Geografia

Planícies – o que são, quais os tipos e principais características

Planícies são uma categoria de relevo caracterizada por estarem em áreas de baixa altitude e por sua formação sedimentar.

Atualizado em 30/01/2020

As planícies são uma categoria de relevo que possui baixa altitude. Caracterizadas por serem planas e pouco acidentadas, são encontradas próximas ao nível do mar. Geralmente, esse relevo é cercado por outros de maior altitude, sendo assim, ocorre depósito de rochas. Portanto, sua formação é de sedimentos vindos de relevos mais altos.

Dessa forma, as planícies estão localizadas em bacias sedimentares. Essas áreas de localização indicam acúmulo de sedimentos. Dessa forma, a sedimentação supera a erosão. Podemos classificar esse relevo em três tipos:

  • Aluviais ou fluviais: sedimentos depositados pelos rios.
  • Lacustres: essa formação ocorre a partir do soterramento de um lago.
  • Costeiras: como o próprio nome já diz, está nas costas. Ou seja, os sedimentos são trazidos pelo mar.
Planícies - o que são, quais os tipos e principais características
Fonte: Olhares.

Por serem áreas baixas, entende-se que são mais antigas. Assim, desde o início da vida humana na Terra, elas têm papel importante na sobrevivência. Isso porque são propícias para agricultura. Desse modo, são boas para fixação e ocupação. Contudo, podem ser localizações de enchentes naturais por estarem muito próximas da água.

Planícies - o que são, quais os tipos e principais características
Fonte: Docsity.

Planícies no Brasil

O Brasil é um país composto pelos mais diversos tipos de relevo. Apesar de as planícies não serem dominantes no país, elas ocupam mais de 3 milhões de km². No território nacional temos destaque para duas principais:

  • Pantanal: o pantanal mato-grossense é uma das maiores planícies alagáveis do mundo. Sua origem vem dos sedimentos da Bacia do Alto Paraguai. Assim, possui uma rede hidrográfica bastante complexa. Ela passa pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e tem fauna e flora bastante variadas.
Planícies - o que são, quais os tipos e principais características
Fonte: Neo Mundo.
  • Amazônica: situada na região Norte, ela margeia o Rio Amazonas. Considerada uma das maiores do mundo, ela se estende pela Rondônia e norte do Amazonas, tendo 1,6 milhão de km². Como nessas áreas a erosão supera a sedimentação, são consideradas planícies apenas as que estão próximas aos grandes rios. E por essa proximidade, são fluviais, uma vez que seus sedimentos vêm dos rios.
Planícies - o que são, quais os tipos e principais características
Fonte: Quem foi que disse?

Mas esse relevo não é exclusividade do Brasil. No América chamam atenção as Grandes Planícies, nos Estados Unidos, e a Solar de Uyuni, na Bolívia. Sendo essa última a maior planície de sal do planeta. Nos outros continentes destacam-se as planícies Central Europeia (Europa), da Bacia do Congo (África), a da Austrália (Oceania) e a Mesopotâmica (Ásia).

Se você achou interessante, vem saber mais em Quais são as formas de relevo que modelam o nosso planeta?

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação e Escola Educação.

Imagem de destaque: Estudo Prático.