História

Arte rupestre: o que é, quando, onde e por quem foi feita?

A arte rupestre ainda é um mistério para a humanidade, porém causa admiração e também nos conta como era o cotidiano no mundo pré-histórico.

Atualizado em 24/09/2019

A arte rupestre são as criações artísticas da Pré-História e possivelmente datadas de 40.000 a.C. É também denominada pintura ou gravura rupestre. Mas não é possível precisar a idade das pinturas, posto que a datação por carbono pode conter erros.

Pode-se encontrar a arte rupestre em todos os continentes da Terra, certamente que feita na Era Paleolítica. Inclusive no Brasil há numerosos sítios arqueológicos preocisos e bem conservados.

A arte rupestre prova que entre 30 e 40 mil anos o homem já havia evoluído intelectualmente. Com isso ele ganhou a capacidade de se expressar através de manifestações artísticas. Isso propiciou conhecer seus hábitos, os animais que viviam na época e até sua organização de caçada.

Conheça a bela arte rupestre e saiba quando, onde e por quem foi feita

O que caracteriza o período

As pinturas rupestres se diferenciam entre si, quer pelo tema escolhido, quer pelo material utilizado. Umas são gravadas em baixo-relevo e outras na superfície lisa das rochas.

Outra distinção que deve ser feita é quanto a arte rupestre, que está ao ar livre, e a parietal, encontrada em cavernas.

Mas no geral o tema escolhido é o mesmo, posto que refletia a realidade em comum da época. Retratavam as caçadas, o dia a dia, os animais da região ou simples abstrações.

Conheça a bela arte rupestre e saiba quando, onde e por quem foi feita

Matéria prima da pintura

Evidentemente que servia de pigmento aquilo que estava ao redor, já que não havia nenhuma sofisticação. Ele empregavam a argila misturada com algum mineral ou então carvão moído, que fixava a tinta.

Empregavam igualmente a clara de ovo, sangue e gordura de animais, fezes de morcegos, além de ceras e resinas vegetais.

Particularidades da arte rupestre

Na análise das técnicas empregadas na arte rupestre, é possível notar desde riscos simples até traços mais sofisticados. Em alguns locais chegou-se ao elaborado emprego do claro-escuro e da técnica policrômica.

O tema escolhido são cenas do dia a dia, além de caçadas e da luta pela sobrevivência. Muitos animais são encontrados nesses desenhos, em especial bisões, cervos e felinos. Já foram catalogados contornos de mãos e também simples riscos sem maior significado.

Conheça a bela arte rupestre e saiba quando, onde e por quem foi feita

Os sítios mundo afora

Foi há aproximadamente um século e meio que o mundo tomou conhecimento da arte rupestre. Os desenhos nas cavernas de Altamira, na Espanha, foram as primeiras que se fizeram conhecer. Depois foram descobertas outras na Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e França.

Na França, nas Caverna de Les Trois-Frères há muitos exemplares do Paleolítico Superior. E os sítios de Lascaux se tornaram Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Brasil também tem muitos exemplares de arte rupestre, principalmente a parietal. Podemos citar, por exemplo, as do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Mas tem também a de Cariris Velhos, na Paraíba, e em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Achou legal conhecer um pouco mais sobre a arte rupestre, pois então leia também sobre a Era Cenozoica: contexto histórico, geográfico e modificações.

Fonte: Portal da Arte, Wikipédia, Info Escola, Cultura Mix, Toda Matéria, Acrilex, Colégio Web, Mega Curioso, Sua Pesquisa, Último Segundo, Sputnik, Veja.

Fonte das imagens: Acredite ou não, Wikipédia, ConceitosRed Cántabra.