História

Idade Média – o que foi, história e marcos da Idade das Trevas

Conheça o período da Idade Média também conhecida como Idade das Trevas. Descubra a alta e baixa Idade Média, em mil anos de historia.

Atualizado em 08/08/2019

Entre os séculos V ao século XV temos o período compreendido como Idade Média. Esse espaço de tempo, geralmente se referem à História da Europa Ocidental.

Logo no seu início, ainda no século V a Idade Média foi marcada pela queda do Império Romano, em 476. Já em 1453, fim do período compreendido como Idade Média no século XV observamos o marco da tomada de Constantinopla pelos turcos.

Apesar da centralização histórica no período se encontrar na Europa, não podemos generalizar os aspectos históricos de uma região para o restante do planeta. Igualmente cada lugar tem sua história e suas especificidades.

No entanto naquela época os povos não estavam ligados e os contatos entre regiões eram completamente precários e quase sempre inexistentes.

Idade Média - o que foi, história e marcos da Idade das Trevas
O Alcázar – Castelo da Idade Média – Segóvia, Espanha

Mil anos de História e construção Europeia

A Idade Média foi um tempo de vivência no campo para o povo europeu, esses que eram restritos a propriedades que buscavam sua autossuficiência.

Após a queda do Império Romano, início do período, a sociedade era marcada pela hierarquia da igreja católica e a fé em Deus. Essa, a instituição que ganhou a sua força ainda no período da Alta Idade Média.

Apesar disso, o poder político da época foi descentralizado, presente na mão de inúmeros senhores donos de terras. Assim inicia o período denominado pelos humanistas do século XV e XVI de Idade das Trevas.

Os estudiosos acreditavam em um retrocesso artístico, intelectual, filosófico e institucional, em relação à produção da Antiguidade Clássica na Europa. A ideia era que o conhecimento produzido pelos gregos e romanos haviam sido destruídos.

Assim sendo, os humanistas compreendem que a Idade Média teria substituído os estudos dos fenômenos naturais e das relações sociais, por meio da observação. A Idade Média seria então o tempo do misticismo religioso.

O período compreendido por Idade Média permitiu ao povo Europeu construir valores culturais que até hoje são percebidos pela sociedade. Entre os quais, se espalhou por todo o mundo as Grandes navegações, a partir do século XV.

O que foi a alta Idade Média?

A alta Idade Média, é o primeiro período da história da divisão do mundo feudal. Dessa maneira, compreende o período entre o século V e o IX.

Nesse espaço de tempo a Idade Média, se consolida no mundo feudal e acontece a formação dos reinos. Da mesma maneira em que se cristaliza a organização social.

Origem do mundo feudal

Marcando a alta Idade Média, durante o século IV e V, os hunos, habitantes da Ásia central, invadiram a Europa. Assim sendo, eles obrigaram os povos germânicos a se refugiarem dentro das fronteiras romanas.

Esse período é compreendido pelo constante  histórico de invasões e saques a cidades. Dando início ao feudalismo, as pessoas passaram a procurar o campo, iniciando a ruralização em toda a Europa Ocidental, durante a Idade Média.

Idade Média: Conheça o período da Idade das Trevas!
Mundo Feudal

Esse é o momento em que houve a crise do Império Romano do Ocidente, que acabou provocando o colapso do Império. Com a invasão de bárbaros ao Império Romano, como os listados abaixo, os povos começaram a fazer a sua própria organização social e política.

  • Reino dos Francos
  • Sacro Império Romano-Germânico
  • Visigodos

Do outro lado na região do leste europeu e da Anatólia, onde hoje é a atual Turquia, o Império Bizantino começou a ser formado. Neste período da Idade Média, o Império Romano do Oriente desenvolveu uma estrutura política que resistiria até o ano de 1453.

Nesta época, o coração do Império Romano foi tomado pelos turcos otomanos.

Alta Idade Média: ascensão e expansão do islamismo

Já os séculos VII e VIII o mundo iniciava a ascensão e expansão do islamismo, por meio de uma religião e forma de organização política. Contudo, durante a Idade Média, o Islamismo expandiu-se rapidamente chegando a ocupar quase toda a Península Ibérica.

Enquanto muitos povos tinham o cristianismo como religião, com o surgimento do Islamismo há uma ameaça entre povos. A propósito, era um tempo em que a fé em Deus se tornou a marca da sociedade, média.

Idade Média: Conheça o período da Idade das Trevas!

Desta maneira houve instabilidade e insegurança generalizada, no período da Alta Idade Média. Dando destaque para os três Reinos que dominaram Roma Ocidental.

Os germânicos, por exemplo, eram povos árias que se estabeleceram ao longo das fronteiras do Império Romano. Porquanto não falavam latim e eram estrangeiros, foram chamados de bárbaros pelos romanos.

Por outro lado, o Reino dos Francos constituiu o reino mais poderoso da Europa Ocidental, durante a Idade Média, conhecido como o Reino Cristão dos Francos.

Por fim, o Império da Igreja Medieval. O Sacro Império começou a organizar-se, com o objetivo de zelar pela homogeneidade dos princípios da religião cristã. Sendo assim, esses foram os principais responsáveis por promover a conversão dos pagãos.

Já no Oriente Médio nasceu em 630 o Islã, na península arábica. Os Árabes e o Islamismo propaga a religião como resultado das Guerras Santas empreendidas por Maomé. Desta maneira, aos poucos, o Islamismo se expandiu conquistando terras da Ásia, África e Europa.

Idade Média: Conheça o período da Idade das Trevas!

O que foi a baixa Idade Média?

No  séculos X se inicia na história o período conhecido como baixa Idade Média. Nesse período a sociedade feudal começa a fortalecer suas cidades e comércios.

Até o final do período no século XV, o mundo vive uma crise do feudalismo, cruzadas e a expansão das sociedades cristãs. A Europa urbano volta a surgir com renascimento comercial europeu. Também neste período surge a formação das monarquias nacionais e a cultura medieval.

No século XIV, a Idade Média vive a expansão dos turcos-otomanostomando os Bálcãs e a Ásia Menor. Neste período, em 1453 o Império Bizantino destrói à cidade de Constantinopla, marcando o fim da Idade Média na Europa..

Igualmente, durante a baixa Idade Média, a civilização medieval chegou ao seu ápice. contudo, nos séculos XI e XII, apareceram as arquiteturas gótica e românica e as primeiras estruturas de ensino universitário.

O renascimento urbano marcou o processo comercial e o desenvolvimento dos burgos.

Na medicina, o povo enfrentou no século XIV a Peste Negra, as Revoltas Camponesas e outros problemas que impediram a expansão econômica.

Idade Média - o que foi, história e marcos da Idade das Trevas

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Só História.

Fonte de Imagens: historiazine, Papo de Homem, Resumo Escolar, História do Mundo, Sua Pesquisa, Fazer História, Medium.

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/jornalistawiltonmatheusgmail-com/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Wilton Morais</a>
Por Wilton Morais
Jornalista, formado pela UFG. Atualmente está se especializando em Marketing e Inteligência Digital pelo IPOG. Já atuou em jornalismo impresso e radiofônico. Atualmente trabalha com Marketing de Conteúdo, com a produção de redação utilizando técnicas de SEO.