História

França – História, características, economia e aspectos geográficos

A França se localiza na Europa Ocidental, sendo o terceiro país na economia da União Européia. A capital, Paris é famosa pela Torre Eiffel.

Atualizado em 25/11/2019

Que tal fazer uma viagem por um dos países mais almejados no turismo mundial? Pois bem, se prepare para conhecer a França, um país em que arte, cultura e culinária se misturam para tornar  o lugar um dos mais procurados da Europa. Além disso, A França se enquadra entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo.

Nesse sentido, a França ocupa um posição política importante no contexto mundial. Logo, integra o Conselho de Segurança da ONU e o Grupo dos Sete, além de possuir considerável arsenal nuclear.

Entretanto, nos últimos anos a França vem sofrendo com o aumento do desemprego e o declínio da economia. Além disso, a França ocupa a terceira posição entre as economias europeias, perdendo apenas da Alemanha e Reino Unido. Contudo, a França disputa a liderança do União Europeia com a Alemanha.

História da França

A história da França se incia, ainda no século IX a.C quando tribos célticas chegaram à Gália, onde hoje se encontra o território francês. Na época, liderados pelo então imperador romano Júlio César, as tropas derrotaram os gauleses e conquistaram a região em  58 a.C. e 51 a.C.

Dessa forma, agora sobre o comando de Clóvis I, os francos tornaram-se líderes do país e converteram os povos ao catolicismo. Assim, no século IX o território francês se viu dominado pelo então rei Carlos Magno. Nesse sentido, ele se torna imperador do Sacro Império Romano Germânico. Na época, o império englobava onde hoje se localiza a França e a Alemanha.

França - História, características, economia e aspectos geográficos
Foto de 1918 de tropa marroquina do exército francês que lutou na Primeira Guerra Mundial. Fonte: RFI

Durante a história, um dos momentos em que a França enfrenta sérios problemas econômicos, foi durante a Primeira Guerra Mundial. Apesar de ter lutado ao lado de potencias vitoriosas, o país não se livrou das consequências do pós-guerra.

Entretanto, atualmente, a França das potências mundiais mais bem desenvolvidas e fortalecidas do mundo. Assim, possui o campo industrial com desenvolvimento significativo, além de diversificação em produções para exportação. Além disso, a população francesa vive hoje em condições favoráveis para uma boa condição de vida.

Características do país

A capital da França é Paris, famosa pela presença da Torre Eiffel, um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. O país se localiza no continente europeu. Além disso, faz fronteira com o Atlântico, o Mediterrâneo e o Mar do Norte, facilitando o crescimento econômico. A bandeira do país é composta por três linhas na vertical, nas cores azul, branca e vermelha.

França - História, características, economia e aspectos geográficos
Extensão territorial da França. Fonte: Consult cormack

Além disso, o país é formado pelas seguintes características:

  • Capital: Paris
  • Extensão territorial: 549.190 km²
  • Habitantes: 64.395.345 habitantes (dados de 2015)
  • Clima: Principalmente temperado
  • Idioma: Francês
  • Religião: Catolicismo
  • Moeda: Euro
  • Sistema de Governo: República Democrática Semipresidencialista
  • Presidente: Emmanuel Macron
  • Densidade demográfica (hab./km²): 106,03
  • Principais partidos: Reunião pela República, União pela Democracia Francesa, Socialista, Frente Nacional, Comunista

Economia francesa

A França exerce um papel muito importante no contexto econômico mundial. Assim, a capital Paris, é uma das mais populosas do continente Europeu. Isso porque, é na capital francesa que a Torre Eiffel se encontra, atraindo diversos turistas durante todo o ano.

Nesse sentido, um dos fatores que mais impulsiona a economia francesa é a indústria. Isso porque, a França e responsável pela produção em escala de automóveis, aviões, peças, produtos químicos e alimentos. Além disso, campos como o fabricação tecnológica agregam ainda mais para a economia do país.

França - História, características, economia e aspectos geográficos
Torre Eiffel em Paris, capital da França. Fonte: Blog do Intercâmbio

Além disso, os franceses são responsáveis por abrigar diversas empresas multinacionais. Dentre elas, podemos citar  Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroem, Danone, EDF, ELF, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint- Gobain, Suez, Thales, Thomson, entre tantas outras.

Assim, além da indústria ser o grande gerador de resultados econômicos, o turismo também entra como agregador da renda francesa. Isso porque, o país recebe cerca de 70 milhões de turistas, responsáveis por movimentar milhões de dólares. Assim, a França também exporta vinhos e perfumes, famosos mundialmente pela qualidade.

Por fim, a França ainda se destaca na agricultura com a produção de trigo, batata doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, girassol, hortaliças, beterraba, tabacos e vinhos. Além disso, o país também investe na pecuária, priorizando a criação de bovinos, suínos, ovinos e caprinos, além de pescados, como bacalhau, badejo e sardinha.

Curiosidades

  • A França é o destino turístico mais popular do mundo: mais de 82.000 pessoas visitam o país todos os anos;
  • O exército francês foi o primeiro a usar camuflagem, durante a Primeira Guerra Mundial;
  • Além do da língua oficial francesa, são faladas no país o catalão, bretão, corso, ocitano, provençal, franco-provençal, basco e o alsaciano;
  • Além do catolicismo, os franceses também são adeptos do agnosticismo, ateísmo, islamismo, protestantismo e judaísmo;

O que achou dessa viagem por um dos países mais incrível da Europa? Então, corre e confere um pouquinho mais sobre a história e cultura da Rússia.

Fontes: Cola Web, Brasil Escola, EducaBras

Fonte imagem destaque: La Baguette

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.