Nos dias atuais, o Brasil e grande parte dos países do mundo sofrem com problemas ambientais. Tais complicações surgiram desde a época da colonização e se intensificaram ao longo dos anos, já que a sociedade não contribui para a preservação do planeta Terra.
Além disso, outro motivo dos problemas ambientais é o enorme crescimento da sociedade e seus avanços. Como exemplo, pode-se citar a Revolução Industrial, que contribuiu com a poluição. Além disso, a agropecuária e má gestão das áreas ocupadas geraram perda de biodiversidade, escassez de água e poluição.
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, 90% dos municípios brasileiros possuem problemas ambientais. Com isso, é preciso se preocupar com os impactos que tais ameaças podem causar para o planeta.
Portanto, veja a seguir quais são os principais problemas ambientais.
Problemas Ambientais
O Brasil é o segundo país, atrás somente da China, com mais áreas devastadas por conta do desmatamento, o que se torna um dos problemas ambientais mais ameaçadores de todos. Em suma, o desmatamento é a eliminação de uma parte parcial ou total de uma vegetação, que causa um desequilíbrio.
Uma das principais causas é a atividade humana, como a pecuária, utilizada para explorar solo e locais de mata e até mesmo para expandir cidades. Com isso, aumenta o risco de erosão do solo e pode causar até mudanças climáticas, o que se tornam problemas ambientais.
Mudanças Climáticas
Cada ano que passa é possível perceber mais mudanças climáticas em todo o mundo. Os problemas ambientais são decorrentes de ações humanas que afetam todo o ecossistema.
Naturalmente, estudos já comprovaram que ocorrem mudanças na órbita da Terra. Entretanto, com atitudes humanas, como a queima de combustíveis fósseis, o clima fica mais nocivo para todos. Além disso, com o aumento dos gases na atmosfera ocorre o agravamento do efeito estufa.
Portanto, o aumento da temperatura em todo o planeta, o desequilíbrio das estações e ecossistemas, além de desastres naturais já podem ser vistos em todo o mundo como consequência dos problemas ambientais.
Problemas ambientais: As poluições
A poluição é uma complicação que preocupa muito os ambientalistas e deveria preocupar toda a população. Afinal, seus impactos são grandes. As poluições que mais causam problemas ambientais são a do ar, da água e do solo.
A poluição do ar é devido aos gases poluentes no ar, que comprometem a qualidade da vida das pessoas, principalmente as que possuem problemas respiratórios. A poluição atmosférica está diretamente ligada com vários problemas de saúde, como por exemplo câncer de pulmão.
Já a poluição da água, que também causa grandes problemas ambientais, tem como consequência principal tornar a água imprópria para consumo. Além de ser prejudicial para os seres humanos, também provoca morte de animais aquáticos e prolifera microrganismos que causam doenças.
Essa poluição pode ser de forma natural e pela ação do homem. Quando alguém joga o lixo no mar, utiliza de produtos agrícolas contra pragas ou joga produtos perigosos no lixo, tal pessoa está causando problemas ambientais.
Por último, a poluição do solo, ocasionada por atividades industriais, esgotos e lixos em locais indevidos, traz consequências ruins para todos os seres vivos. Dessa forma, contamina o solo e deixa o ambiente mais propício para doenças, o que é preocupante para a saúde pública.
Queimadas
As queimadas são áreas tomadas pelo fogo que queimam a vegetação e acabam com o habitat de animais. É um dos mais tristes problemas ambientais encontrados no Brasil e no mundo. No ano de 2020, ocorreram grandes queimadas no bioma Pantanal, que resultou na morte de diversos animais e na queima de grande parte da vegetação.
Em determinadas épocas do ano, as queimadas podem ser naturais, por conta da seca. Entretanto, a maioria dos casos é por causa da ação humana. Uma das principais causas é a agropecuária, que queima as pastagens no intuito de renovar o solo.
Além de todos os prejuízos citados acima, o impacto também é muito forte, pois as queimadas liberam gases prejudiciais na atmosfera, contribuindo assim com o efeito estufa.
Degradação do solo
A degradação do solo causa perda da produtividade da agricultura e infertilidade dos solos. Além disso, faz a erosão do solo.
Além disso, o assoreamento dos rios é o acúmulo de sedimentos que impedem que o curso de um rio siga normalmente, prejudicando o ecossistema e causando mais problemas ambientais.
Geração de resíduos
A sociedade em geral consome muitos materiais no seu dia a dia que a longo prazo trazem impactos negativos para o meio ambiente e para todo o planeta. Além do mais, a industrialização e o uso contínuo de materiais descartáveis causam um acúmulo de lixo.
Dessa forma, tal acúmulo é responsável por problemas ambientais, como maior índice de doenças, entupimento de esgotos gerando alagamentos e desequilíbrio no meio ambiente.
Superpopulação e Modificação Genética
Com o aumento do número de pessoas nos países e com o desenvolvimento humano e da sociedade, os recursos naturais não estão sendo suficientes para suprir as necessidades capitalistas dos seres humanos.
Com isso, é necessário uma maior demanda por água, comida e energia. Além de que, destroem matas e áreas verdes para a expansão de áreas urbanas. Em outras palavras, uma superpopulação torna o ambiente mais propenso para o surgimento de novas pandemias.
Já a modificação genética, que são frutos e organismos modificados, ameaça a biodiversidade e contribui para o surgimento de pragas e contaminações. Tais casos se enquadram também em problemas ambientais.
Extinção de espécies
Com a perda dos habitats e o desequilíbrio do ecossistema, cada vez mais espécies estão entrando em extinção. Além de ser ruim para os animais, prejudica também na cadeia alimentar.
As causas principais são: a falta de preservação, o tráfico de animais e a perda da biodiversidade, que resulta em grandes problemas ambientais.
Soluções para os Problemas Ambientais
Em síntese, como existem diversos problemas ambientais, as soluções são diversas. Dentre as mais viáveis está a criação de leis ambientais, aumento da fiscalização, investimento em energias renováveis e acessibilidade aos carros elétricos ou utilização de transportes coletivos/alternativos, para assim evitar a queima de combustíveis fósseis.
Além disso, a preservação das florestas, conscientização da população, tratamento de esgoto, controle de erosão, reciclagem de lixos, preservação dos habitats e reflorestamento.
Por fim, proteger as nascentes, reduzir o desperdício de água e reduzir o consumo de lixo/materiais descartáveis também são favoráveis para a redução de problemas ambientais. Ou seja, o Planeta Terra é o nosso lar, é necessário a conscientização de toda a população para cuidar da nossa natureza e meio ambiente.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre: Desigualdade social, o que é? Origem, causas e situação no Brasil
Fontes: Beduka, Toda Matéria, Mundo Educação e Brasil Escola
Imagens: Brasil Escola, Guia do Estudante, Sustentável , Revista Galileu, G1, Site Sustentável, Meio Info, InfoEscola, Brasil Escola e FIA