História

Religiões – O que são, diferenças e quais as mais populares do mundo

Existem religiões que seguem diferentes ensinamentos e estilos variados. Conheça algumas das diversidades religiosas presentes no mundo.

Atualizado em 13/09/2020

No latim a palavra religião (religio) tem como significado “respeito”, “reverência”, “releitura”. Dessa forma, a palavra ainda deriva de relegere, em que re- significa “de novo” e está associada ao verbo legere, “ler”. Portanto, as religiões estariam ligadas a algo que nos conecte ao sagrado.

As diversidades religiosas são variadas e estão espalhadas pelo mundo. Logo, cada religião possui peculiaridades e diferenças.

Assim, as religiões mais seguidas e disseminadas pelos 193 países que compõe o globo estão dividas em dois subgrupos principais: as religiões abraâmicas (islamismo, cristianismo, judaísmo, etc.) e as religiões indianas (hinduísmo, budismo, sikhismo, etc.).

Fora esses grupos, ainda se encontra o taoismo e xintoísmo. Estas duas, basicamente, são as principais religiões da cultura chinesa.

Sendo assim, é comum observar que a maioria das pessoas se identificam com alguma religião. Para muitos admiradores, as religiões estão relacionadas com aspectos da vida cotidiana, modo de viver, ações com o próximo e a influência das situações sobre cada ser.

Confira a seguir algumas das principais religiões pelo mundo e as características que as definem.

As principais religiões do mundo

Islamismo

Fonte: Opinião e Notícia

Dentre as religiões, a cultura do islamismo está fundamentada nas palavras do Alcorão. Portanto, as pessoas adeptas a essa religião acreditam que a palavra de Deus – denominado Ala no islamismo – passada por Maomé, esteja de forma literal no livro. Maomé é considerado o último profeta que Deus enviou à Terra.

Com aproximadamente 1.8 milhões de pessoas adeptas, o islamismo estabelece os Cinco Pilares do Islã (testemunho de fé, oração, pagamento do Zakat, jejum do mês de Ramadã e peregrinação à Meca). Além disso, o islamismo possui regras e regulamentos sobre quase todos os aspectos da vida de seus seguidores.

Cristianismo

Fonte: Exame

Baseados nos conceitos de Jesus Cristo, filho de Deus e nascido de Maria, o cristianismo é a religião que possui mais seguidores em todo o mundo. São, aproximadamente, 2.2 milhões de pessoas.

Dessa forma, os ensinamentos atravessam gerações e são transmitidos por meio da Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Portanto, o cristianismo possui diferentes comunidades cristãs. Logo, as principais vertentes são: o catolicismo romano, a ortodoxa oriental e o protestantismo. Sendo assim, cada seguimento religioso possui crenças, pregações e tradições diferenciadas.

Judaísmo

Religiões – distinções, costumes e seguimentos
Fonte: Cultura Hebraica

Originado no Oriente Médio o judaísmo é uma religião monoteísta composta por três eixos principais: o judaísmo ortodoxo, o judaísmo conservador e o judaísmo reformista. Basicamente, as três vertentes seguem um sistema de crenças comum, porém se diferem na interpretação das escrituras e nas práticas específicas.

Em resumo, os fiéis do judaísmo seguem os fundamentos da Torá e da Bíblia Hebraica. Ambos simbolizam a aliança com Deus. Assim, para os judeus, as práticas exercidas na religião são advindas dos mandamentos entregues por Deus à Moisés, no Monte Sinai.

Os judeus se reúnem em sinagogas. Portanto, o espaço se destina à prática religiosa judaica, além de serviços religiosos. As sinagogas são comandadas por um rabino, líder religioso, que possui Semicha – tipo de diploma.

Hinduísmo

Religiões – distinções, costumes e seguimentos
Fonte: Eu sem fronteiras

O hinduísmo é uma das religiões mais seguidas nos países do Oriente como Índia, Nepal e Indonésia. Todavia, o hinduísmo se constitui como um sistema de crenças, deus diversos, templos grandiosos e praticas variadas.

Dessa forma, as práticas dessa religião vêm se tornando casa vez mais comuns ao redor do mundo, principalmente no Ocidente. O Yoga, a meditação e o estudo dos chacras são alguns exemplos.

O hinduísmo não possui um único livro sagrado, porém é comum fazer referência aos vedas – textos sagrados da tradição védica.

Embora não se tenha muito conhecimento sobre como o hinduísmo foi fundado, a cultura hindu atribui aos seus costumes ensinamentos de filosofias orientais como o cristianismo, islamismo e o budismo.

Budismo

Religiões – distinções, costumes e seguimentos
Fonte: Mega Curiosidades

Mais que uma religião o budismo é considerado um estilo de vida. Logo, o budismo transmite ensinamentos como a não violência, a pureza moral e o comportamento ético, além de práticas como a meditação e o conceito de Karma.

Fundado na Índia pelo Buda Siddhartha Gautama o budismo inclui dois seguimentos principais: o budismo therevada e o budismo mahayana. Dessa forma, a religião segue a ideologia da conexão com a natureza. O budismo ensina aos seus seguidores o caminho para paz espiritual e a influência no meio em que vive.

Sikhismo

Religiões – distinções, costumes e seguimentos
Fonte: Aum Magic

Com elementos próprios, mas possuindo traços do islamismo e hinduísmo, o sikhismo é uma das dez maiores religiões do mundo, mesmo não sendo popularizada. Foi fundada pelo Guru Nanak, no século 15, em Punjab na Índia.

Sendo assim, seus adeptos seguem os ensinamentos presentes no livro sagrado Guru Granth Sahib. Logo, os principais ensinamentos da religião são fundamentados em sewa e simran, respectivamente significam serviço comunitário e lembrança de Deus.

Durante a partição da Índia em 1947 o povo sikh, além de desempenhar significativa influência, também foi importante na política da região desenvolvendo características do povo de Punjab.

Taoismo e Xintoísmo

Religiões – distinções, costumes e seguimentos
Fonte: Vamos Meditar

Baseada no politeísmo, o taoismo busca o equilíbrio entre o universo e os seres que habitam a Terra. Sendo uma das principais religiões da China, o taoismo incorpora características vindas de outras culturas como rituais, misticismo e magia.

Além disso, os fiéis seguidores do taoismo se inspiram no livro Tao Te Ching, escrito pelo filósofo Lao-Tse. O filósofo acreditava que “tao” está relacionando à energia presente nas coisas do mundo.

Entretanto, o xintoísmo não possui fundador e não estabelece nenhuma doutrina relacionada à religião que direcione o comportamento de quem a segue.

Os fiéis acreditam em diversos deuses, chamados de Kami. Portanto, os adeptos do xintoísmo acreditam que Kami pode se manifestar pela vida em forma de montanhas, rios, animais e também nos seres humanos.

Você gostou de ler sobre algumas das principais religiões presentes no mundo? Então confere esse outro texto: Wicca – o que é, como surgiu e o que prega essa religião

Fonte: Iquilibrio, Hiper Cultura

Fonte das imagens:  Veja, Opinião e Notícia, Exame, Cultura Hebraica, Eu sem Fronteiras, Mega Curiosidades, Aum Magic, Vamos Meditar

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.