Geografia

Conheça o pré-sal, saiba onde é explorado e quanto petróleo produz

O pré-sal é uma camada considerável de petróleo e gás natural, que foi encontrada no Espírito Santo e Santa Catarina, podendo tornar o Brasil mais rico.

Atualizado em 02/03/2019

O pré-sal é uma grande reserva petrolífera que se situa abaixo de uma grossa camada de sal. Ali também foi encontrada considerável quantidade de gás natural.

Sua exploração é dificultada pelo fato de se localizar a mais de sete mil metros abaixo do nível do mar. Isso requer técnica especializada para sua extração, além de elevado custo de investimento.

O pré-sal pode colocar o Brasil no ranking dos cinco maiores exportadores de petróleo em três décadas.

Conheça o pré-sal e saiba onde é explorado e quanto petróleo vai produzir

Características do pré-sal

Após milhões de anos de acúmulo de material orgânico, formou-se sobre ele uma densa camada de sal. Depois de reações químicas, debaixo dessa camada está hoje uma imensa reserva petrolífera.

O sal possui 200 Km de largura e 800 Km de extensão, além disso se encontra a uma profundidade superior a sete mil metros abaixo do nível do mar.

Além da profundidade em que se encontra e também da grossa camada de sal, outros fatores dificultam a extração do petróleo. É que a reserva petrolífera se encontra fervendo a uma temperatura que varia entre 80º C e 100º C.

Sem contar que há uma forte pressão sobre as rochas, visto que isso requererá alta tecnologia para completar o processo. Busca-se sempre baratear ao máximo o processo de extração.

Conheça o pré-sal e saiba onde é explorado e quanto petróleo vai produzir

A exploração na Bacia de Campos

Na busca da autossuficiência em petróleo, o Governo Federal passou a investir em pesquisas em águas profundas. O resultado chegou em 2006, quando a Petrobras anunciou a descoberta de um campo petrolífero abaixo de uma lâmina de sal.

Mas somente em 2010 principiou sua exploração, que se deu no Campo Jubarte, na Bacia de Campos, litoral capixaba. Iniciou-se a perfuração de 52 poços para se chegar ao petróleo, que chegou à produção de mais de dois milhões de barris ao dia.

Há uma estimativa de que, até 2026, o Brasil estará entre os cinco maiores exportadores de petróleo do mundo.

Uma reserva para o futuro

O pré-sal está numa extensa área que vai do Espírito Santo a Santa Catarina, sendo que ali há petróleo e gás natural. Estudos comprovam que o material ali encontrado é de boa qualidade, portanto alcançando boa cotação no mercado.

Há uma estimativa de que o pré-sal vai requerer um investimento de 1,7 trilhão de dólares em três décadas. Por isso o Brasil fez um leilão, sendo que sagrou vencedor um consórcio formado, entre outros, pela própria Petrobas e Shell.

Achou legal conhecer sobre o pré-sal? Então leia também sobre porque a industrialização no Brasil começou tão tarde.

Fonte: Petrobras, Wikipédia, Brasil Escola, eCycle, Mundo Educação, Exame, Info Escola, Terra, Diário do Pré-sal.

Fonte das imagens: Super Abril, Revista Cidade, Petro Notícias, Eco Urbana.