MENU
Camadas da Terra: como é a divisão da estrutura interna de nosso planeta
As Camadas da Terra são uma classificação utilizada para ajudar no estudo a respeito da estrutura interna do nosso planeta.

O estudo das camadas da Terra é feito por perfurações, até certo ponto, e posteriormente por ondas sísmicas.
A Terra é formada por três camadas, a saber: a crosta, o manto e o núcleo.
Cada camada tem características e temperaturas diferentes, que são mais quentes conforme se aproxima do núcleo.
O homem nunca chegou ao núcleo da Terra, mas o estudo sobre a estrutura interna do planeta é possível graças ao trabalho dos geofísicos, os quais se dedicam ao estudo da sismologia.
Eles observam os fenômenos das ondas sísmicas e contam com a ajuda de aparelhos para definir as características de cada camada.
Quais as camadas da Terra?
A Terra tem em sua formação três camadas:
A Crosta Terrestre, que é a camada mais superficial, posto que de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
Já o Manto se localiza abaixo da crosta e apresenta propriedades sólidas.
O Núcleo é a camada mais interna bem como quente da Terra. Pode ser Núcleo Externo, que é formado por níquel e ferro líquido, bem como Núcleo Interno, também formado de níquel, mas com ferro sólido.
É na Crosta Terrestre que vivemos
A Crosta Terrestre é a parte externa da Terra, que cobre todo o planeta e onde vivemos. Ela é formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio.
A Crosta pode ter até 40 km de espessura, mas variando entre os continentes e os oceanos. É formada pelas Placas Tectônicas, que são grandes porções sólidas se movendo lentamente.
A região chamada Descontinuidade de Mohorovicic separa a Crosta do Manto Terrestre.
O Manto está abaixo da Crosta
O Manto é a camada mais extensa, localizada sob a Crosta da Terra. É composta por diferentes tipos de rochas, como silício e magnésio, que são líquidas por conta do calor do Núcleo.
O Manto se divide em Manto Superior e Manto Inferior. O Inferior permanece em elevadas temperaturas, atingindo até 2.000 º C. Ele pode chegar até 3 mil quilômetros de profundidade a partir da Litosfera.
Na Litosfera estão as Placas Tectônicas
A Litosfera é composta pela Crosta Terrestre e Manto Superior, bem como possui 70 quilômetros de espessura. Está logo abaixo dos continentes e quase 10 quilômetros nos locais abaixo dos oceânicos.
A Litosfera é dividida em grandes porções chamadas Placas Tectônicas, que se movem lentamente sobre o Manto.
As rochas da Litosfera são divididas em:
- Rochas Magmáticas: formadas pelo magma que se solidifica;
- Tochas Sedimentares: formadas pelas erosões e rochas metamórficas, que são formadas por rochas magmáticas e sedimentares.
A Descontinuidade de Gutenberg divide a região do Manto e do Núcleo.
No Núcleo estão as mais elevadas temperaturas
O Núcleo equivale a quase um terço de toda a massa terrestre. É formado por ferro e níquel. É dividido em Núcleo Interno e Externo.
A profundidade do Núcleo Externo é entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000º C e 3.800º C. O núcleo interno possui 5.100 a 6.370 km, sendo sólido.
Apenas em 2013 os cientistas calcularam a temperatura no Núcleo da Terra, que pode chegar a 6.000 ºC, a mesma do Sol.
Você sabia?
Cientistas suspeitam que há milhões de quilates de diamantes enterradas nas raízes cratônicas da Terra. Mas o tesouro está a 160 quilômetros abaixo da superfície do planeta, o que é mais profundo do que qualquer perfuração já penetrou.
Os japoneses querem ser os primeiros a penetrar o Manto da Terra, visando estudar a vida microbiana que existe dentro do nosso planeta.
Você achou interessante conhecer sobre as Camadas da Terra? Então não deixe de ler também sobre o que são placas tectônicas e como elas modelam o planeta Terra.
Fonte: Toda Matéria, Mundo Educação, Só Geografia, Info Escola, Brasil Escola, Estudo Kids, Sua Pesquisa, Escola Kids.