Física & Química

Metais – Definição, características, tipos e produção

Os metais são elementos ou substâncias metálicas caracterizadas pela sua boa condutividade térmica e elétrica, geralmente apresentam brilho.

Atualizado em 07/05/2020

Os Metais possuem características difíceis de esquecer. Além de brilhosos, são sólidos em temperatura ambiente e está presente na nossa história há muito tempo. O material mais usado para produção de moedas, o metal é um dos elementos mais conhecidos da tabela periódica.

Se observarem bem, a tabela, na sua maioria, é composta por vários metais. Dos 118 elementos, 94 são metais. No geral, esse elemento é um ótimo condutor de calor e sua forma física pode ser manuseada de diversas maneiras.

Características

Metais -
Fonte: Puma materiais

Para reforçar, enfim, as características do metal ressaltamos novamente que o elemento é um ótimo condutor de calor e eletricidade. A panela de ferro, por exemplo, que usamos para cozinhar, tem capacidade maior de retenção de calor. A representação mais comum para entendermos sua capacidade de condução elétrica são os fios de cobre, esses mesmos que estão na sua casa, ou nos postes de luz.

A partir daí, podemos estabelecer, então, que os metais são dúcteis, ou seja, bons condutores de eletricidade. Sabe quando ariamos bem as louças de alumínio do armário? Então, quando fazemos isso o material expõe outra característica visível: quando polido se torna brilhoso. Mas, o que não poderíamos deixar de citar é prata e o ouro.

Os metais também apresentam alta densidade. Sabe aquela pontinha da caneta, então, ela é chamada de Ósmio, o elemento mais denso dessa categoria. Mas, o que quer dizer densidade? Resposta: dizer que algo é denso é dizer que sua massa é maior em comparação ao seu volume.

Este material, portanto, também é um ótimo formador de cátions, cargas positivas. Sabe aquele número que normalmente está acima do símbolo dos elementos dos metais, pois é, provavelmente o valor sempre será positivo devido a essa extraordinária característica.

Tipos de metal

Metais -
Fonte: Ah duvido

Consequentemente, vários os tipos de metais estão presentes no nosso dia a dia, isto é, graças a sua extensa existência. Litamos abaixo:

Ferrosos

Ferro: São aqueles que na maioria dos casos temos em casa. Utensílios domésticos, ferramentas, as latinhas de cerveja ou refrigerante, entre inúmeras outros objetos do dia a dia.

Aço: são bem mais densos como, por exemplo, peças de carro, cabos usados na construção civil

Não ferrosos

Alumínio: estes já são um pouco mais finos e retém menos calor como panelas, lustres ou aparelho de luz, tesouras.

Cobre: aqui os cabos eletrônicos são completamente feitos deste material, algumas moedas também são produzidas com esse elemento.

Metais pesados

Chumbo: munição, baterias de automóveis, lâmpadas resistentes e flexíveis.

Níquel: são as baterias de celular.

Zinco: pilhas, baterias de celular, o clipe.

Mercúrio: Lâmpadas fluorescentes, termômetros entre outros.

Ligações químicas envolvendo metais

Metais -
Fonte: Quero bolsa

Lembra quando dizemos que o metal é ótimo formador em cátions, então, se ele tem bastante carga positiva, isto é, significa que ele perde muitos elétrons, cargas negativas. Esse fenômeno permite que haja dois tipos de ligações a iônica e a metálica.

A primeira ocorre entre um ametal ou um hidrogênio, neste caso um dos dois ganham elétrons. Na ligação metálica o processo só ocorre quando há átomos de um único metal. A camada de elétrons da camada de valência se desloca fazendo com o que o átomo se torne positivo.

História

Metais -
Fonte: Ecyrcle

Primeiramente, ferro foi descoberto está presente desde a pré-história que até nomeou esse período com Idade do Ferro. Neste tempos os seres humanos deixaram de produzir seus instrumentos de pedra e passaram a dominar o ferro, o fogo era o principal aliado na extração do material. Com isso ferramentas agrícolas foram criadas, até utensílios de guerras.

O Aço também ganhou espaço na história, mas juntamente com ele a extração de madeira começou a aumentar, porque o processo dependia que altas temperaturas. Com isso, os fornos ganharam destaque aqui, já que contribuíam para a produção dos objetos.

Entretanto,

Por fim, leia também sobre a Radioatividade – o que é, conceitos, tipos, uso e lixo radioativo

Fonte: Recicloteca, Manual da química, Infoescola. Britannica Escola, Brasil Escola, Recicloteca, Quero Bolsa.

Imagem de destaque: Galvaminas