Geografia

Rochas – O que são, diferença entre rochas e pedras, e principais tipos

Rocha é um conjunto natural de minerais. Assim, existem três tipos de classificação, as rochas magnéticas, as sedimentares e as morfológicas.

Atualizado em 19/10/2019

Provavelmente você já deve ter visto os nomes pedras, rochas e minerais. Para leigos, saber diferenciar cada termo pode ser tarefa complicada. Por isso, existem classificações para denominar cada tipo, forma e etc.

Assim, a diferença primordial entre pedra e rocha seria no material que compõe cada uma. Deste modo, pedra (também denominado de mineral) é um material sólido natural. Além disso, é inorgânico, homogêneo, possui composição química definida e uma estrutura cristalina.

Por outro lado, rocha é um conjunto natural de minerais contendo proporções definidas. Assim, podem variar de acordo com a morfologia, brilho, cor, transparência, densidade, volume, uso e nomes.

Rochas, o que é? Entenda a diferença entre minerais e os principais tipos
Fonte: YouTube

Principais tipos de rochas

Para que a estrutura geológica de um luga seja definida é necessário entender quais tipo rochosos compõe a região. Assim, as rochas são compostas por dois ou mais minerais. Logo, alguns exemplos são o quartzo, grafita, calcita, mica, feldspato, talco, diamante e etc.

Dessa forma, os materiais rochosos podem ser classificadas em três tipos: as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Magmáticas

Rochas, o que é? Entenda a diferença entre minerais e os principais tipos
Granito, exemplo de rocha magmática. Fonte: Info Escola

As primeiras rochas do planeta são denominadas de magmáticas. Assim, também chamadas de ígneas, são formadas por meio do resfriamento do magma – massa mineral pastosa. Deste modo, pode ser facilmente encontrado em vulcões.

Em resumo, o magma é produzido no interior do Planeta Terra. Assim, quando o material sólido sobe à superfície ocorre o processo de resfriamento, solidificando o mineral pastoso. Logo, o resultado do resfriamento são rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas, quando esse é formado na superfície.

Por outro lado, quando o resfriamento ocorre no interior da Terra as rochas são denominadas rochas magnéticas plutônicas ou intrusivas. Confira alguns exemplos de rochas magmáticas:

  • Basalto – tipo de rocha magnética mais comum. Além disso, é utilizado como paralelepípedo para o calçamento de ruas;
  • Granito –  é polido e usado no revestimento de pisos, paredes e tampo de pia de cozinhas e de banheiros. Pode ser também, usado como calçamento de ruas, quando não houver polimento;
  • O diorito – utilizado especialmente para fazer pedra britada para construção de estradas.

Sedimentares

Rochas, o que é? Entenda a diferença entre minerais e os principais tipos
Fonte: Professora Evelyn

Como o próprio nome propõe, as rochas sedimentares são o resultado de atritos entre outros minerais. Além disso, podem ser originadas a partir da degradação de matérias orgânicas presente na superfície do aglomerado de minerais.

Ou seja, mudanças climáticas como vento, chuva, a água de rios e mares causa o desgastamento das superfícies rochosas. Para a formação dos tipos rochosos sedimentares, os detritos precisam se acumular e consolidar. Assim, podem ser chamadas também de rochas estratificadas. Logo, os principais tipos são:

  • Arenito –  empregado na fabricação de vidros;
  • Argila – usada na fabricação de tijolos e telhas;
  • Carvão mineral – utilizado como combustível.

Metamórficas

Em resumo, é o resultado da transformação das rochas magmáticas e sedimentares. Ou seja, a transformação é causada por fatores eternos como umidade, calor e pressão.

Rochas, o que é? Entenda a diferença entre minerais e os principais tipos
Rochas metamórficas. Fonte: Aulazen

Assim, como resultado da transformação, o conjunto de minerais passa a possuir características diferentes e a composição é alterada. Deste modo, podemos citar como exemplo:

  • O mármore – utilizado na construção e na criação de monumentos;
  • O quartzito – utilizado para fins ornamentais, é uma rocha parecida com o mármore, porém, mais resistente.
  • O gnaisse – utilizada na ornamentação e na construção civil.

Gostou da matéria? Então, confere essa outra sobre Planeta Terra – Camadas, medidas, movimentos e curiosidades

Fonte: Toda Matéria, Brasil Escola, CPRM

Fonte imagem destaque: Agência Fapesp

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.