Geografia

Como o fim da Guerra Fria fortaleceu o capitalismo

A nova ordem mundial se refere ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder, que surgiu após a Guerra Fria.

Atualizado em 10/12/2018

A chamada nova ordem mundial é a denominação do período posterior à Guerra Fria, a saber, conflitos indiretos entre Estados Unidos e União Soviética.

Demarca também a ruptura com os períodos precedentes, principalmente na alteração das relações internacionais.

É usado também para se referir à decadência dos estados nacionais e das organizações internacionais. É que a Globalização unifica territórios, povos e culturas.

Características da nova ordem mundial

As ordens mundiais explicam as relações de poder no mundo.

A velha ordem é caracterizada pela disputa entre o capitalismo e o socialismo, entretanto a nova ordem mundial evidencia o capitalismo.

Nova ordem mundial se estabeleceu com o fim da Guerra Fria

A nova ordem mundial se iniciou em 1989 com o final da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim.

A partir dali havia apenas uma Alemanha, e não mais a separação entre a economia capitalista e a socialista. Na nova ordem mundial, o mundo é multipolarizado e não bipolarizado.

Com o fim da União Soviética, quase todos os países adotaram o sistema capitalista, em síntese passaram para o sistema do neoliberalismo econômico.

E umas das principais características da nova ordem é a Globalização.

Resumindo, as principais características da nova ordem mundial são:

  • multipolarização
  • globalização
  • blocos econômicos com benefícios comerciais
  • primazia do neoliberalismo

Globalização, Terceira Revolução Industrial e Neoliberalismo

A globalização é um processo de maior união econômica, cultural, política e social no mundo. É a responsável pelas transformações que ocorrem no mundo recentemente.

Já a Terceira Revolução Industrial é caracterizada por avanço técnico-científica informacional. Isso contribuiu para o crescimento do capitalismo e da globalização.

O neoliberalismo é uma doutrina econômica que prega a intervenção mínima do Estado na economia. Requer também baixas tarifas alfandegárias, desregulamentação dos mercados e privatizações.

Nova ordem mundial se estabeleceu com o fim da Guerra Fria

A nova ordem mundial e a divisão do mundo

Na Guerra Fria, países considerados de leste eram os comunistas, enquanto que os do oeste eram capitalistas.

Atualmente se refere à divisão mundial em norte e sul. No norte estão as nações desenvolvidas e, ao sul, nações subdesenvolvidas ou emergentes.

Essa divisão de norte e sul segue os ditames da nova ordem mundial ao considerar os critérios econômicos e não bélico.

Mas tudo é relativo na nova ordem, pois o produto interno bruto (PIB) dos países em desenvolvimento ultrapassou o dos países ricos.

Sem contar que Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) se destacam no cenário mundial como países com grande desenvolvimento.

Você curtiu ler sobre a nova ordem mundial? Então não deixe de ler também sobre como a Terceira Revolução Industrial mudou o mundo e as relações humanas.

Fonte: Mundo Educação, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola.