A Rússia é um dos países mais gelados e, também, apresenta a maior extensão territorial do mundo com, aproximadamente, 17,075,200 km2 de área. Além disso, o país é reconhecido pela diversidade cultural e possui um dos ballet mais famosos, como o Kirov e Bolshoi.
Dessa forma, as cidades mais atraentes da Rússia são São Petersburgo e Moscou. Assim, é possível aproveitar as cidades e o país com diversos programas culturais como teatros e concertos. Além disso, a Rússia se encontra na 11ª posição entre as economias mundiais.
Entretanto, o país ocupa uma posição importante na geopolítica mundial. Assim, é o segundo país mais armado do planeta, sendo os Estados Unidos o primeiro mais armado. Inclusive, Rússia e EUA possuem atritos por conta de domínios territoriais na Ásia, principalmente, em relação à Guerra na Síria.
História da Rússia
De início, a Rússia se considerava herdeira espirital do Império Bizantino. Assim, em 1547, o primeiro Tsar – palavra russa que significa “César” – foi nomeado no país. Logo, o príncipe Ivan foi o primeiro a ser coroado. A partir disso, os russos começaram a expansão territorial pelo continente asiático.
Em seguida, o país passou por um período conhecido como “Tempo dos Problemas”. Assim, os russos nomearam um príncipe da dinastia Romana para ocupar o cargo de monarca.
Já no século XIX, o país passou por momentos de vitórias ao conquistarem territórios como a Finlândia, o Turquestão, China, o sul do Cáucaso e o Alasca. Assim, a expansão territorial veio em decorrência das Guerras Napoleônicas.
Durante as guerras com o Japão e com o resultado da Primeira Guerra Mundial, o Império Russo começa a passar por crises. Na época, o reinado era de Tsar Nicolau II, que foi perdendo a popularidade devido às derrotas nas gerras. Dessa forma, o imperador renunciou ao posto por consequência da Revolução Russa e foi assassinado junto a sua família.
Com Stalin tomando o poder na década de 20 e, em consequência da morte de Lenin, a Rússia passa ser chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Porém, o ditador russo incorporou no país a censura, o culto à personalidade e, principalmente, prisões políticas. Entretanto, Stalin conseguiu desenvolvimento industrial, agrícola e militar para o país.
Devido a Primeira e Segunda Guerra Mundial, Rússia e EUA travaram disputadas entre capitalismo e socialismo, evidente durante a Guerra Fria. Assim, com a guerra de ideologias, os EUA saíram vitoriosos estabelecendo no mundo os processos capitalistas, principalmente, em relação à economia.
Características do país
A capital da Rússia é Moscou e o país fica localizado no continente asiático. A bandeira do país é composta por três linhas horizontais nas cores branca, azul e vermelha. Além disso, a origem da bandeira é em referência a dinastia de Romanov, ainda no século VXII.
Porém, Satlin, ao assumir o poder, substitui a bandeira da dinastia pela bandeira da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1917. Assim, os símbolos do país ainda são os mesmo desde 1993.
Além disso, o país é formado pelas seguintes características:
- Nome: Federação Russa
- Capital: Moscou
- Moeda: rublo russo
- Regime de governo: República semi-presidencialista
- Presidente: Vladimir Putin (desde 2012 até o presente)
- Idioma: russo (oficial) e mais 31 línguas co-oficiais
- População: 144 milhões (2017)
- Área: 17,075,200 km2
- Densidade demográfica: 8 habitantes por km2.
- Cidades: Moscou, São Petersburgo, Volgogrado, Yekaterinburg, Vladivostok, Soch.
Por outro lado, o território russo começou a expansão territorial ainda no Império Russo. Assim, as terras eram ocupadas pelos povos eslavos que se organizavam para combater os vikings. Dessa forma, Federação Russa faz fronteira com 17 países e possui 11 fusos horários diferentes.
Assim, a Rússia faz fronteiras com os seguintes países:
- Finlândia
- Noruega
- Estônia
- Lituânia
- Letônia
- Polônia
- Bielorrússia
- Moldávia
- Ucrânia
- Geórgia
- Azerbaijão
- Cazaquistão
- Mongólia
- China
- Coreia do Norte
- Japão e Estados Unidos (fronteiras aquáticas)
A economia russa
O nome Federação Russa só se concretizou após o fim da URSS. Assim, com a ascensão de Mikhail Gorbachev, secretário do Partido Comunista, uma nova fase se iniciava com a União Soviética.
Porém, vários foram os desacordos para que os países da URSS declarassem independência e cortar relações com a Rússia. Dessa forma, a União Soviética foi desfeita e a Rússia passou a ser chamada de Federal Russa.
Em relação a economia, a Rússia se destaca por ser um país rico em níquel, ferro, diamante, petróleo, gás natural. Além disso, é na Rússia que se encontra 1/4 da reserva de água doce do planeta. Dessa forma, após a eleição de Vladimir Putin o país teve a economia convertida para o neoliberalismo, justamente para competir com o capitalismo.
Entretanto, a economia russa que vinha com indicativos de crescimento bastante elevados, começa a desacelerar em 2012. Assim, alguns motivos podem ser destacados para que isso ocorresse como a integração ao comércio internacional, a competitividade e a segurança jurídica.
Além do mais, a Rússia é um país de contrastes sociais. Isso porque, 19 milhões de pessoas se encontram por debaixo do limite da pobreza. Entretanto, o país é o que mais registra o aumento de bilionários no mundo. Além disso, o país participa de vários fóruns econômicos como o G8 e o G20.
Cultura e música
A cultura da Rússia é considerada rica e diversa por conta dos diferentes povos que habitam o país. Já na antiguidade, os reis exibiam quadros e esculturas para parentes e vizinhos. Além disso, o maior museu do mundo se encontra no país, o chamado Hermitage.
Um ponto importante da cultura russa é que 25 cidades do país são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Assim, podemos destacar Derbente, Bogar ou o centro histórico de São Petersburgo. Além disso, um dos símbolos mais populares são as chamadas bonecas “matriochkas”.
No quesito musical, a Rússia se destaca pela qualidade instrumental. Além disso, compositores como Alexander Borodin, Igor Stravinski, Sergei Rachmaninoff, Modeste Moussorgski e Mikhail Glinka possuem reconhecimento mundial com suas peças sendo interpretadas em vários teatros do mundo.
Dança, literatura e pintura
O ballet é a dança mais popular no país, além das danças folclóricas. Assim, os russos desenvolveram técnicas e coreografias elaboradas e possuem a escola de balé mais famosa do mundo, a escola de balé do Teatro Bolshoi. Inclusive, a escola possui uma filial – a única do mundo- no Brasil, em Santa Catarina.
Nesse sentido, um dos compositores mais relevantes do balé clássico foi Piotr Tchaikovsky, famoso por compor obras inesquecíveis como como “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra-Nozes”, “A Bela Adormecida” e “Onegin”. Na literatura, alguns autores como Leon Tolstói, Fiodor Dostoïevski, Anton Tchekhov, Vladimir Maïakovski e Alexander Pushkin são famosos por serem referências literárias no mundo.
Em relação a pintura, a Rússia carrega traços da religiosidade e espiritualidade. Assim, um dos pintores russos mais conhecidos no século XX foi Wassily Kandinsky. O pintor criou novas possibilidades com seu expressionismo e o abstracionismo dos seus quadros.
Por fim, a religião russa é predominantemente o cristianismo, sendo adepta ao catolicismo ortodoxo. Dessa forma, o alfabeto utilizado no país é o cirílico, diferente do Brasil que usa o alfabeto latino.
Curiosidades
- Acredita-se que na Rússia, ao receber um buquê de flores com um número par, pode trazer azar. Assim, é bem vindo os arranjos com 5,7 ou 9 flores;
- O Natal russo se comemora em janeiro. Isso porque, a Igreja Ortodoxa Russa segue o antigo calendário;
- A Rússia tem cerca de mais de 9 milhões de mulheres a mais que homens;
- Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.
- A Rússia é o país com o maior número de países vizinhos;
- A Vodka foi introduzida na Rússia no período 1448-1474. O nome Vodka vem da palavra russa para a água: voda;
O que achou de viajar até a Rússia sem sair de casa? Se gostou, aproveita e dá uma olhadinha nesse outro texto incrível sobre a África. Além disso, você pode conferir também um pouco mais sobre a cultura africana.
Fontes: Toda Matéria, História do Mundo
Fonte imagem destaque: Folha Gospel