Biologia

Ecossistema, o que é e como seu equilíbrio reflete na Terra

No ecossistema diversos organismos se interagem, garantindo assim o equilíbrio do meio ambiente, o que acaba refletindo na Terra como um todo.

Atualizado em 24/04/2019

Ecossistema é o conjunto dos organismos que vivem em um dado local, inclusive interagindo entre si e com o ambiente. A expressão vem da junção de duas palavras, quais sejam: “oikos” (casa) e “sistema“.

O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista Arthur George Tansley (1935), desde então faz parte do vocabulário científico. A análise de um ecossistema pode se dar desde escalas gigantes, como a biosfera, quanto uma poça de lama.

O importante numa ecossistema é a interação entre os organismos que o compõem. É esse equilíbrio que se refletirá no planeta como um todo e manterá a harmonia do meio ambiente.

Como é composto um ecossistema?

Na formação de um ecossistema há dois componentes importantes, isto é, o biótico e o abiótico. O biótico se refere aos seres que vivem no local, a exemplo dos animais e das plantas. Eles têm papeis diferenciados no meio, posto que ocupam níveis trópicos diferenciados: podem ser produtores, consumidores ou decompositores.

Conheça o ecossistema e saiba como seu equilíbrio reflete na Terra toda

A dependência dos membros de dado ecossistema é intensa, já que a sobrevivência de um está ligada à existência de outro. É que os produtores introduzem a energia vital na comunidade.

Já os consumidores fazem com que tanto a energia quanto a matéria circule. Finalizando o processo, os decompositores fecham a sequência do ciclo energético.

Os componentes abiótico, por sua vez, são o todo que não vive no ambiente, a exemplo da água, da luz, do solo e da atmosfera. Tais fatores são essenciais para que a vida exista, posto que garantem a sobrevivência das espécies. Alguns podem atuar diretamente no metabolismo dos seres vivos, a exemplo da água.

Quais os tipos de ecossistemas?

Os ecossistemas podem ser terrestres ou aquáticos. Os ecossistemas terrestres são as montanhas, florestas, desertos, pradarias e pastagens. Denomina-se de bioma o conjunto dos ecossistemas terrestres de vegetação diferenciada, além de tipo de clima predominante.

Já os ecossistemas aquáticos podem se dar tanto em ambiente de água doce, quando de água salgada. O exemplo de água doce são os rio, lagos e mangue. Os de água salgada são os sistemas marinhos, tal como os oceanos e mares.

Exemplificando os ecossistemas

Os ecossistemas podem ser observados em diferentes dimensões de tamanho, posto que o maior deles é a biosfera, a camada ao redor da Terra. Nela estão todos os ecossistemas que existem, uma vez que é o habitat dos seres vivos terrestres.

Conheça o ecossistema e saiba como seu equilíbrio reflete na Terra toda

Só que há ecossistemas simplificados, a exemplo de uma poça de água, uma vez que ali existe uma grande quantidade menor de organismos. Já se analisarmos uma floresta, a complexidade aumenta, pois é maior a biodiversidade e as relações entre seres vivos.

É necessário compreender que todos os ecossistemas da Terra se encontram interligados. É que há uma constante troca de matéria e energia, não importando a dimensão. Cada ecossistema, dessa forma, ainda que minúsculo, é essencial para a sobrevivência planetária como um todo.

Quais são os ecossistemas do Brasil?

Por conta do tamanho do seu território, o Brasil tem diferentes tipos de ecossistemas. O maior é sem dúvida a Amazônia, uma vez que cobre por volta de 60% do território nacional. Mas tem também a Caatinga, que está na Região Nordeste e apresenta vegetação que sobrevive aos períodos de seca.

O segundo maior bioma do nosso território é o Cerrado, que ocorre em onze Estados e também no Distrito Federal. Igualmente merece ser lembrada a Mata Atlântica, ocupando certa de 15% do território do Brasil.

Conheça o ecossistema e saiba como seu equilíbrio reflete na Terra toda

A Mata dos Cocais, por sua vez, contém uma vegetação de transição entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. Já o Pantanal tem uma particularidade, posto que é a planície inundável de maior extensão mundial.

Destaque para a Mata de Araucárias existente no Sul, onde há o pinheiro-do-paraná ou araucária. O Mangue é região que se alaga onde as águas doces do rios e a salgada do mar se encontram. E por fim o Pampa é o ecossistema que só ocorre no Rio Grande do Sul.

Leia também sobre o Reino Vegetal, origem, características e classificações.

Fonte: Brasil Escola, Wikipédia, Toda Matéria, Stoodi, Significados, Info Escola, Só Biologia, O Eco, Toda Biologia.

Fonte das imagens: Mundo Biologia, Stoodi, Revista Galileu, Floresta de Corais.