Geografia

Taiwan – História, características gerais e processo de independência

Taiwan é uma ilha localizada no continente asiático, na costa sudeste da China, com extensão territorial de 36.193 km2 e 23.468.000 habitantes.

Atualizado em 05/10/2020

Taiwan, também chamada de Formosa, é uma ilha localizada na Ásia, mais especificamente na costa sudeste da China. Embora o país possua um sistema político próprio, é considerado parte da China, ou seja, uma província.

Apesar do status imposto pelas lideranças chinesas, os taiwaneses consideram o território como Nação, onde o presidente e governadores são escolhidos de forma democrática e o país possui a própria moeda, bem como a emissão de passaporte.

Sendo assim, parece confuso entender qual a verdadeira situação de Taiwan já que, até mesmo para a Organização das Nações Unidas, o território não é considerado como país. Ou seja, para a ONU Taiwan ainda é uma província.

Além da relação estreita com os órgãos internacionais, Taiwan possui pouquíssimos parceiros diplomáticos. Dentre os 193 países do mundo, apenas 26 consideram o território taiwanês como Nação.

Mas, para entender todo o contexto que envolve Taiwan, China e as relações diplomáticas, é preciso voltar um pouco na história, quando ocorreu a Revolução Chinesa, em 1949. Então, vamos lá!

Contexto histórico

Taiwan - História, características gerais e processo de independência
General Chiang Kai-shek

A Revolução Chinesa foi um período marcado por dois momentos. O primeiro deles, em 1911 e o segundo, em 1949, sendo esta segunda parte da história que nos interessa mais para compreender a questão de Taiwan.

Bem, a princípio, em 1911, a China vivia sobre a Revolução Nacionalista, onde os nacionalistas entraram no poder e colocaram fim ao período monárquico no país. Mais tarde, em 1949, os comunistas, comandados por Mao Tsé-tung, chegaram ao poder e instauraram a República Popular da China.

Com a entrada de Mao Tsé-tung no poder, a China, que antes era governada por Chiang Kai-shek, teve todo o sistema político aletrado.

Por conta disso, o líder nacionalista se refugiou, com mais de 2 milhões de chineses, nas proximidades do país, mais especificamente, na Ilha de Taiwan, também conhecida como Formosa.

Ou seja, ao se refugiar na Ilha, como Chiang Kai-shek havia levado vários chineses que apoiavam a forma de governo nacionalista, o líder formou um governo autônomo na Ilha de Taiwan.

Naquele momento se formava, então, a grande questão: uma China dividida em duas partes. Na parte continental estava a República Popular da China e, na parte insular, a formação da China Nacionalista, ou simplesmente Taiwan.

Dois lados da Guerra Fria

A partir da formação das duas Chinas, os interesses políticos as dividiam ainda mais. Durante a Guerra Fria, a China Popular se tornou aliada, até 1960, da então União Soviética. Já Taiwan, firmou acordos com os Estados Unidos.

Taiwan - História, características gerais e processo de independência
Pode Naval

Por conta da divisão política conturbada, as duas Chinas viveram – e ainda vivem – situações hostis. No início da divisão, por exemplo, ocorreram conflitos armados e, inclusive, a China Popular bombardeou, em 1954, o esteiro de Formosa.

O bombardeio serviu para que Taiwan e Estados Unidos assinassem um acordo de defesa mútua. Ou seja, ambos os países se tornaram aliados, caso alguma situação de guerra ocorresse.

A mudança política

O Partido Nacionalista, também conhecido como Kuomintang, permaneceu governando Taiwan até 1975. Na época, o líder nacionalista, Chinag Kai-Shek, geria a nação com poderes ditatoriais.

Após a morte do líder nacionalista, a forma de governo ditatorial permaneceu no país até 1990. No final de década, Taiwan passou por um processo de democratização, onde outros partidos políticos tiveram oportunidades de mostrar serviço.

Assim, com a chegada dos anos 2000, o Partido Democrático Progressista (PDP) venceu as eleições em Taiwan e, sob a liderança de Chen Shui-bian, assumiu o poder taiwanês.

Por conta dos pensamentos referentes à total independência de Taiwan, Chen Shui-bian conquistou a confiança do povo taiwanês e, em 2004, conseguiu se reeleger.

Sendo assim, Taiwan é um território que possui governo eleito de forma democrática, moeda nacional, presença de forças armadas, formado por instituições independentes e, além disso, tem participação ativa no comércio internacional.

Entretanto, apesar de todos os atributos de um país independente, Taiwan não é considerado como Nação pela Organização das Nações Unidos. Dentre os países do mundo, apenas 26 estabelecem relações diplomáticas com o governo taiwanês.

Características de Taiwan

Taiwan - História, características gerais e processo de independência
Melhores Destinos

Localizada na costa sudeste da China, a Ilha de Taiwan é formada por um governo autônomo e escolhido de forma democrática. A capital do país é Taipei, onde fica localizada a sede do governo taiwanês.

De forma geral, Taiwan possui 23.468.000 habitantes divididos em uma extensão territorial de, aproximadamente, 36.193 km2. Em relação à porção continental da China, o país fica a 160 quilômetros, onde Filipinas se encontra ao sul e o Japão, localizado a nordeste.

O que separa Taiwan da China é um estreito, chamado de Estreito de Taiwan. Geograficamente, o país é formado por montanhas e planícies baixas, correspondente as partes oriental e ocidental, respectivamente.

Inclusive, é na parte ocidental de Taiwan onde está concentrada a maior parte da população. Isso porque, a região apresenta terras férteis, o que contribui para o cultivo de alimentos.

Em relação ao clima, temperaturas quentes e umidade predominam no país, onde, durante o verão, é comum a incidência de fortes tempestades, conhecidas como tufões. Dentre os rios mais importantes, se destacam Choshui e o Kaoping.

Fauna e flora

A fauna de Taiwan é bem diversificada, com a presença de raposas, macacos, cabras, cervos e javalis. Além disso, o país possui uma espécie nativa, o urso-negro-formosino, que vive apenas nas regiões montanhosas.  Dentre as aves, as mais comuns são os faisões, os martins-pescadores e os gansos.

Economia de Taiwan

Hisour

A princípio, o que movia a economia taiwanesa era a agricultura, durante o século XX. Com o passar dos anos, o país deu um salto no desenvolvimento, onde a indústria se tornou o principal meio econômico da Nação.

Como várias indústrias se estabeleceram em Taiwan, o país passou a exportar vários produtos, como roupas, eletrônicos, etc. Logo, as exportações em alta trouxeram melhoria de vida para a população.

Atualmente, além da indústria, o que move a economia taiwanesa é o setor de comércio e serviços. Dentre as principais indústrias do país, se destacam as fábricas de cimento, ferro, tecidos, aço, automóveis, eletrônicos, produtos químicos de itens de plástico.

A agricultura, que antes representava uma parte expressiva da economia, hoje em dia contribui com 2% dos ganhos econômicos do país. Ainda assim, Taiwan exporta cultivos, como frutas cítricas, arroz, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, batata-doce e banana.

População de Taiwan

Viajo logo existo

De forma geral, a população taiwanesa é formada por chineses de origem han. Grande parte dos chineses vieram, ainda em 1949, quando o Parido Nacionalista se refugiou na ilha. Os chineses que chegaram à região naquela época são chamados de continentais.

A língua falada no país é uma versão do chinês, chamada de dialeto taiwanês, porém, oficialmente, a população fala o mandarim. Além dos continentais, o país também é formado por descendentes que vieram da parte sudeste do continente asiático e do sul da China.

Em relação à religião, os taiwaneses seguem crenças ligadas ao budismo e ao taoísmo. Além disso, é comum que grupos específicos da população sigam o sistema ético, conhecido como confucionismo, bem como algum tipo de religião tradicional.

Além de budistas e seguidores do taoísmo, também é possível encontrar no país grupos de mulçumanos e cristãos. A maior parte de população, cerca de 75%, vive nos centros urbanos, principalmente na parte oeste do país.

Por fim, dentre as principais cidades de Taiwan, se destacam Taipei (capital do país), Kao-hsiung e T’ai-chung.

O que achou da matéria? Se gostou, aproveita para conferir as características do Sudão do Sul e do Líbano 

Fontes: Educação UOL, Global Voices e Escola Britannica 

Imagens: Veja, Causa Operária, Poder Naval, Melhores Destinos e Viajo logo existo

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.