Geografia

Camadas da Terra: como é a divisão da estrutura interna de nosso planeta

As Camadas da Terra são uma classificação utilizada para ajudar no estudo a respeito da estrutura interna do nosso planeta.

Atualizado em 27/07/2019
Por Adriano Curado

O estudo das camadas da Terra é feito por perfurações, até certo ponto, e posteriormente por ondas sísmicas.

A Terra é formada por três camadas, a saber: a crosta, o manto e o núcleo.

Cada camada tem características e temperaturas diferentes, que são mais quentes conforme se aproxima do núcleo.

O homem nunca chegou ao núcleo da Terra, mas o estudo sobre a estrutura interna do planeta é possível graças ao trabalho dos geofísicos, os quais se dedicam ao estudo da sismologia.

Eles observam os fenômenos das ondas sísmicas e contam com a ajuda de aparelhos para definir as características de cada camada.

Quais as camadas da Terra?

A Terra tem em sua formação três camadas:

A Crosta Terrestre, que é a camada mais superficial, posto que de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.

Já o Manto se localiza abaixo da crosta e apresenta propriedades sólidas.

O Núcleo é a camada mais interna bem como quente da Terra. Pode ser Núcleo Externo, que é formado por níquel e ferro líquido, bem como Núcleo Interno, também formado de níquel, mas com ferro sólido.

Nas Camadas da Terra estão a divisão de sua estrutura interna

É na Crosta Terrestre que vivemos

A Crosta Terrestre é a parte externa da Terra, que cobre todo o planeta e onde vivemos. Ela é formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio.

A Crosta pode ter até 40 km de espessura, mas variando entre os continentes e os oceanos. É formada pelas Placas Tectônicas, que são grandes porções sólidas se movendo lentamente.

A região chamada Descontinuidade de Mohorovicic separa a Crosta do Manto Terrestre.

O Manto está abaixo da Crosta

O Manto é a camada mais extensa, localizada sob a Crosta da Terra. É composta por diferentes tipos de rochas, como silício e magnésio, que são líquidas por conta do calor do Núcleo.

O Manto se divide em Manto Superior e Manto Inferior. O Inferior permanece em elevadas temperaturas, atingindo até 2.000 º C. Ele pode chegar até 3 mil quilômetros de profundidade a partir da Litosfera.

Na Litosfera estão as Placas Tectônicas

A Litosfera é composta pela Crosta Terrestre e Manto Superior, bem como possui 70 quilômetros de espessura. Está logo abaixo dos continentes e quase 10 quilômetros nos locais abaixo dos oceânicos.

A Litosfera é dividida em grandes porções chamadas Placas Tectônicas, que se movem lentamente sobre o Manto.

As rochas da Litosfera são divididas em:

  • Rochas Magmáticas: formadas pelo magma que se solidifica;
  • Tochas Sedimentares: formadas pelas erosões e rochas metamórficas, que são formadas por rochas magmáticas e sedimentares.

A Descontinuidade de Gutenberg divide a região do Manto e do Núcleo.

Nas Camadas da Terra estão a divisão de sua estrutura interna

No Núcleo estão as mais elevadas temperaturas

O Núcleo equivale a quase um terço de toda a massa terrestre. É formado por ferro e níquel. É dividido em Núcleo Interno e Externo.

A profundidade do Núcleo Externo é entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000º C e 3.800º C. O núcleo interno possui 5.100 a 6.370 km, sendo sólido.

Apenas em 2013 os cientistas calcularam a temperatura no Núcleo da Terra, que pode chegar a 6.000 ºC, a mesma do Sol.

Você sabia?

Cientistas suspeitam que há milhões de quilates de diamantes enterradas nas raízes cratônicas da Terra. Mas o tesouro está a 160 quilômetros abaixo da superfície do planeta, o que é mais profundo do que qualquer perfuração já penetrou.

Os japoneses querem ser os primeiros a penetrar o Manto da Terra, visando estudar a vida microbiana que existe dentro do nosso planeta.

Você achou interessante conhecer sobre as Camadas da Terra? Então não deixe de ler também sobre o que são placas tectônicas e como elas modelam o planeta Terra.

Fonte: Toda Matéria, Mundo Educação, Só Geografia, Info Escola, Brasil Escola, Estudo Kids, Sua Pesquisa, Escola Kids.

Próxima página »