Biologia

Reino Vegetal, origem, características e classificações

O Reino Vegetal é composto por organismos que conseguem produzir o próprio alimento e por conta disso estão na base da cadeia alimentar.

Atualizado em 26/11/2019

O Reino Vegetal, também chamado de Reino Plantae, é composto por organismos autótrofos e clorofilados. O autotrófico é aquele que produz seu próprio alimento, já o clorofilado produz a clorofila.

São ainda seres fotossintetizantes, uma vez que se utilizam da luz solar para realizar a fotossíntese. Este é o processo em que a planta se utiliza da energia do Sol, posto que com ela produz energia.

Os membros do Reino Vegetal estão na base da cadeia alimentar, uma vez que produzem matéria orgânica. Com isso conseguem alimentar os seres heterótrofos, que por sua vez alimentam outros organismos consumidores.

A origem do Reino Vegetal

Há teorias que defendem que o Reino Vegetal se originou de algas de grupos protistas desenvolvidos na água. Assim, as algas verdes aquáticas seriam os ancestrais diretos das atuais plantas.

Reino Vegetal: origem, características e classificação

Acredita-se que, por volta de meio bilhão de anos atrás, as plantas migraram para o ambiente terrestre. Ali teria sido mais favorável a elas, já que poderia captar melhor a luz, assim como facilitou a troca gasosa.

Todos esses fatores foram oportunos para o desenvolvimento da respiração e da fotossíntese. Obviamente, certos grupos de plantas permaneceram vivendo em ambiente aquático. Mas as que vieram para a terra encontraram menos água, inclusive boa quantidade dentro do solo.

Então, para a sobrevivência no novo ambiente, tiveram que desenvolver certas estruturas peculiares. As raízes lhes permitiram absorver a água subterrânea, além disso os formatos das folhas diminuíram a perda do líquido. Estava assim consolidado o Reino Vegetal.

As características do Reino Vegetal

Sem a existência do Reino Vegetal, a vida na Terra não se desenvolveria. É que seus componentes são capazes de produzir a fotossíntese. Isso quer dizer que eles absorvem a luz solar e a transformam em energia.

Reino Vegetal: origem, características e classificação

A fotossíntese se dá por meio da ação da clorofila, isto é, o pigmento existente no cloroplasto, que dá a cor verde às plantas. Com isso elas são capazes de produzir o próprio alimento, sendo chamadas de autotróficas.

O surgimento do oxigênio em grande escala na Terra, tão essencial à vida animal, teve seu início no Reino Vegetal. É que as plantas foram capazes de retirar o gás carbônico da atmosfera para, utilizando-se da água, produzir glicose. Após, passaram a liberar o gás oxigênio.

Além disso, por serem indivíduos fotossintetizantes, produzem matéria orgânica que alimenta muitos seres vivos. Elas agem na base das cadeias alimentares, propiciando assim a sobrevivência da diversidade da vida terrestre.

Os membros do Reino Vegetal são eucariontes, posto que têm núcleo celular organizado. São igualmente autótrofos, já que produzem o próprio alimento, além de fotossintetizantes (fotossíntese). Suas células (multicelulares) são compostas por vacúolos, cloroplastos e celulose.

A classificação do Reino Vegetal

Compõem o Reino Vegetal:

  • as plantas vasculares, já que apresentam vasos condutores de seiva. São elas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
  • as plantas avasculares, ou seja, sem esses vasos, que são as briófitas.

Esses critérios de divisão são, na verdade, para facilitar o estudo dos vegetais, posto que melhor os diferenciam.

As plantas briófitas não gostam do Sol

Reino Vegetal: origem, características e classificação

As chamadas briófitas são plantas de porte pequeno e que não gostam de receber diretamente a luz do sol. É que o habitat delas são locais úmidos, a exemplo dos musgos. Elas se reproduzem por metagênese, em que há uma fase sexuada (produz gametas) e outra assexuada (produz esporos).

As briófitas não têm vasos para conduzir a seiva, posto que o processo se dá por difusão celular. Os nutrientes são transportados lentamente, diferenciando-as dos demais vegetais.

As pteridófitas habitam locais úmidos

Reino Vegetal: origem, características e classificação

As pteridófitas são plantas terrestres, mas que habitam em locais com muita umidade, a exemplo das samambaias. Elas possuem vasos condutores de seiva, além de raiz, caule e folhas. Sua reprodução se dá numa fase sexuada e outra assexuada.

Se o caule das pteridófitas é subterrâneo, ele é chamado de rizoma. Mas se as plantas se sustentam em outras, denominam-se epífitas, como os chifres-de-veado.

As gimnospermas são vasculares e sexuadas

Reino Vegetal: origem, características e classificação

No grupo das gimnospermas está uma enorme variedade de árvores e arbustos de portes diversificados. Essas plantas têm vasos condutores de seiva, isto é, são vasculares. Possuem igualmente raiz, caule, folha e também sementes. São exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros e araucárias.

Sobre sua reprodução, ela é sexuada. Seus órgãos masculinos produzem o pólen, que é levado por agentes polinizadores. Quando atinge os órgãos femininos da planta, dá-se a fecundação. Outra particularidade das gimnospermas são semente que não estão no ovário.

As angiospermas estão no maior grupo

As angiospermas são plantas vasculares, isto é, apresentam vasos condutores de seiva. Seu habitat é dos mais diversificados. Nesse grupo estão espécimes dos mais variados tipos, posto que variam de pequeno e grande porte. As angiospermas estão no maior grupo do Reino Vegetal, já que ali se encontram por volta de 200 mil espécies.

Reino Vegetal: origem, características e classificação

A maior distinção entre as angiospermas e as gimnospermas é que suas sementes ficam dentro do fruto. Mas a reprodução é semelhante, uma vez que a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino. No grupo das angiospermas estão a jabuticabeira, o babaçu, o bambu, a mandioca, o trigo, o café e muitos outros.

Leia também sobre a fotossíntese, o que é, como acontece, reações, etapas e finalidade.

Fonte: Toda Matéria, Brasil Escola, IPED, Só Biologia, Wikipédia, Toda Biologia, Grupo Escolar, Quero Bolsa, Stoodi, Cola da Web, Resumo Escolar, Conceitos, Estudo Prático.

Fonte das imagens: Renioclark, WikipédiaTentative Plant Scientist, Azeitona Verde, Cepolina, Matador, Grado.