Geografia

Lixo – origem, classificação e como se tornou um grave problema mundial

Há séculos, o lixo é descartado pelo ser humano de forma equivocada na natureza. Mas, a partir da Revolução Industrial, houve grande aumento desse material.

Atualizado em 25/06/2019

O lixo é tudo aquilo que as pessoas não usam mais e que portanto é descartado na natureza. Dessa forma, trata-se de uma atividade apenas do ser humano, posto que no meio ambiente tudo é reaproveitado.

O descarte do lixo pela humanidade pode se dar em estado sólido, líquido ou gasoso. Ressalte-se que a origem do mesmo é o meio doméstico, industrial, comunitário, hospitalar e nuclear.

Grande problema atual que atinge o planeta, o lixo vem sendo produzido desde os primórdios da raça humana. Ocorre que ele se intensificou após a Revolução Industrial e com o posterior êxodo urbano.

Contexto Histórico

O ser humano sempre produziu lixos. Desde o tempo das cavernas havia o descarte do resto de alimentação, assim como de dejetos. Só que aquele lixo pode ser considerado orgânico, posto que se diluia na natureza.

Com a vida em sociedade e o crescimento dos núcleos urbanos, no entanto, essa realidade começou a mudar. É que o aglomerado de pessoas levou ao aumento da poluição, embora os produtos fossem manufaturados.

Uma outra prática que acompanha a humanidade faz tempo e que é altamente poluente é o extrativismo. Destaque para a mineração, que assoreava os rios e ainda lançava neles resíduos de mercúrio.

O lixo se tornou um grave problema no mundo, mas sua origem é remota

Mas pode-se afirmar que foi a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que se intensificou o descarte de lixos nocivos. Grande quantidade de líquido tóxico foi lançado sem controle na natureza e poluiu os mananciais de água. Também as chaminés das fábricas jogaram, na atmosfera, toneladas da sobra da queima das caldeiras.

O lixo se tornou um problema em escala mundial, posto que o homem migrou para as cidades, que cresceram desproporcionalmente. Junto aumentaram os problemas ambientais, em decorrência principalmente dos bolsões de pobreza.

Considerações sobre o lixo

O significado de lixo é qualquer resíduo proveniente de alguma atividade humana. Dessa forma, se não houvesse o ser humano, não existiria lixo. Isso porque na natureza ele não ocorre, já que nela tudo é reaproveitado em algum ciclo.

O lixo se tornou um grave problema no mundo, mas sua origem é remota

Ele é hoje um dos maiores problemas ambientais do mundo, posto que se encontra contaminando todo o planeta. O problema é agravado pela falta de educação ecológica e de planejamento dos entes públicos.

Pode ocorrer em estado sólido, líquido e gasoso. Em sua classificação, existe o lixo orgânico, o inorgânico, o tóxico, além do altamente tóxico. Ele também pode se originar de resíduos domésticos, urbano, industrial, hospitalar e até nuclear.

Origem do lixo e Classificação

Como dito, o lixo é descartado pelo ser humano em estado sólido, líquido ou gasoso. Mas se origina de descartes domésticos, comunitários, industriais, hospitalares e nucleares.

Quanto à sua classificação, pode provir de vários formas. O lixo orgânico são as sobras de alimentos, madeira, papel etc. Enfim, tudo aquilo que de imediato se dilui na natureza.

Já o lixo inorgânico é vidro, plástico, metal etc. Geralmente é reciclável, o que quer dizer que passa por um processo e volta ao uso. Mas se for descartado diretamente na natureza, pode causar danos imensos. Por exemplo, o plástico pode levar até quatrocentos anos para se decompor no meio ambiente.

O lixo se tornou um grave problema no mundo, mas sua origem é remota

Os lixos podem ser também tóxicos, como as baterias, os compostos químicos, as pilhas, as lâmpadas incandescentes etc. E também podem ser altamente tóxicos, como o hospitalar e o nuclear. Estes requerem descarte em loais de destinação própria, dado ao seu perigo.

Leia também sobre a diversidade cultural – o que é, por que acontece e influências no Brasil.

Fonte: Mundo Educação, Brasil Escola, Cola da Web, Beduka, Grupo Escolar, Geografia, Educação, Blog do Enem.

Fonte das imagens: Projeto Colabora, Trabalhos Escolares, Portal Resíduos Sólidos, Eco City.