Outros assuntos

Internacionalista – O que faz, mercado de trabalho e áreas de atuação

O internacionalista é o profissional graduado em Relações Internacionais, que trabalha com análise e negociações com outros países.

Atualizado em 05/11/2019

A pessoa graduada em Relações Internacionais é chamada de internacionalista. Esse profissional tem o objetivo de deixar mais eficaz as relações entre empresas e órgãos governamentais.

Além de trabalhar com diferentes entidades internacionais. Tendo em vista as mudanças constantes no mundo, essa profissão também está sempre em processo de desenvolvimento.

Por lidar com instituições políticas, militares, culturais, comerciais etc., o internacionalista precisa dominar alguns conhecimentos. Entre eles, podemos citar sociologia, antropologia, história, economia e direitos humanos.

Anúncio

O campo de trabalho tem crescido muito dentro dessa profissão. Muitas empresas privadas utilizam da competência do internacionalista para melhorar a diplomacia corporativa, por exemplo. A assessoria desses profissionais, seja como empregado ou como consultor, colabora para questões comerciais e de imagem da entidade em questão.

Dessa forma, o mercado tem se aberto cada vez mais. Principalmente, com a globalização e a mundialização do capital. Tendo em conta a compatibilização de acordos internacionais como parte do serviço, o profissional deve ser fluente em duas ou mais línguas.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Fonte: Grupo Escolar.

Onde o internacionalista pode trabalhar

Graças a grande abertura do mercado, o profissional de Relações Internacionais pode trabalhar em diversos lugares. Sejam eles ambientes públicos ou privados. Então, confira quais são os principais locais de trabalho do internacionalista.

Empresas

Multinacionais são empresas de grande porte que estão presentes em diversos países. Podem estar em qualquer área do comércio. Um grande exemplo é o Mc Donald’s. Dentro delas, é papel do internacionalista estudar as variações de mercado, compreender a necessidade dos clientes, realizar negociações com fornecedores.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Fonte: Shopping Praça Nova.

No meio das empresas exportadoras e importadoras, o profissional de Relações Internacionais tem o trabalho de acompanhar todo o processo de compra e venda de produtos.

Já em empresas de consultoria, os serviços são diagnóstico, aconselhamento e desenvolvimento de soluções para situações específicas. Dentre os assuntos cuidados pelo internacionalista podemos citar intermediação de negócios internacionais, análise de mercado e conjuntura internacional, comparação entre legislações dos países.

Bancos

Nos bancos, é importante que o profissional tenha intimidade e goste do mercado financeiro. Não necessariamente irá trabalhar apenas com essa área, entretanto é preciso estar bastante familiarizado. No caso de bancos de investimentos, por exemplo, o internacionalista tem que estar apercebido para os investimentos bons e ruins. Além de sua relação com a conjuntura internacional.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Fonte: Finance One.

Tem também o Banco Mundial. Ele é uma instituição financeira que oferece empréstimos a países em desenvolvimento. Sendo assim, visa promover o crescimento, desenvolvimento econômico, melhoria da saúde e educação e redução da pobreza daquele local. Dentro do Brasil, essa instituição ainda tem um projeto de prevenção de incêndios florestais.

ONGs

Muitas Organizações Não Governamentais (ONGs) lidam com questões internacionais relacionadas a direitos humanos, ao meio ambiente e à política. A atividade do internacionalista, portanto, é de mediação, negociação, pesquisa e análise do contexto internacional.

Contudo, diferentemente de empresas, o trabalho dentro das ONGs é voluntário e está ligado a projetos sociais.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Fonte: Rosa Penido.

Embaixadas e Consulados

A Embaixada, certamente, é a maior representação de um país em território estrangeiro. Desse modo, é responsável pelo relacionamento internacional entre países.

Bem como autorizar visto de entrada, expedir passaporte, procurações, registros de nascimento, casamento e óbito. Além de legalizar documentos nacionais e dar assistência para cidadãos do país que representa.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Fonte: Assistente de Viagem.

Já, os Consulados, têm a função de proteger dos indivíduos e empresas do país que representa dentro de outro território. Assim como as embaixadas, podem expedir passaportes e vistos. Aliás, são também responsáveis por dar assistência aos indivíduos que estão viajando ou morando no exterior. Esses dois ambientes são, portanto, os locais de trabalho de diplomatas e oficiais de chancelaria.

Agências de Inteligência

Essas instituições, basicamente, têm como objetivo investigar possíveis ameaças ao país, cuidar da segurança, defesa externa e relações exteriores. Dentro da área da segurança, por exemplo, também tem análise da dinâmica migratória, contrabando, tráfico de drogas, armas, pessoas e animais e terrorismo.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Reunião na ABIN – Fonte: Portal EBC.

No Brasil, inclusive, nós temos a Agência Brasileira de Inteligência. Criada em 1999, ela é responsável por todos os serviços já citados, bem como monitora as mudanças climáticas e produz relatórios para auxiliar na tomada de decisões políticas.

Ministérios

O  Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty, é o órgão responsável pelas relações do Brasil com os demais países. E, certamente, cuida da participação do país em organizações internacionais.

Sendo assim, sua principal função é executar a política externa.

Internacionalista - o que é, importância, onde atua?
Prédio do Itamaraty – Fonte: Metrópoles.

​Já, o Ministério do Desenvolvimento Industria e Comércio Exterior formula, por exemplo, executa e analisa políticas públicas. Basicamente, trabalha diretamente com o comércio exterior. Portanto, promove competitividade.

Aliás, apoio aos exportadores, gestão de políticas públicas de apoio a exportação, disponibilização de diversas informações são alguns dos serviços do internacionalista.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveita para ler sobre O que é Ciência Geopolítica e como ela interfere nas relações globais?

Fontes: Guia do Estudante e Mapa de Profissões.

Imagem de destaque: Catho.