Ciências

Efeito Estufa, o que é? Causas, aquecimento global e suas consequências

O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases.

Atualizado em 22/01/2020

Sabemos que a Terra é habitável graças às condições que favorecem a nossa existência. Ou seja, existem fenômenos naturais, como o efeito estufa, que aquecem a Terra e a tornam propícia para a vida humana e outros seres vivos. Assim, sem o efeito estufa a vida no planeta não seria possível. Isso porque, a Terra se tornaria um lugar muito frio o que impossibilitaria a existência de vida.

Entretanto, muito se ouve sobre o efeito estufa em relação ao aquecimento global. Ou seja, os seres humanos, com atitudes cada mais irresponsáveis, estão criando um efeito diferente do gerado simplesmente pelo efeito estufa. Assim, as temperaturas estão cada vez mais elevadas e o efeito que era pra ser natural, está adquirindo proporções mais intensas.

Dessa forma, quando os raios solares refletem na Terra existem duas formas de absorção, sendo a primeira transformada em calor. Quando os raios solares não se transformam em calor, eles voltam para a superfície terrestre em forma de radiação ultravioleta.

Entretanto, como a poluição no mundo está aumentando de maneira considerável, gases como o monóxido de carbono, acabam ficando retidos na atmosfera no momento em que os raios são refletidos para a atmosfera. Assim, os gases prejudiciais à saúde agravam o efeito estufa porque não são liberados para o espaço. Ou seja, ficam retidos na superfície terrestre criando uma espécie de “cobertor térmico”.

Causas do efeito estufa

Dentre as principais causas para este fenômeno estão as ações destruidoras dos seres humanos. Como exemplo podemos citar as queimadas, o desmatamento cada vez mais intenso e, principalmente, as indústrias que soltam gases poluidores sem restrições.

Efeito Estufa - O que é, causas, aquecimento global e consequências
Fonte: Exotech

Nesse sentido, quando há a liberação de um grande número de gases prejudiciais e esses gases não conseguem voltar para o espaço, ocorre o que chamamos de aquecimento global. Ou seja, as temperaturas na Terra começaram a sofrer um aumento considerável. Dessa forma, vários são os desastres ocasionados por esse aquecimento como o derretimento das geleiras e, consequentemente, o aumento do nível do mar.

Em decorrência das diversas queimadas, o Brasil ocupa a 6ª posição dentre os países que mais liberam gases poluentes. Como forma de tentar retardar os efeitos causados pelo aquecimento global, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1997, criou o Protocolo de Kyoto. Por este protocolo foi determinado que as indústrias de todos os países emitissem apenas 5,2% de gases poluentes.

Consequências do efeito estufa

Já imaginou o que o efeito estufa ocasionado pelos gases poluentes pode causar? Com o aquecimento global os desastres naturais aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Assim, o que mais se nota é o aumento das temperaturas em todas as partes do mundo. Quando as temperaturas não estão nas alturas, elas baixam drasticamente deixando diversos países em estado de calamidade.

Efeito Estufa - O que é, causas, aquecimento global e consequências
As geleiras estão derretendo cada vez mais rápido em decorrência do aquecimento global. Fonte: National Geographic

Nesse sentido, as temperaturas começaram a subir em decorrência do aumento de indústrias por todo o mundo. A Revolução Industrial tem grande influência nesses dados. Visto isso, as temperaturas sofreram mudanças em todo o mundo, passando por picos de mudança e estagnando em determinado estado climático.

Como evitar o efeito estufa?

Como vimos o efeito estufa é causado por ações como a liberação de gases poluentes, desmatamento, o funcionamento de indústrias e etc. Porém, existem meios para que as consequências causadas pela liberação desses gases sejam evitadas ou, de certa forma, amenizadas. Assim, vale o esforço para manter o Planeta um lugar agradável e habitável por todos.

Efeito Estufa - O que é, causas, aquecimento global e consequências
Pedalar, além de auxiliar na saúde, pode amenizar os efeitos causados no planeta ao substituir um automóvel por uma bike, por exemplo. Fonte: Ativo

Algumas dicas são:

  • Evitar o uso de automóveis e substituí-los por andar ou pedalar;
  • Transporte coletivo também pode ser uma opção;
  • Seja adepto dos produtos recicláveis;
  • Economize energia elétrica;
  • Realize coleta seletiva;
  • A redução no consumo de carne bovina e suína é um grande passo;
  • Fazer compostagem do material orgânico.

O que achou da matéria? Conhecer as formas de cuidar do nosso Planeta é bom e pode ajudar a conduzir dias mais tranquilos e livres de desastres, não é? Sendo assim, já aproveita pra conferir outros textos como o que são Raios e Cometas.

Fontes: Significados, Toda Matéria, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.