Geografia

Entenda o que é o ciclo da água qual sua importância para a vida na Terra

O ciclo da água é o grande responsável pela transformação da água na natureza e está diretamente relacionado com nossa existência no planeta.

Atualizado em 02/08/2019

O ciclo da água é o contínuo processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro.

A água pode se apresentar nos estados líquido, sólido ou gasoso.

Damos o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico a essa transformação e circulação da água. Ela pode passar pelos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

A água está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.

O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que vai determinar a variação climática e interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos.

Ciclo da água na natureza

O ciclo da água ocorre em cinco etapas, a saber: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

A evaporação se dá quando o calor do sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos. Nesse momento há a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso.

Quando o vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas. Com a formação das nuvens se dá o processo de condensação, que são gotículas suspensas no ar.

O ciclo da água é uma constante renovação que garante a vida na Terra

Se água condensada se acumula na atmosfera, ocorre a precipitação, quando as gotículas pesam e caem na forma de chuva.

Quando a chuva cai sobre a superfície terrestre, ocorre a infiltração de uma parte dessa água, que vai se acumular nos lençóis subterrâneos.

A água infiltrada pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, devolvem à atmosfera por meio do processo de transpiração.

Vale lembra que a água também pode escoar no solo e abastecer os rios, que deságuam em mares e oceanos. Reinicia-se assim todo o processo do ciclo da água.

Nas regiões frias, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.

A importância do Ciclo da Água

A água está presente em abundância na Terra, mas muitos locais sofrem com a escassez do líquido.

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, no ano de 2025, metade da população enfrentará problemas relacionados à falta de água doce.

No organismo dos seres vivos, a água é usada em processos de síntese de substâncias orgânicas. Ela age também como solvente e reagente de reações químicas em nível celular.

Considerando estes fatos, podemos perceber que a água é extremamente importante para a manutenção da vida na Terra.

O ciclo da água é uma constante renovação que garante a vida na Terra

Você sabia?

O corpo humano adulto tem até 65% de água em sua composição, mas um recém-nascido tem 78%.

O planeta Terra tem 70,9% de sua superfície coberta por água. Somente 3% da água do mundo é doce, ao passo que desse total 70% está na forma de gelo ou no solo.

Existe mais água na atmosfera do que em todos os rios do mundo juntos.

Achou interessante ler sobre o Ciclo da Água? Então não deixe de conhecer também interessante matéria sobre os dez principais tipos de climas do planeta Terra.

Fonte: Sua Pesquisa, Toda Matéria, Só Biologia, Brasil Escola, Mundo Educação, Cola da Web, Escola Kids.