História

Antiguidade, o que é? História, divisões e características da Idade Antiga

Antiguidade, na divisão da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente.

Atualizado em 27/08/2020

A História da humanidade é divida em quatro fases distintas. Assim, cada fase é responsável por guardar descobertas e significados diferentes. Uma dessas fases é a Idade Antiga, também conhecida como Antiguidade. Dessa forma, é o período que que engloba o fim do Neolítico, por volta de 4.000 a.C., e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d. C.

Todavia, o termo Antiguidade foi definido pelos europeus. Isso porque, acreditavam que esse período da História guarda particularidades específicas. Nesse sentido, foi durante a Idade Antiga que a escrita foi descoberta, por exemplo. Assim, foi na Mesopotâmia que os primeiros registros escritos foram encontrados, por volta de 4.000 a.C.

Assim, com a descoberta da escrita a História foi dividida da Pré-história. Ou seja, de acordo com essa concepção os períodos foram divididos entre onde há escrita e onde não há. Entretanto, a divisão apenas tinha o intuito de mostrar uma suposta superioridade dos povos europeus em relação aos povos africanos, americanos e asiáticos. Nesse sentido, só há história se a escrita estiver presente.

Divisões da Antiguidade

A Idade Antiga é um período da História que se divide em Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica. Dessa forma, o que difere os dois períodos históricos são os povos que fizeram parte das civilizações.

Antiguidade, o que é? História, divisões e características da Idade Antiga
Pirâmides no Egito, uma das mais famosas construções realizadas pela civilização egípcia. Fonte: História de tudo

Assim, a Antiguidade Oriental era composta pela civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, como também os hebreus, fenícios e persas. Por outro lado, a Antiguidade Clássica, também chamada de Ocidental, era composta pelos gregos e romanos.

Antiguidade Oriental x Antiguidade Clássica

Em síntese, a Antiguidade Oriental está relacionada com a presença das civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica. Assim, foram povos que construíram características e divisões específicas. Logo, os povos europeus foram os responsáveis pela divisão territorial no que chamaram de Oriente.

Todavia, foram civilizações que se localizavam onde hoje está o norte da África e o Oriente Médio, próximo à região do Mar Mediterrâneo. Dessa forma, são civilizações estudadas pela História pelo fato de terem estabelecido contatos com outras civilizações europeias. Logo, eram contatos relacionados à cultura e à economia.

Antiguidade, o que é? História, divisões e características da Idade Antiga
Coliseu em Roma, na Itália. Construção da civilização romana que surgiu no Século VIII antes de Cristo. Fonte: Info Escola

Por outro lado, a Antiguidade Clássica se refere as civilizações grega e romana, base da formação da civilização europeia. De fato, foi um período repleto de contribuições para a formação do Ocidente. Isso porque, foram várias as descobertas na filosofia, artes plásticas, ciência e também a própria forma de se construir a História. Assim, historiadores com Heródoto, Tucídides e Tito Lívio foram imprescindíveis para essa construção histórica.

Você sabia?

  • Com a divisão histórica, algumas civilizações antigas foram excluídas, por não possuir relações com os povos europeus, tanto cultural como economicamente. Como no caso da civilização chinesa;
  • Civilizações pré-colombianas também foram excluídas da Idade Antiga, por também não terem contato com os povos europeus;
  • Os períodos históricos são divididos em Idade Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea.

Gostou da matéria? Então, corre e confere esses outros textos sobre o Barroco e o Período Regencial

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Moodle

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.