 56.560.081 habitantes, tornando a região a segunda mais populosa do país. Assim, a densidade demográfica é de, aproximadamente, 32 habitantes por km².

O que move a economia na região é o turismo, já que o Nordeste apresenta a maior costa litorânea do país. Além disso, atividades extrativistas e agropecuárias complementam a economia.

Os estados no Região Nordeste apresentam características distintas, fazendo da região um acoplado de climas. Dessa forma, é possível encontrar o clima semiárido, equatorial úmido, litorâneo úmido e o tropical.

A Região Nordeste não apresenta chuvas constantes e os estados sofrem com a seca extrema. Assim, as temperaturas se elevam com mais facilidade e tempo seco prevalece. Dessa forma, a vegetação que predomina nessa região é a Caatinga, Mata Atlântica e o Cerrado, podendo ser observado também outros tipos de vegetação.

Região Centro-Oeste

Possuindo apenas três estados, mas representado 19% do território brasileiro, a Região Centro-Oeste é a segunda maior na extensão territorial. Assim, Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) compõem a Região Centro-Oeste.

Regiões no Brasil - Divisões, população e características
Fonte: Suporte Geográfico

Com apenas 10,01 hab/km² a Região Centro-Oeste é a região com menor número de habitantes, aproximadamente, 16 milhões de pessoas. Além disso, a região ocupa o segundo lugar no ranking de menores densidades demográficas do país.

A região Centro-Oeste é a responsável pelas maiores exportações de soja do país. Dessa forma, possui como principal fonte de economia a agricultura e a pecuária. Além disso, a extração mineral é um ponto forte na economia. A maior reserva de nióbio se encontra nessa região.

O Centro-Oeste é conhecido por conter diversas cachoeiras e águas termais. Dessa forma, o turismo também é fonte de economia, já que a região atrai muitos turistas. Assim, a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães são alguns exemplos.

O clima predominante é o tropical, possuindo duas estações definidas: inverno seco e verão chuvoso. Além disso, é nessa região que se encontra o Cerrado, ecossistema brasileiro caracterizado por uma vegetação savânica.  Ao mesmo tempo, biomas como o Pantanal e Amazônia também podem ser encontrados.

Região Sudeste

A Região Sudeste é composta por quatro estados. Minas Gerais (Belo Horizonte), Espirito Santo (Vitória), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo).

Regiões no Brasil - Divisões, população e características
Fonte: Suporte Geográfico

Com a maior densidade demográfica do país, 92 habitantes por km²,  a Região Sudeste possui 87.711.946 habitantes, ocupando um décimo do território nacional.

A Região Sudeste é a responsável por atrair o maior número de migrantes, ou seja, pessoas de outros estados que buscam oportunidades de emprego e melhoria de vida.

A economia é fundada na indústria de automóveis, petrolíferas, siderúrgica, no comércio e na área financeira. Assim, com 55,2%, a região é responsável pelo maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo a mais desenvolvida do país.

O clima na região é predominantemente tropical atlântico e tropical de altitude. Além disso, os climas subtropical e semiárido também podem ser encontrados. Dessa forma, a vegetação é diversificada abrangendo formações como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

Região Sul

Abrangendo três estados a Região Sul é a mais diferenciada do Brasil. Assim, possui características da colonização europeia.  Os estados que compõem a região são Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

Regiões no Brasil - Divisões, população e características
Fonte: Sul do Brasil

Em extensão territorial a Região Sul é a menor do país, ocupando 556.774 km². Assim, com 29 milhões de habitantes, a região ocupa 49,59 hab/km² de densidade demográfica.

A Região Sul lidera no quesito saúde e educação, possuindo os melhores índices sociais. Localizada na zona tropical, o clima que predomina é o subtropical, possuindo verões quentes e invernos frios com possibilidade de geadas. Além disso, as chuvas são distribuídas ao longo do ano.

A economia é baseada na extração vegetal, realizada na Mata das Araucárias, e na agropecuária, sendo a criação de suínos e a produção de uva as principais atividades. Dessa forma, a Região Sul possui o segundo maior PIB do Brasil.

Curiosidades sobre as Regiões no Brasil

  • A Região Sul é a menor região em extensão territorial;
  • A maior em extensão territorial é a Região Norte;
  • A Região Nordeste possui mais estados;
  • A Região Sul possui menos estados;
  • A Região Sudeste é a mais desenvolvida e a mais populosa do Brasil;
  • O Nordeste é a região com maior faixa litorânea;
  • O Centro-Oeste é a região que não possui litoral;
  • A região mais fria é a Região Sul.

Gostou de conhecer mais sobre as cinco regiões do Brasil? Então você também vai gostar de ler sobre os Países da Europa – Quantos são, quais são, suas capitais e os mais visitados

Fontes: Escola Kids, Brasil Escola

Fonte das imagens: Estudo Prático, YouTube, Suporte Geográfico, Sul do Brasil

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.