MENU
Climas pelo mundo – Tipos, onde são predominantes e suas características
Fatores como temperatura, pressão atmosférica e umidade do ar influenciam os climas, que variam de acordo com as regiões do mundo.

Os climas variam por todo o mundo. Isso porque, vários fatores influenciam, promovendo uma grande diversificação climática. Por isso, em cada região do planeta existem características diferentes na atmosfera.
Assim, podemos listar como elementos definidores dos climas a radiação solar, a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade do ar etc. Sendo assim, existem várias classificações possíveis. A mais utilizada é a do geógrafo alemão Wladimir Petter Kópen. Proposta em 1900, ela é baseada na temperatura e umidade dos climas.
É preciso compreender que as características mudam de acordo com a posição geográfica. Isso porque a inclinação e os movimentos da Terra possibilitam níveis diferentes de incidência solar para cada canto do planeta.

Os climas do mundo
Atualmente, são classificados dez tipos de climas. De acordo com o que se conhece de cada um, podemos encontrar dentro deles subtipos. São portanto:
Equatorial
Com altas temperaturas, em torno de 25°C, o clima Equatorial possui baixa amplitude térmica. Ele é quente e úmido. Seus índices pluviométricos anuais estão acima de 2000 mm. Está localizado em zonas tropicais, próximas à Linha do Equador. Logo, podemos citar Amazônia, África e Indonésia como alguns locais onde o clima Equatorial predomina.

Tropical
Caracterizado por ter duas estações bem definidas, o clima Tropical tem temperatura variando em 20°C e 25°C. Dessa forma o inverno é seco e o verão é chuvoso. Ele está presente entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Assim sendo, o nível de umidade varia conforme a região. Portanto, áreas próximas ao litoral são mais úmidas por conta da maritimidade.
Já a parte mais interior dos países é influenciada pela continentalidade, logo são menos úmidas. Os índices pluviométricos estão entre 1.000 e 2.000 por ano. Por causa da diferença de umidade, podemos dividir dois sub-climas: tropical litorâneo e tropical continental.

Levando em consideração a altitude, ainda existe uma terceira classificação: o clima tropical de altitude. Basicamente, ele conta com temperaturas mais amenas nas partes elevadas.
Subtropical
Localizado entre os climas Tropical e o Temperado, o Subtropical tem maior amplitude térmica. Ademais, suas temperaturas são mais amenas, variando entre 15°C e 20°C no verão, e no inverno as médias variam entre 0°C a 10°C.
As chuvas, portanto, são bem distribuídas durante todo o ano, com maior incidência no verão. Além disso, nas regiões em que esse clima predomina, as estações começam a se definir melhor.

Temperado
O clima Temperado possui as quatro estações do ano bem definidas. Presente em áreas de médias altitudes, possui temperaturas mais amenas, variando em torno de 8ºC e 15ºC por ano. Já a seus níveis de umidade mudam de acordo com a sua localização.
Por isso, ele gera dois sub-climas: temperado oceânico (mais úmido com invernos não tão frios, por causa da influência da umidade oceânica) e temperado continental (mais seco e invernos mais rigorosos).

Mediterrâneo
Invernos chuvosos e verões quentes caracterizam o clima Mediterrâneo que, assim como o Temperado, tem as quatro estações bem definidas. Ele está presente, principalmente, nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo. A variação de temperatura é parecida com a do clima Tropical. Contudo, os níveis de chuva são ligeiramente menores.

Desértico
Com temperaturas médias anuais entre 20°C e 30°C, o clima Desértico pode estar localizado em regiões temperadas e tropicais, como no norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos. Além do norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia.
É comum em áreas de depressão e os índices de precipitações não ultrapassam 250 mm ao ano. Assim sendo, a umidade é baixa por conta das chuvas escassas. Os desertos apresentam uma grande amplitude térmica diária. Ou seja, altas temperaturas chegando a 50ºC durante o dia e pode chegar a temperaturas negativas durante a noite.

Semiárido
As altas temperaturas do clima Semiárido podem chegar a 32°C, no entanto as chuvas são escassas e irregulares. Os índices pluviométricos variam de 300 a 800 mm por ano. Está localizado próximo a desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África. Além disso também está presente no nordeste brasileiro, que possui esse tipo de clima por conta da baixa umidade.

Frio subpolar
Predominante nas regiões próximas aos pólos, as temperaturas do clima Frio Subpolar vão a, mais ou menos, 10°C no verão. Já os invernos são negativos muito rigorosos. Quanto à pluviometria, varia entre 200 mm e 1000 mm, de acordo com a região. No inverno é comum a precipitação de flocos de neve.

Frio de montanha
O clima Frio de Montanha, basicamente, é determinado pela altitude. Ou seja, está presente nas regiões mais altas como cadeias de montanhas. Alguns exemplos são os Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes.
Ele pode ocorrer, inclusive, em regiões tropicais, como na Cordilheira dos Andes. Isso porque quanto maior a altitude, menores são as temperaturas. Além disso, também é caracterizado por neves que nunca derretem.

Polar ou Glacial
Basicamente, apresenta baixas temperaturas, normalmente negativas, ao longo do ano todo. As médias anuais, inclusive, estão em torno de -30º C. Baixa umidade, com menos de 200 mm por ano, certamente, é outra característica do clima Polar. Como o próprio nome já diz, ele está presente nas zonas polares e é marcado por muita neve e geleiras.

O que achou desse conteúdo? Se gostou, aproveita para ler Biomas Brasileiros – O que são, tipos, características e onde se encontram.
Imagem de destaque: Star Insider.