Geografia

América do Norte – História, características, cultura e aspectos geográficos

América do Norte é um subcontinente que engloba os Estados Unidos, o Canadá, México e a Groenlândia, possuindo diversas ilhas e montanhas.

Atualizado em 25/01/2020

O continente americano é dividido em três subcontinentes. Dentre eles está a América do Norte que engloba os Estados Unidos, México, Canadá e a Groenlândia, sendo repleto de ilhas. A América Central faz fronteira com a América do Norte e, ao norte, encontra-se o Oceano Glacial Ártico. Além disso, os oceanos Atlântico e Pacífico se localizam à leste e oeste, respectivamente.

Uma das características do subcontinente norte-americano é a presença de montanhas. Como exemplo temos montanhas que fazem parte das Cordilheiras Ocidentais, como os Montes Apalaches, além das Montanhas Rochosas. Além disso, o rio Mississípi, que abrange os EUA de norte a sul, merece destaque, além do rio Grande, no México.

Para designar as pessoas que vivem na América do Norte existem expressões específicas para cada país. Ou seja, é comum falar “norte-americano” para se referir às pessoas que vivem nos EUA. Enquanto isso, se diz “mexicano” para os habitantes do México e “canadense” para a população do Canadá. Os idiomas mais falados no continente são o inglês, espanhol e francês.

Países da América do Norte

Antes mesmo de Cristóvão Colombo chegar as Américas, o continente americano já era habitado por índios. Assim, na América do Norte havia a presença dos índios “peles vermelhas”, localizados a oeste dos EUA. Além disso, os astecas povoam a região do México, enquanto os esquimós viviam onde hoje é o Canadá e o Alasca.

América do Norte - História, características, cultura e aspectos geográficos
Fonte: Lugares e passeios

Os principais países que formam a América do Norte são os EUA e o Canadá. Isso porque, são considerados potências mundiais, além de participarem de grupos políticos como o G-8, grupo dos países mais ricos do mundo.

Canadá

O Canadá possuí área de aproximadamente 9.984.670 km2, sendo o segundo maior país do planeta em relação à extensão. Além disso, franceses, ingleses, espanhóis e holandeses formam a população do país. Um ponto interessante é que politicamente o país é regido pela Democracia Parlamentar dentro da Monarquia Constitucional, sendo composto por dez províncias e três territórios.

Estados Unidos

Os Estados Unidos é formado por um conjunto de estados, totalizando cinquenta e um Distrito Federal. Além disso, os EUA possui considerável domínio político e econômico por participar de grupos políticos bastante relevantes no mundo, como o Conselho das Nações Unidas, o USMCA, a Otan e etc. A população estadunidense é, basicamente, formada por imigrantes do Reino Unido.

México

América do Norte - História, características, cultura e aspectos geográficos
Fonte: Mega Curioso

Com área de 1.964.380 km2, o México é o quinto maior país do continente americano. Além disso, é uma República Constitucional com território de, aproximadamente, 2 milhões de quilômetros quadrados com cerca de 109,6 milhões de pessoas. Entre os países da América Latina, o México é o terceiro maior em relação à extensão territorial.

Groenlândia

A Groenlândia está localizada no territória da Dinamarca, sendo considerada a maior ilha do mundo. O Reino Unido possui como colônia as Dependência Bermudas.

Aspectos geográficos

Em relação ao relevo da América do Norte as cadeias de montanhas são um dos principais aspectos. Dessa forma, podemos destacar as cordilheiras Ocidentais e os montes Apalaches ou Alegânis. Além disso, no México, é possível encontrar a presença de vulcões, como o Popocatepetl (5.451m) e o Orizaba (5.699m). Já as maiores ilhas do subcontinente são Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin.

América do Norte - História, características, cultura e aspectos geográficos
Montanhas rochosas no Canadá. Fonte: Atairu Brasil

Já em relação à parte hidrográfica da América do Norte, os rios são o grande destaque. Assim, o subcontinente possui uma das maiores extensões de água que faz fronteira com os EUA e o México, os Grandes Lagos. Além disso, os rios Mississippi, Arkansas, Ohio, Colúmbia, Colorado, São Lourenço e o rio Grande são os mais importantes.

Por fim, a região da América do Norte é divida por cinco regiões climáticas, como o clima ártico – encontrado no Canadá, Alasca e Groenlândia e caracterizado pela presença da neve por quase todo o ano. Além disso, na região dos EUA o clima predominante apresenta temperaturas médias e quentes e possui variação de tempo. Ausência de chuva e variações de temperatura fazem parte do norte do México que, além disso, apresenta áreas com constante mudança de temperatura, além de furações.

Fauna e Flora

O que caracteriza a fauna da América do Norte é a diversidade. Isso porque, é possível encontrar diversas espécies nas regiões como os meridionais, na pradaria central e nos desertos. Assim, animais como as renas, alces, ursos polares, focas e raposas são encontrados nos meridionais, enquanto o cervo, o puma e o bisão são característicos das pradarias. No deserto, é comum a presença de roedores, répteis e coiotes.

América do Norte - História, características, cultura e aspectos geográficos
Vegetação desértica encontrada no México. Fonte: Notícias as minuto

Em relação à flora também há diversidade de acordo com os países que compõem o subcontinente. Dessa forma, no Canadá é comum a vegetação tundra, além da taiga e a floresta de coníferas. No México, é possível encontrar vegetação característica do deserto.

Você sabia?

  • Dentre os continentes do mundo a América é o segundo maior;
  • As línguas mais faladas na América do Norte são inglês, espanhol e francês;
  • Os EUA e Canadá possuem população predominantemente europeia;
  • A população mexicana é predominantemente da mistura de indígenas e europeus.

Se gosta de conhecer sobre a geografia do mundo, então não deixa de conferir os aspectos que formam a Rússia e França.

Fontes: Info Escola, Toda Matéria e Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.