Ciências

Estados físicos da água, quais são? Quantos são? E as mudança dos estados

Existem três estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso. Ela pode mudar de um para o outro de acordo com a temperatura.

Atualizado em 26/02/2020

Os três estados físicos da água dizem respeito ao ciclo dessa substância na natureza. Sua movimentação gera processos de transformação fazendo com que a possa ser líquida, sólida ou gasosa. Essa mudança tem a ver com a pressão e temperatura. Cada um desses estados corresponde a uma fase de agregação das partículas. Ou seja, o espaço entre elas muda conforme o estado físico.

O ciclo da água é imprescindível para a existência de vida na Terra. Ela cobre 71% da superfície do planeta e é formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). Desse modo, sua fórmula química é H2O. Quando 100% pura, ela é composta apenas por essas estruturas. Contudo, na natureza ela está misturada com outros componentes como sais. Assim, dizemos que a água doce tem menos sais do que a água salgada.

Além disso, possui alta capacidade de dissolver substâncias. Como diz o ditado: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Portanto, é chamada de “solvente universal”. E, para que haja a mudança de estados físicos da água, ela passa por diferentes processos: Fusão, Vaporização, Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.

Estados físicos da água - quantos e quais são? Mudança dos estados
Fonte: Notícias ao Minuto.

Os três estados físicos da água00

A água é encontrada em maior parte no seu estado líquido. No planeta está em rios, lagos, oceanos, nos encanamentos das nossas casas. Sendo assim, a água líquida não possui uma forma específica. Ela assume o formato do recipiente no qual se encontra. Nesse estado, é mais densa do que quando gasosa e é comprimida com dificuldade. Portanto, seu volume é praticamente constante.

No estado gasoso, ela também não tem uma forma própria e não pode ser vista a olho nu.  As partículas se encontram bastante afastadas umas das outras, logo, se expande com facilidade. Bem como tem baixa densidade e é facilmente comprimida. A água chega nesse estado físico ao passar pelo processo de evaporação. Posteriormente ela se condensa, se torna pequenas gostas que formam nuvens.

O último dos estados físicos da água é o sólido. Assim, ela possui forma de acordo com o recipiente que a molda. E pode até ter formato regular, como no caso dos cubos de gelo. As partículas de água ficam muito próximas. Desse modo, praticamente não pode ser comprimida, fazendo com que seu volume seja constante. Na superfície terrestre está presente como neve, geleiras e granizo.

Estados físicos da água - quantos e quais são? Mudança dos estados
Fonte: Trabalhos para Escola.

Mudanças de estado

Existem cinco processos que levam aos três estados físicos da água. Eles ocorrem de acordo com a temperatura a qual a substância é submetida.

  • Vaporização: É a mudança do líquido para o gasoso. Esse fenômeno pode acontecer de três maneiras. A evaporação é um processo lento e gradual observado na natureza. Por exemplo, uma poça de chuva que evapora com o calor do sol. Já a ebulição é mais rápida e ocorre quando a água atinge 100ºC. Essa temperatura é conhecida como ponto de ebulição (PE). Podemos observar isso na chaleira.

Por fim, a calefação é um processo quase instantâneo. A água encosta numa superfície que está aquecida acima do PE e logo o líquido vira vapor. De qualquer forma, para as 3 acontecerem é preciso que a temperatura mínima da água seja 100ºC.

  • Solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Dessa forma, é necessário um resfriamento da água. Para atingir o ponto de solidificação, é preciso que a temperatura seja de 0ºC. Assim é formado o gelo.
  • Condensação: É a mudança do estado gasoso para o líquido. O vapor de água é resfriado se transformando em pequenas gotas de água. Por exemplo o orvalho nas plantas, ou a água na tampa da panela que está cozinhando alimentos.
  • Fusão: É a transformação de sólido para líquido. Para isso é preciso haver um aumento na temperatura. Ou seja, é necessário ultrapassar 0ºC para o gelo começar a derreter. Sendo assim, 0ºC também é ponto de fusão.
  • Sublimação: É a passagem do gasoso direto para o sólido. Ou seja, a água não passa pelo estado liquido. Esse é um fenômeno pouco comum na natureza. Geralmente ocorre de forma induzida, por exemplo, em substâncias como a naftalina e o gelo seco.
Estados físicos da água - quantos e quais são? Mudança dos estados
Fonte: Ensinar Hoje.

Dados técnicos

Todos os três estados físicos da água estão presentes no nosso dia-a-dia. Gostou de aprender sobre eles? Então vem conferir outros conteúdos relacionados a esse tema, como Poluição da água, tipos, causas e consequências da poluição da água.

Fontes: Toda Matéria, Cola da Web e Educa Mais Brasil.

Imagem de destaque: Demae.