Física & Química

Enxofre, o que é? Definição, características, aplicação e ciclo do enxofre

O enxofre é um dos elementos químicos que compõem a Tabela Periódica. Faz parte do grupo dos ametais, família dos calcogênios. 

Atualizado em 07/07/2020

A Tabela Periódica é formanda por grupos de elementos químicos que se dividem em cinco grupos diferentes, sendo os metais, os ametais, semimetais, gases nobres e o hidrogênio. Um dos elementos químicos que fazem parte da classificação química é o enxofre.

De forma geral, o enxofre está localizado no grupo dos ametais e, por conta disso, não possui boa condução elétrica. Além disso, o elemento químico faz parte da família 16 da Tabela Periódica, conhecida como a família dos calcogênios.

Só foi considerado como elemento químico em 1977, quando o químico Antoine Lavoisier – pai da Química moderna – percebeu que o composto possuía propriedades químicas. Assim, o composto químico é constituído por número atômico 16 e a massa atômica é igual a 32,07.

Vamos conhecer mais das propriedades que formam esse composto não-metal!

Características do enxofre

O enxofre é um dos elementos que formam a Tabela Periódica. Em síntese, faz parte do grupo dos ametais, localizado na família 16 da Tabela. A família 16 também é conhecida como o grupo dos compostos químicos calcogênios.

O nome do elemento químico deriva da palavra em latimsulphur”. Por conta disso, na Tabela Periódica, recebe como nominação o símbolo S. Na natureza, o enxofre é encontrado de duas formas: livre ou em compostos. Pode ser encontrado em todas as formas físicas, mas, quando em temperatura ambiente, o composto químico é sólido.

Enxofre, o que é? Definição, características, aplicação e ciclo do enxofre
O enxofre em temperatura ambiente é sólido.

Além disso, a cor do enxofre é composta por um amarelo forte, não possui gosto e o cheiro é semelhante ao de um ovo podre. Por ser um ametal, o composto químico não possui boa condução de eletricidade. Na natureza, dependendo do alótropo, pode ser encontrado no líquido, sólido ou gasoso.

De forma geral, o composto químico pode ser encontrado em vegetais e proteínas, além de regiões vulcânicas. Dentre os alimentos ricos em enxofre se destacam o feijão, a couve, o alho, cebola, lentilha, etc. Ou seja, o composto faz parte do funcionamento do corpo humano.

Enxofre, o que é? Definição, características, aplicação e ciclo do enxofre
Representação do enxofre na Tabela Periódica

Nos organismos vivos, o elemento químico é responsável por regular a glicose, potencializar a ação das vitaminas ingeridas, além de auxiliar no transporte de minerais. Além das regiões vulcânicas, o elemento químico está presente em outras partes da crosta terrestre, como no gás natural, no petróleo e em reservas de águas quentes.

São também características do composto químico:

  • Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4
  • O ponto de fusão (PF) é 115,2 ºC
  • O ponto de ebulição (PE) é 444,7 °C
  • Densidade: 2,07 g/cm³

Aplicação do enxofre

Quando falamos em compostos alótropos, estamos nos referindo a compostos que possuem duas ou mais formas no mesmo estado físico. No caso do enxofre, são quatro variedades alotrópicas, sendo S2, S4, S6 e S8. Ou seja, o que diferencia cada variedade alotrópica é o número de átomos que formam a estrutura molecular do elemento.

Das formas alotrópicas do enxofre, as mais comuns são o enxofre ortorrômbico – também chamado de rômbico – e o enxofre monoclínico. Assim, para que ocorra a formação de ambos os elementos é necessário que um anel com oito átomos se liguem. Nesse sentido, a diferença entre as duas formas está na composição molecular, ou seja, no número de átomos.

Enxofre, o que é? Definição, características, aplicação e ciclo do enxofre
Ciência em Ação

Em síntese, a aplicação do enxofre está presente, principalmente nas indústrias. Isso porque, o meio industrial utiliza o composto químico produção de ácido sulfúrico (H2SO4), um tipo de reagente. Além disso, é possível aplicar o elemento químico na vulcanização de borrachas naturais, bem como na produção de produtos de limpeza – como o detergente – e na produção de fertilizantes.

Além disso, a gasolina possui 50 mg/kg, ou seja, 50 ppm, partes por milhão, de enxofre. Dessa forma, quando o composto é liberado na atmosfera, ele se junta com outros gases atmosféricos. Quando em contato com o oxigênio, o composto químico forma dióxido de enxofre (SO2), sendo prejudicial à atmosfera. Uma das consequências da queima desse composto tóxico é a chuva ácida, por exemplo.

Ciclo do Enxofre

O ciclo do enxofre ocorre em diferentes processos, como na água, na atmosfera e no solo. De forma geral, é essencial para os estudos geológicos e para os seres vivos. A maior quantidade do elemento químico pode ser encontrada na crosta terrestre. Na atmosfera também é possível encontrar a presença do enxofre, porém, em quantidades menores.

Assim, o ciclo do composto químico se inicia quando as plantas absorvem o elemento químico para a produção de aminoácidos. Dessa forma, a partir do processo de decomposição de plantas e animais, o composto volta para as camadas terrestres e se aloja em rochas. Com isso, o elemento químico é liberado para o meio ambiente.

Enxofre, o que é? Definição, características, aplicação e ciclo do enxofre
Atividades vulcânicas de do elemento químico S.

Além disso, o enxofre pode ser liberado na atmosfera por meio de atividades vulcânicas e até pela ação humana. Neste caso, o composto é liberado por indústrias e na queima de combustíveis, liberando dióxido de enxofre (SO2). Neste caso, a liberação de SOe SOna atmosfera agrava a ocorrência de chuvas ácidas. Por fim, SOe SOsão responsáveis por desregular o ciclo natural do elemento químico.

Você sabia?

Durante a antiguidade, os homens das cavernas utilizavam o enxofre para registrar as pinturas rupestres. Além disso, na civilização egípcia, o composto químico era utilizado em rituais religiosos e compunha um dos primeiros medicamentos usados na história.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também as características do Carbono e do Hidrogênio 

Fontes: Info Escola, Toda Matéria e Manual da Química 

Imagens: SIMI, Medium e Ciência em Ação,

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.