Geografia

Países da Europa – Quantos são, quais são, suas capitais e os mais visitados

Os países da Europa são as nações que compõem o continente europeu. A grande maioria desses países tem alta expectativa de vida e economia desenvolvida.

Atualizado em 19/09/2019

Os países da Europa somam um total de 50 nações que, juntos, têm uma população de 730 milhões de pessoas. Ou seja, 11% da população mundial.

Dentre esses países, a Rússia é o maior em território. Basicamente, ela toma conta de 37% do continente europeu, com aproximadamente 17.075.400 km2.

Por outro lado, o menor país é o Vaticano. Sua área, inclusive, gira em torno de 0,44 km2.

O continente europeu está localizado no hemisfério norte. Aliás, ele é o menor dos cinco continentes em extensão, em torno de 10 milhões de km2 . Além disso, está dividido em quatro regiões: Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.

Certamente, a maioria dos países da Europa são bastante desenvolvidos. Basicamente, isso pode ser observado a partir das baixas taxas de criminalidade e analfabetismo, e alta expectativa de vida. Ademais, também são nações muito industrializadas de economia elevada.

Países da Europa e suas capitais:

  1. Albânia (Capital: Tirana)
  2. Alemanha (Capital: Berlim)
  3. Andorra (Capital: Andorra, a Velha)
  4. Armênia (Capital: Yerevan)
  5. Áustria (Capital: Viena)
  6. Bélgica (Capital: Bruxelas)
  7. Bielorrússia (Capital: Minsk)
  8. Bósnia e Herzegovina (Capital: Sarajevo)
  9. Bulgária (Capital: Sofia)
  10. Chipre (Capital: Nicósia)
  11. Croácia (Capital: Zagreb)
  12. Dinamarca (Capital: Copenhague)
  13. Eslováquia (Capital: Bratislava)
  14. Eslovênia (Capital: Liubliana)
  15. Espanha (Capital: Madri)
  16. Estônia (Capital: Tallinn)
  17. Finlândia (Capital: Helsinki)
  18. França (Capital: Paris)
  19. Grécia (Capital: Atenas)
  20. Hungria (Capital: Budapeste)
  21. Irlanda (Capital: Dublin)
  22. Islândia (Capital: Reykjavik)
  23. Itália (Capital: Roma)
  24. Letônia (Capital: Riga)
  25. Liechtenstein (Capital: Vaduz)
  26. Lituânia (Capital: Vilnius)
  27. Luxemburgo (Capital: Luxemburgo)
  28. Malta (Capital: Valeta)
  29. Moldávia (Capital: Chisinau)
  30. Mônaco (Capital: Mônaco)
  31. Montenegro (Capital: Podgorica)
  32. Noruega (Capital: Oslo)
  33. Países Baixos (Capita: Amsterdã)
  34. Polônia (Capital: Varsóvia)
  35. Portugal (Capital: Lisboa)
  36. República Checa (Capital: Praga)
  37. Macedônia do Norte (Capital: Skopje)
  38. Irlanda do Norte – Capital: Belfast
  39. Inglaterra – Capital: Londres
  40. Escócia – Capital: Edimburgo
  41. País de Gales – Capital: Cardiff
  42.  Romênia (Capital: Bucareste)
  43.  Rússia – país que pertence à Europa e à Ásia (Capital: Moscou)
  44.  San Marino (Capital: San Marino)
  45. Sérvia (Capital: Belgrado)
  46.  Suécia (Capital: Estocolmo)
  47.  Suíça (Capital: Berna)
  48.  Turquia – país pertencente à Europa e à Ásia (Capital: Ancara)
  49.  Ucrânia (Capital: Kiev)
  50.  Vaticano (Capital: Cidade do Vaticano)

União Europeia

Dentro da Europa, um grupo de 28 países forma o bloco econômico intitulado União Européia. Ou seja, nesse bloco, a circulação de pessoas e mercadorias é livre.

Portanto, não é necessário o uso de passaporte para os cidadãos dessas nações transitarem entre elas. Além disso, é adotado o euro, moeda única utilizada por todos os países do bloco.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia.

Países da Europa - curiosidades sobre o continente europeu
Bandeiras com o símbolo da União Européia – Fonte: Exame.

O bloco, então, tem como objetivos promover a paz, bem-estar, liberdade, segurança e justiça aos seus cidadãos. Também prevê a luta contra exclusão e discriminação social, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento científico-tecnológico e estabilidade de preços para um crescimento econômico equilibrado. Ainda é pregado o respeito às diferenças culturais e linguísticas.

Apesar de todos os benefícios de estar dentro da União Européia, desde 2017 o Reino Unido vive um processo de desligamento do bloco.

Países da Europa mais visitados

Basicamente, a Europa é um continente bastante procurado por sua história. Contudo, antes de fazer as malas, é importante saber que alguns dos países da Europa exigem que o turista contrate um seguro viagem antes de chegar ao seu destino.

Além disso, cada nação possui uma coleção de museus, monumentos e arquitetura que contam um pouco da cultura local. Alguns países, no entanto, atraem mais turistas do que outros. Veja quais são:

Itália

Países da Europa - curiosidades sobre o continente europeu
Fonte: Euro Dicas.

Localizada ao centro-sul da Europa, a Itália é bastante reconhecida por sua culinária, prédios históricos e obras de arte. Inclusive, dentre as cidades mais visitadas estão Roma e Veneza.

Na capital, aliás, os pontos turísticos mais famosos são Coliseu, Basílica de São Pedro, Panteão e também a Fontana di Trevi. Enquanto no arquipélago Lagoa de Veneza, o passeio principal são as gôndolas e balsas que passam pelos canais.

França

Países da Europa - curiosidades sobre o continente europeu
Fonte: Brasil Escola.

Conhecida por ter uma das melhores culinárias do mundo, a França está na Europa Ocidental. A cidade mais procurada no país, aliás, é sua capital Paris. Isso porque tem um clima bastante romântico.

Lá, é possível fazer passeios à beira do Rio Sena para apreciar a vista. Bem como visitar a famosa Tore Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre que carregam grande parte da história da humanidade.

Espanha

Países da Europa - curiosidades sobre o continente europeu
Fonte: CI – Intercâmbio e Viagem.

A Espanha, por outro lado, fica na Península Ibérica e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Basicamente, é um país bastante conhecido pela arte, música e movimentos culturais.

Por exemplo, em sua capital, Madrid, muitas pessoas vão à procura do flamenco. Outra cidade bastante visitada é Barcelona, onde é possível conhecer a Praça de Catalunha e a Basílica de Barcelona.

Holanda

Países da Europa - curiosidades sobre o continente europeu
Fonte: Agenda Capital.

Também conhecida como Países Baixos, a Holanda está na Europa Ocidental e possui excelentes índices sociais. A capital, Amsterdã, é muito notada pela quantidade de ciclovias, pois o uso de bicicletas ao invés de carros é comum.

A cidade também é considerada liberal, uma vez que são toleradas questões religiosas e o uso da maconha é legalizado. Além disso, lá estão localizados importantes museus como A Casa de Anne Frank.

Inglaterra

Países da Europa - curiosidades sobre o continente europeu
Fonte: Max Milhas.

Graças ao grande império monárquico, a Inglaterra recebe vários turistas em todas as épocas do ano. Inclusive, sua capital, Londres, é a cidade mais visitada de todo o mundo.

As construções antigas e a história do país chamam bastante a atenção. Alguns lugares como Big Ben, a roda gigante London Eye e o Palácio Westminster devem ser vistos por todos que passam por lá.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o continente europeu, então vem dar uma olhada em Como a Guerra dos 30 anos mudou o mapa da Europa.

Fontes: Euro Dicas e Brasil Escola.

Imagem de destaque: Estudar Fora.