Geografia

Afinal de contas, o que é cadeia alimentar?

A cadeia alimentar é uma engrenagem complexa que mantém a vida no planeta Terra por meio de uma troca constante de energia entre indivíduos.

Atualizado em 04/01/2020

A Cadeia Alimentar é a sucessão de atos que interliga organismos vivos por meio das conexões alimentares.

É que todos os organismos presentes na natureza necessitam ganhar energia para a sobrevivência. Daí todos fazem partes de uma cadeia composta por produtores, consumidores e decompositores.

Na Cadeia Alimentar, a energia gira numa sequência que se inicia nos produtores e finda nos decompositores.

Componentes da cadeia alimentar

A Cadeia Alimentar é composta pelos seres vivos que a integram, e podemos classificá-los como produtores, consumidores e decompositores.

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos.

Eles estão no primeiro nível da cadeia alimentar e, portanto, não se alimentam de outros organismos. Podemos exemplificar com as plantas.

Já os consumidores são os seres heterótrofos, isto é, não conseguem produzir o alimento. Eles precisam retirar de outros seres a energia vital. Dividem-se em primários, secundários e terciários.

Afinal de contas, o que é cadeia alimentar?

Os consumidores primários se alimentam de produtores, são os herbívoros. Os consumidores secundários são os carnívoros de pequeno porte que se alimentam dos primários. Os terciários são os carnívoros maiores.

Por fim, os decompositores consomem a matéria orgânica em decomposição e dela retiram energia. Depois modificam a matéria orgânica em inorgânica, que será consumida pelos produtores e assim recomeça o ciclo da vida.

Podemos exemplificar da forma seguinte: a planta (produtor) é comida pela lagarta (primário), que é devorada pela ave (secundário), que é predada pela onça (terciário), que por sua vez morre e é consumida pelas bactérias (decompositor).

Cadeia alimentar Terrestre

É possível exemplificar a Cadeia Alimentar Terrestre da seguinte forma: os animais e plantas morrem e alimentam os decompositores. Estes, por sua vez, transmudam matéria orgânica em inorgânica, que será consumida pelas plantas.

Afinal de contas, o que é cadeia alimentar?

Cadeia Alimentar Aquática

Já a Cadeia Alimentar Aquática pode ser representada assim: o lodo do fundo é comido pelo caramujo, que alimenta o peixe, que serve de alimento à ave. Quando eles morrerem, alimentarão os decompositores, que transformarão matéria inorgânica, alimento das plantas do leito.

Afinal de contas, o que é cadeia alimentar?

No Nível Trófico está a ordem das Cadeias Alimentares

Os níveis tróficos podem ser definidos como a ordem em que as cadeias alimentares se organizam. E em cada nível encontramos englobamento de indivíduos com características alimentares iguais.

Podemos sintetizar o problema assim: os consumidores primários consomem os vegetais, no entanto os consumidores secundários, assim como os terciários são carnívoros.

Afinal de contas, o que é cadeia alimentar?

A Teia Alimentar liga as Cadeias Alimentares

A Teia Alimentar é a representação da vida em todo o planeta, posto que interliga as Cadeias Alimentares.

Nela está a realidade do que se passa na natureza, ou seja, mostram como os seres vivos se relacionam entre si.

Importante ressaltar que, na representação da Cadeia Alimentar, as setas seguem num único sentido. Mas na Teia Alimentar há diversas setas pois a interação de energia é mais intensa.

Afinal de contas, o que é cadeia alimentar?

É muito interessante conhecer sobre as Cadeias Alimentares que mantém a vida na Terra, não é mesmo? Você precisa ler também uma curiosa matéria sobre as rocha magmáticas que vêm lá do centro da Terra.

Fonte: Significados, Toda Matéria, Info Escola, COC, Mundo Educação, Iped, Planeta Biologia.