Você sabe, exatamente, para que serve a História? Primeiramente, precisamos entender que, para os gregos antigos e os pioneiros dessa classificação dos acontecimentos; “história” significa pesquisa, investigação.
Basicamente, o ramo de estudo é uma busca por fatos passados, tragédias e glórias vividas por nossos antepassados. Além disso, a busca por esses vestígios do passado representam uma forma de não deixar morrer a trajetória de um povo ou da humanidade como um todo.
Essa ciência humana, aliás, sempre esteve presente entre as sociedades. Para além disso, vale lembrar que sempre quando falamos sobre civilizações antigas, revoluções ou guerras; estamos nos referindo à presença humana no planeta, mesmo que não se refira à nossa vida diretamente.
Um exemplo básico, quando falamos de Guerra Civil na Síria. Certamente, temos que retornar aos fatos do passado para entendermos o conflito hoje, especialmente no caso de quem não está diretamente ligado à população da Síria.
Portanto, uma dúvida que envolva História, desencadeia inúmeras outras, sucessivamente. Diferente da química ou física, que são usadas para solucionar problemas práticos. Essencialmente, a História vem para dar sentindo, para construirmos a base de tudo que acontece no mundo atual. Isto é, nos conectar com o passado e, ao mesmo tempo, suprir nossas necessidades de compreender o mundo.
Para além disso, a História serve ainda para nos situar no tempo, nos orientar e trazer referencias passadas. Aliás, ancorar o futuro no passado.
Definições
Primeiramente, o conceito de História acolhe inúmeras definições, de acordo com historiadores. Segundo o historiador Marc Bloch, História não estuda os acontecimentos passados, e sim o homem e sua ação no tempo. Por outro lado, outros dizem que estuda as transformações da humanidade ao longo do tempo.
Logo, o papel de um historiador é analisar criticamente determinado acontecimento. Por meio de investigações, pesquisas e fontes históricas. Além disso, não deve condenar nem aplaudir os fatos ocorridos, apenas analisá-las e empregar métodos que auxiliem seu exercício.
Periodização da História
Com o passar do tempo, os estudiosos começaram a organizar os eventos em períodos. Basicamente, uma periodização deve seguir uma ordem cronológica e de acontecimentos para marcar seu início e seu fim. Com isso, geralmente, o fim de um período marcava significativas mudanças no mundo.
Apesar de existirem inúmeros historiadores que questionam essa periodização, elas permanecem em vigência. Aliás, para a maioria, o campo de estudo é seccionado em: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
1. Pré-História
Basicamente, esse período acompanha a evolução do ser humano. O período, aliás, tem início no surgimento da espécie até a primeira escrita, mais ou menos 4000 a.C. Em suma, esse período traz o desenvolvimento do homem, a utilização da pedra como instrumento, a produção de ferramentas e sedentarização.
2. Idade Antiga
Basicamente, o período vai desde a primeira forma de escrita até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C. Necessariamente, esse período traz as primeiras civilizações humanas, os povos sumérios, os egípcios, assírios, persas, gregos, romanos, entre outros.
3. Idade Média
Primeiramente, esse período começa com a queda do Império Romano, e termina com a queda de Constantinopla.Ou seja, compreende o intervalo entre os anos de 476 a 1453.
Basicamente, na Idade Média estuda os acontecimentos na Europa, como o feudalismo e o controle da Igreja Católica. Além disso, vários historiadores querem expandir o foco desse período para outros povos. Por exemplo, os árabes, asiáticos, africanos e pré-colombianos.
4. Idade Moderna
Este, aliás, é o período mais curto do história, e durou entre 1433 a 1789. Certamente, dentre seus marcos estão a Queda da Bastilha, início da Revolução Francesa. Com isso, esse período traz como foco a colonização da América, além do Renascimento e Iluminismo.
5. Idade Contemporânea
Este, inclusive, é o período em que estamos vivendo. Basicamente, ele começou no final do século XVIII, e traz as transformações geradas pelas revoluções industriais.
História Geral
No Brasil, aliás, a história é dividida em História do Brasil e Geral. Esta última, aliás, engloba acontecimentos que não aconteceram em nosso território. Por exemplo:
– História dos Francos
– Revolução Americana
– Independência da América Espanhola
História do Brasil
Basicamente, está relacionado a eventos que aconteceram dentro do Brasil. Isto é, que estão diretamente ligados a nosso pais, a nossa história, memória e herança. Logo, desde antes da chegada dos portugueses, em 1500, até os dias de hoje, estão dentro da História do Brasil. Veja exemplos:
– Mineração no Período Colonial
Gostou dessa matéria? Então venha conhecer essa: Geografia, o que é? – Origem, definição, ramos de estudo e relevância
Fontes: BrasilEscola e BrasilEscola
Fonte imagem: Faculdade Espírita