Ciências

Ponto de Fusão, o que é? Definição, fatores e ponto de ebulição

Ponto de fusão está relacionado com a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido, como as geleiras.

Atualizado em 25/01/2020

Você, provavelmente, já deve ter observado que quando colocamos gelo fora do congelador e ele começa a derreter. Certo? Pois bem, à esse processo damos o nome de ponto de fusão. Ou seja, é o processo de transição da temperatura do estado sólido para o líquido. Nesse sentido, o processo é completo quando a água atinge 0º.

Por outro lado, quando colocamos água para ferver e, logo após, uma fumaça começa a surgir, damos o nome de processo de ebulição. Ou seja, é a transição do estado líquido para o estado sólido da substância. Dessa maneira, em relação à água, o processo de ebulição ocorre quando é atingido a temperatura de 100º.

Entretanto, é importante lembrar que esses valores equivalem à substâncias puras. Assim, o processo de fusão ou ebulição ocorre quando é aplicada pressão sobre as substâncias puras, caracterizado por ser um valor constante.

Ponto de fusão e ebulição

Para que o cálculo da substância seja feito e, logo após, constate a pureza da matéria, é necessário aplicar uma das técnicas. Sendo assim, o valor não pode ser superior a 1ºC no momento da fusão. Caso isso ocorra, significa que a substância não é pura.

Ponto de Fusão, o que é? Definição, fatores e ponto de ebulição
O gelo derrete porque há a ocorrência do ponto de fusão, provocando o aquecimento das moléculas. Fonte: Todo Estudo

Por outro lado, o ponto de ebulição não leva em consideração o fato da pureza das substâncias. Porém, isso não elimina a ocorrência da variação de temperatura. Como também ocorre no ponto de fusão, aqui, caso haja variação de temperatura que supere 1ºC, a substância é classificada como mistura.

Ponto de fusão

Como o ponto de fusão e ebulição ocorrem com elementos periódicos, quando há o aumento do número de átomos, ocorre também o aumento das temperaturas. Assim, é possível observar o fato quando o processo de fusão está ocorrendo.

Em síntese, a fusão de uma substância ocorre quando esta está recebendo calor. Após o calor aplicado sobre a substância, moléculas começam a se agitar e a temperatura aumenta. Isso ocorre, por exemplo, quando colocamos gelo fora do congelador. Ou seja, o calor externo é aplicado na substância, o gelo, que logo começa a derreter.

O processo se explica pelo fato da agitação das moléculas romperam as ligações existentes entre os átomos. Assim, é possível que ocorra a transformação do estado sólido (gelo) para o líquido (água).

Para ilustrar o valor constante sobre as substâncias, confira alguns valores de pontos de fusão:

  • Mercúrio -38,83 °C
  • Bromo – 1,21 °C
  • Etanol – 114,3 °C
  • Acetona – 95 °C
  • Nitrogênio – 209,9 ºC
  • Criptônio – 157,38 °C
  • Hélio – 272,2 °C
  • Chumbo-  327,46 ° C
  • Urânio – 1132,2 °C
  • Zircônio – 1855 °C

Ponto de Ebulição

A ponto de ebulição é facilmente observado quando colocamos água para ferver. Isso porque, quando aquelas bolhinhas começam a subir significa que a água atingiu a temperatura de 100ºC e começou a evaporar.

Ponto de Fusão, o que é? Definição, fatores e ponto de ebulição
Processo de mudança da água do estado líquido para o gasoso. Fonte: twitter

Dessa forma, a substância só passa de um estado para o outro quando há a presença de calor aplicado sobre as moléculas. Vale lembrar que durante o processo, a temperatura aplicada sobre a substância é constante.

Gostou da matéria? Então, o que acha de conferir esses outros textos sobre Pósitrons e Cometas?

Fontes: Info Escola, Educa mais Brasil e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: YouTube

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.