História

Comunismo, o que é? História, origem, características e curiosidades

O comunismo é uma ideologia social que visa uma sociedade sem classes sociais e, durante o século XX, tentaram coloca-lo em prática.

Atualizado em 31/01/2020

Apesar de atualmente ser comum escutar sobre o comunismo, poucas pessoas sabem realmente o que foi. Pois, de uma forma geral, muitos livros costumam coligar o surgimento do comunismo em fluxo de reflexão dada por Karl Marx junto com Friedrich Engels.

Em resumo, o comunismo é uma ideologia sócio-econômica e política que visa estabelecer uma sociedade igualitária. Sendo assim, visa abolir a propriedade privada, as classes sociais e igualmente o Estado.

Primordialmente, a ideia geral é que todas as pessoas tivessem o direito a tudo. Nos séculos XIX E XX o termo foi bastante usado para qualificar um movimento político. Além disso, o comunismo também pode ser visto como uma ordenação social.

Anúncio

Símbolos do comunismo

bandeira do comunismo
Bandeira do Comunismo – Fonte: Estudopratico

O martelo, a foice e a estrela de cinco pontas são os símbolos do comunismo. Portanto são usados universalmente. O martelo significa os trabalhadores das indústrias e a foice representa os trabalhadores do campo.

Já a estrela de cinco pontas pode tanto representar os grupos que formam a sociedade comunista:

  1. Operários
  2. Trabalhadores do campo
  3. Intelectuais
  4. Jovens
  5. Exército

Porém, pode também ser representada pelos cinco continentes do mundo.

Como surgiu o comunismo?

O Comunismo: Afinal o que é? Como surgiu? Quais seus ideais?
Estátua de Platão / Fonte: Instituto Sócrates

Primeiramente, a sua fundamentação foi iniciada nas teorias do Estado dos sofistas gregos e na obra “A República” de Platão. Naquela época a Grécia-Antiga previa que as classes sociais não existiriam na formação de uma sociedade. Daí, vários críticos discordaram, sendo um deles Aristóteles.

Ao longo do tempo, vários acontecimentos e acasos impulsionaram o movimento. Durante a Idade Média, houve uma crise do sistema feudal e um grande enriquecimento da Igreja. Como resultado disso, foi impulsionado uma grande formação de movimentos que tinham como objetivo abolir as desigualdades.

Já no período de ascensão da burguesia mercantil, surgiram outros pensadores que também se preocupavam em criticar os valores de seu tempo, sendo a favor de uma sociedade ideal.

O Comunismo: Afinal o que é? Como surgiu? Quais seus ideais?
Salão com iluministas / Fonte: Kuadro

Logo, no século XVII, se inicia o Iluminismo. Que apesar de ser um movimento intelectual protagonizado e organizado pela burguesia, conseguiu dar continuidade às críticas à propriedade privada, o que aconteceu através de pensadores como Jean-Jacques Rousseau. Nesse tempo houveram várias manifestações- feitas por trabalhadores urbanos e camponeses, que reivindicavam o fim das propriedades privadas e coletivização igualitária das riquezas.

Ademais, o desenvolvimento da sociedade capitalista serviu para o surgimento de novas inspirações ao pensamento comunista. Com isso, Karl Marx e Friedrich Engels foram inspirados pela dialética hegeliana e uma interpretação históricas das sociedades. Como resultado disso, eles trouxeram a tona o auge das tentativas de explicação das desigualdades. Vale lembrar que foram pressupostos baseados no socialismo científico.

O Comunismo contemporâneo

cartaz uni-vos
Trabalhadores uni-vos / Fonte: Boitempo

O comunismo moderno é fundamentalmente uma doutrina destinada à igualdade da maioria. Para Karl Marx, o comunismo do século XX considera a história como uma sucessão de lutas entre a classe trabalhadora e a burguesia. Porém, é importante ressaltar que Karl juntamente de Engels são autores da obra Manifesto do Partido Comunista, escrito em 1848.

Além disso, de acordo com os dois autores, a burguesia não trabalha, ao contrário, se trabalham fazem de forma insignificante. Porém, se dispõem dos meios materiais de produção. No entanto, o proletariado não possui nada.

Afinal, a teoria marxista acredita que os trabalhadores são tidos como uma mercadoria como se fossem qualquer outro artigo comercial. O socialismo marxista então, propõe a abolição  da propriedade privada, além da socialização dos meios de produção e o fim das divisões de classes. Eles ressaltam também, que quando a classe proletária tivesse a capacidade de tomar consciência da sua situação e buscassem uma organização de luta, todos os seus objetivos iriam ser realizados.

Curiosidades sobre o comunismo

O Comunismo: Afinal o que é? Como surgiu? Quais seus ideais?
Karl Marx / Fonte: AH

Posteriormente entre os anos de 1917 e 1921 foram fundados quase todos os partidos comunistas que vieram a ser importantes na história:

  • Partido Comunista Alemão (no final de 1918 e princípio de 1919);
  • Partido Comunista da França (1920);
  • Partido Comunista da Indonésia (1920);
  • Partido Comunista Italiano (1921);
  • Partido Comunista Chinês (1921).

Você gostou de saber a história do comunismo? Sem dúvida certamente vai querer saber mais de Qual a diferença entre comunismo e socialismo?

Fontes: BrasilEscola ,Significados , Politize

Fonte da imagem destaque: Deolhonailha