História

Germânicos – Origem, história, organização social, política e mitologia

Os germânicos ficaram conhecidos pela formação dividida em tribos pelo território Europeu. A região onde habitavam era denominada Germânia.

Atualizado em 12/03/2020

Os germânicos eram povos formados por diferentes tribos que viviam na região da Germânia, território localizado na Europa. Eram considerados como bárbaros pelos povos do Império Romano. Isso porque, por conta dos descontrole econômico e político dos romanos, outros povos se aproveitaram para invadir o território.

Assim, com o Império Romano em declínio, os bárbaros conseguiram construir uma nova forma de organização social. Dessa forma, os germânicos desenvolveram formas de subsistência como a agricultura, caça, pesca e o comércio.

Em síntese, a forma de organização social dos germânicos era patriarcal. Assim, eram os homens que possuíam os cargos de liderança, tanto em casa como no comércio. Dessa forma, eram responsáveis por tomar decisões, decidir sobre a divisão de terras, além de comandar os cargos políticos.

Origem dos Germânicos

Os arqueólogos são a grande fonte de descoberta sobre os registros dos povos germânicos. Isso porque, esses povos não desenvolveram alfabeto e não se tem registros de que algo tenha sido escrito por eles. Assim, os profissionais da arqueologia desempenham um papel fundamental para descobrir mais detalhes sobre os germânicos.

Germânicos - História, origem, organização social, política e mitologia
A tribo dos Vikings era considerada a mais brutal dos povos germânicos. Fonte: Fatos Desconhecidos

Sabe-se que os germânicos estavam localizados no território que hoje compreende a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido e parte da França. Ou seja, território localizado ao norte da Europa.

Eram povos formados por diferentes tribos, já que o território ocupado por eles era bastante extenso. Assim, dentre as tribos mais conhecidas estavam:

  • Alamanos
  • Alanos
  • Bávaros
  • Francos
  • Frísios
  • Lombardos
  • Normandos
  • Ostrogodos
  • Saxões
  • Suevos
  • Vândalos
  • Vikings
  • Visigodos

Como se organizavam?

A divisão social era regida pelo patriarcado. Ou seja, o homem era detentor dos grandes cargos, responsável pela casa, pela política e economia. Já a mulher, ficava responsável pelo trabalho doméstico, trabalho no campo e pela tecelagem.

Germânicos - História, origem, organização social, política e mitologia
Guerreiros germânicos. Fonte: História Jaraguá

Porém, mesmo com a divisão de trabalho determinada pelo sexo, as mulheres eram reconhecidas dentro da tribo. Isso porque, ocupavam posições consideradas de respeito como sacerdotisas, curandeiras, parteiras e videntes.

Em relação à economia, eles puderam se desenvolver quando o Império Romano entrou em declínio. Assim, antes da queda dos romanos, a hierarquia dentro dos Reinos Germânicos não era considerada consistente. Desse modo, era comum que os homens líderes do grupo e os sacerdotes tomassem as decisões de maneira conjunta.

Germânicos - História, origem, organização social, política e mitologia
Localização dos povos germânicos. Fonte: Historiativa

Como forma de recompensa pelas lutas, os germânicos possuíam uma espécie de ritual denominado wergeld. Neste caso, as tribos germânicas se uniam para se vingar de outros clãs quando estes cometiam algum delito. Assim, era comum que quando um membro do grupo fosse machucado ou morto, os germânicos podiam fazer o mesmo com o agressor.

Economia e sobrevivência

As tribos germânicas eram formadas por, mais ou menos, 20 casas. Os principais materiais usados para a construção das moradias era madeira e barro. Além das famílias, era comum que os animais também vivessem no mesmo lugar.

A principal forma de alimentação vinha do plantio. Assim, se alimentavam de nozes, raízes e tubérculos – caule de algumas plantas. Além disso, a agricultura era uma das atividades econômicas mais praticadas. Logo, plantavam os alimentos para sobreviver, além de criar animais nos espaços de terra sobrava.

Você sabia?

  • Eles eram politeístas, ou seja, acreditavam em muitos deuses.
  • Os deuses eram representações de elementos da natureza;
  • A mitologia germânica era semelhante à mitologia nórdica;
  • Os principais deuses germânicos eram Odin, Thor e Freya;
  • As tribos acreditavam num paraíso além-vida denominado Valhalla.

O que achou da matéria? Se gostou, já corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, quem foi Tupac Amaru.

Fontes: Toda Matéria, Info Escola e Mundo Educação

Fonte imagem destaque: Aventuras na História

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.