História

Reino Unido – História, características, população, geografia e economia

Reino Unido é um país localizado na parte ocidental da Europa, sendo formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Atualizado em 17/07/2020

O Reino Unido é um país formado por quatro partes: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O país está localizado na parte ocidental da Europa, onde as principais fronteiras estão próximas à Irlanda do Norte e, as demais, no Oceano Atlântico, Mar do Norte, Canal da Mancha e Mar da Irlanda.

Também chamado de Grã-Bretanha, o país possui uma forma de governo baseado no sistema parlamentar e na monarquia constitucional. Além disso, possui como chefe de Estado Elizabeth II, rainha do Reino Unido, e de mais quinze estados independentes.

O país é conhecido no mundo todo pela sigla UK, que representa United Kingdom. No período da Revolução Industrial, o país foi o primeiro a aderir às mudanças industriais. Por conta disso, entre os séculos XIX e XX, se tornou uma potência mundial. Entretanto, o cenário mudou após a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Características do Reino Unido

O Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (nome oficial do país) fica localizado na parte ocidental da Europa. É formado por quatro partes – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – e possui população de 66.436.000 habitantes, espalhados em uma área territorial de 242.500 km2.

Reino Unido - História, características, população, geografia e economia
Bandeira do Reino Unido

Além disso, a capital do país é Londres. A forma de governo vigente se divide em sistema parlamentar e monarquia constitucional. Por conta da Revolução Industrial, no século XVIII, o Reino Unido foi o primeiro a se industrializar. Naquela época, antes das Guerras Mundiais, o país era uma potência mundial.

No período pós-guerras, já na metade de século XX, o país deixa de ser considerado a maior potência, mas continua como importante centro nas decisões geopolíticas do mundo. Além da economia, também contribui com decisões políticas devido ao poder nuclear que possui.

Nesse sentido, o país está entre os maiores grupos econômicos e políticos do mundo, como o G8 (grupo dos oito países mais ricos e influentes do mundo); a Organização Mundial do Comércio (OMC), Comunidade das Nações, bem como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Além disso, possui presença de forma permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Reino Unido - História, características, população, geografia e economia
Mapa do Reino Unido

Além disso, o país é formado pelas seguintes características:

  • Capital: Londres, sudoeste da Inglaterra
  • Extensão territorial: 242.500 km2
  • Habitantes: 66.436.000 habitantes
  • Idioma: Inglês (oficial), galês (País de Gales), gaélico (Irlanda do Norte e Escócia).
  • Sistema de governo: sistema parlamentar e monarquia constitucional
  • ReligiãoCristianismo 81,6%, sem religião 12,3%, outras 5% e ateísmo 1,4%.

História do Reino Unido

O Reino Unido foi um território ocupado por diversos povos ao longo da história. A princípio, em 300 a.C. os primeiros povos que chegarem às Ilhas da Grã-Bretanha e da Irlanda foram os celtas, vindos das parte continental da Europa.

Anos mais tarde, já no século I a.C. foi a vez dos romanos conquistarem as terras inglesas. Inclusive, o Império Romano expandiu o território anexando a Inglaterra e o País de Gales como parte do império. Logo depois, povos alemães chamados anglos, jutos e saxões, tomaram posse das terras inglesas e se espalharam por todo o país.

Reino Unido - História, características, população, geografia e economia
Celtas, primeiros povos que chegarem às Ilhas da Grã-Bretanha e da Irlanda

Por conta disso, o povo daquela região passou a ser chamado como anglo-saxão. O poder dos anglo-saxões foi ameaçado pelos vikings, durante os séculos VIII e IX. Porém, no conflito que ocorre na costa do Inglaterra, os vikings foram derrotados. Após cem anos de domínio nas terras Inglesas, os anglo-saxões estabeleceram um reino unido na região.

Crescimento do reino inglês

O reino inglês cresceu consideravelmente após diversas conquistas de territórios. Primeiro, no século XIII, a região do País de Gales foi tomada pelo rei da Inglaterra. Naquela época, o País de Gales era formado por vários reinos celtas. Já em 1536, o País de Gales foi incorporado de forma oficial à Inglaterra, por meio do Parlamento inglês.

Além disso, a Inglaterra enfrentou conflitos diretos com a Escócia por conta de lideranças territoriais e independência. Porém, as rivalidades acabaram quando, em 1603, os reis de ambos os países decidiram se unir. Assim, com a união do País de Gales, Inglaterra e Escócia, os povos do reino passaram a ser chamados de britânicos.

O território cresceu ainda mais quando a Inglaterra conquistou, no final do século XII, parte da Irlanda. Após resistência dos irlandeses, em 1801, finalmente a Inglaterra conquista a Irlanda e o país passa, oficialmente, a ser território britânico. Sendo assim, o Reino Unido passou a ser formado por quatro partes – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda.

Conflito irlandês

Os irlandeses não aceitarem de forma pacífica o domínio britânico. Após a união dos reinos, o país lutou pela independência. Assim, em 1921, a Irlanda decide reivindicar os direitos como país e, dessa forma, se separou do Reino Unido. Com a separação, a Irlanda se tornou livre, sendo chamado de Estado Livre Irlandês.

Reino Unido - História, características, população, geografia e economia
Reino Unido é um estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Entretanto, nem todo o país aderiu à separação. Nesse sentido, a parte norte da Irlanda permaneceu como parte do Reino Unido e recebeu o nome de Irlanda do Norte, formada por seis condados. A partir disso, o Reino Unido teve seu nome alterado para Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Aspectos econômicos e geográficos

Em síntese, a economia do Reino Unido é baseada no setor de seguros, no comércio internacional e nas finanças. Aliás, uma das principais atividades que movem a economia é a exportação. Ou seja, o país é especializado em equipamentos elétricos, bem como na exportação de petróleo, automóveis e aeronaves.

Além da exportação, o setor industrial também possui grande importância no país. As principais indústrias são de papel e indústrias do ramo editorial, como jornais, livros e revistas. Além disso, a agricultura possui espaço na economia do país. O Reino Unido produz cevada, trigo, batata e beterraba açucareira. Já na produção animal, o país possui rebanhos bovinos, de ovelhas e suínos.

Reino Unido - História, características, população, geografia e economia
Paisagem do Reino Unido no outono

Já em relação à geografia, o Reino Unido possui área de 242.500 km2 e população de 66.436.000 habitantes. Na parte nordeste da Escócia e no sudeste da Inglaterra, o país é formado por florestas. É comum a presença de pinheiros, bétulas, carvalhos, olmos, freixos e faias.

Já na Escócia e em partes da Irlanda do Norte, as áreas são cobertas por turfa e urze. Os animais mais comuns encontrados no país são cervos, doninhas, raposas, lontras e texugos, principalmente nas áreas rurais. Além disso, porcos-espinhos, coelhos, animais roedores, toupeiras e musaranhos também são animais típicos da região.

Diferença entre UK, Grã-Bretanha e Inglaterra

A confusão entre os termos Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra é bem comum, já que estamos falando de uma região. Porém, as nominações não são sinônimas e representam áreas diferentes de um mesmo território. A Inglaterra, por exemplo, possui grande importância no quesito industrialização, já que foi pioneiro na Revolução Industrial.

Reino Unido - História, características, população, geografia e economia
Charlezine

Por outro lado, a Grã-Bretanha é uma ilha formada pelo País de Gales, Escócia e a Inglaterra. Sendo assim, é uma região constituída por país que compõem o Reino Unido. Como já dito, o Reino Unido se caracteriza como um Estado. Sendo que, a administração é feita pela Inglaterra com participação dos demais países que compõem o reino britânico.

Sendo assim, Inglaterra, País de Gales e Escócia estão na Grã-Bretanha. Além disso, a Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte formam o Reino Unido, administrado pela Inglaterra e os outros governos ingleses.

Você sabia?

Grandes influências artísticas do mundo da música e da literatura nasceram Reino Unido. Como exemplo temos os escritores e escritoras, como William Shakespeare, Geoffrey de Monmouth, Geoffrey Chaucer, Thomas Malory, William Blake, H. G. Wells, D. H. Lawrence, bem como Virginia Woolf, George Orwell e John Betjeman. Já na música, se destacam os renomados Rolling Stones, Beatles, Queen, Bee Gees, etc.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também o que é Cosmologia e quais as características dos seres Pluricelulares.

Fontes: Escola Britannica, Info Escola e Mundo Educação 

Imagens: Aventuras na História, Euro Dicas, Vexels, Condado Encantado, Fernando dias, Jefferson de AlmeidaCharlezine

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.