Guerra Fria: por que começou, no que consistia e como terminou?

Período que durou de 1945 até 1991, o que marcou o seu fim foi a queda do muro de Berlim

O mundo já vivenciou diversos embates, por questões religiosas e por domínios territoriais. Em 1914 tivemos a primeira grande guerra, envolvendo todo o mundo e durando até 1918. Em 1939 com o crescimento do fascismo e do nazismo, teve início a segunda guerra mundial e durou até 1945. A partir daí um novo conflito teve início, mas, diferente dos outros dois citados, foi feito sem o usa da armas uns contra os outros, neste ato falo da Guerra Fria.

Com o fim da segunda guerra mundial, Estados Unidos e União Soviética polarizaram o poder mundial, sendo as duas principais nações. E a sua disputa não foi colocar as suas armas uns contra os outros. Afinal embora de blocos diferentes, um sendo capitalista e o outro socialista. A guerra fria que estava sendo travada, era para saber quem tinha em sua mãos a tecnologia mais avançada.

Talvez você esteja se perguntando, o motivo de Estados Unidos e União Soviética se enfrentarem diretamente com os seus armamentos. A razão é que ambas as nações tinham em seus arsenais, armas nucleares e o conflito direto entre elas, poderia culminar com o fim do mundo. No entanto, o período da Guerra Fria, não impediu que as duas nações apoiassem conflitos em outras regiões.

Plano Marshall

Afim de acabar com o comunismo, o presidente dos Estados Unidos, em 1947 Harry Truman, posicionou o seu país, a favor de nações que buscavam liberdade e impedir que outras as dominassem.

Para mostrar isso o secretário de Estado dos Estados Unidos, George Marshall, lançou o plano que levou seu sobre nome, no qual tinha como proposta fundamental auxiliar os países da Europa Ocidental economicamente.

Isso foi feito devido ao crescimento dos partidos de esquerda e do desemprego e para não perder os países do bloco para a União Soviética, o plano foi lançado. A resposta dos soviéticos não demorou, veio com a criação do Kominform, que era encarregado de unir os principais partidos comunista da Europa.

O kominform ainda tinha uma outra particularidade, a de afastar a supremacia dos Estados Unidos, que estavam sobre a sua influência, criando assim um bloco denominado cortina de ferro. E em 1949 os soviéticos lançaram o plano Comecon, para os países do bloco socialista, o que era basicamente a cópia do plano marshall.

Otan e Pacto de Varsóvia

Foto: Amino APPS/ Enquanto a Otan existe até hoje, o pacto de Varsóvia deixou de existir entre 1990 e 1991.

Outros dois blocos políticos surgiram durante a Guerra Fria, em um deles foi criado a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) do outro lado e em resposta foi feito o pacto de Varsóvia. Enquanto um foi criado no ano de 1949 o outro só passou a existir a partir de 1955. O pacto do bloco socialista tinha como principal objetivo, evitar que o capitalismo chegasse a domínios, que eram de sua influência.

Embora as disputas entre as duas principais nações do planeta na época fossem, apenas para determinar quem tinha tecnologia mais avançada. Isso não impediu que ambas participasse de outras guerras, como apoiadores de outras nações, como a guerra da Coréia e do Vietnã.

Corrida Espacial

Foto: Mensageiro Sideral/ Mesmo tendo mandado uma sonda primeiro, a União Soviética foi superada, com os Estados Unidos levando o primeiro homem a lua.

Além da corrida tecnológica existente durante esse período, algo que também marcou foi a corrida espacial. Nesse período o homem viajou para o espaço e pisou na lua pela primeira vez na história. Embora os soviéticos tenham saído na frente, ao mandar um foguete não tripulado para o espaço em 1957. Os americanos levaram vantagem, pois, foram os primeiros a fazer com que o homem pisasse na lua.

Fim da Guerra Fria

Foto: Divulgação/ A queda do Muro de Berlim, marca o fim da Guerra Fria.

Depois de 42 anos a guerra fria chegou ao fim, um acordo entre os presidentes dos Estados Unidos Ronald Reagan e da União Soviética que volto a ser Rússia, Mikhail Gorbachev, o conflito teve fim. O grande marco do final da guerra fria, foi a unificação das duas Alemanhas, com a queda do muro de Berlim, em 1990 e com os regimes socialistas sendo esquecido no leste europeu.

Fonte: Infoescola; Sohistoria; Todamatéria


Comentários