Geografia

Estações do ano – Quais são, principais características e curiosidades

As estações do ano são verão, outono, inverno e primavera. Cada uma delas tem suas próprias características e fases do ano.

Por Júlia Alves

As estações do ano estão divididas em quatro períodos e se diferenciam devido às condições climáticas distintas em cada uma delas. Mas, antes de tudo, é importante saber quais são as estações.

Em síntese, as estações do ano são: Verão, Outono, Inverno e Primavera, seguindo essa sequência.

Por todo o mundo utiliza-se a mesma divisão das estações. Entretanto, a estação não é a mesma em todos os lugares ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto é verão no Brasil e faz calor, é inverno na Europa e faz frio.

Além disso, há regiões que ficam na faixa tropical do planeta e, por isso, as estações do ano não são bem definidas. Nesses casos, geralmente, apenas o verão e o inverno são definidos, deixando de lado a primavera e o outono.

Qual o motivo de existir quatro estações no ano?

Estações do ano - Quais são, características e datas
O movimento de Translação é responsável por existir quatro estações

O planeta Terra faz dois movimentos, o de rotação e o de translação. Enquanto o de rotação é em torno do próprio planeta – formando o dia e a noite – a translação ocorre em torno do Sol. Sendo assim, essa inclinação da Terra em relação ao sol dá origem às estações e é responsável pela mudança para cada uma das etapas do ano.

Em outras palavras, se não houvesse a translação e a inclinação, os dias e as noites em todo o planeta seriam de 12 horas cada, 12 horas com sol e 12 horas no escuro. Entretanto, o eixo do planeta faz um ângulo com o plano orbital, o que oriunda as estações do ano.

Sendo assim, as estações do ano e a inclinação dos raios solares se altera conforme a posição da Terra em relação ao Sol. Logo, durante o verão o Sol está mais próximo e os dias são maiores. Já no inverno, acontece o oposto.

Isso também explica o motivo das estações serem diferentes em cada região. A princípio, os hemisférios sul e norte, por estarem em lados opostos do planeta, estão sempre em estações diferentes. Desse modo, quando é verão de um lado é inverno do outro.

Características de cada estação

Como dito anteriormente, cada uma das estações do ano possuem suas próprias características. Além disso, por fatores climáticos e geográficos, há divergências entre as características nos hemisférios Sul e Norte.

Verão

Verão
Verão – época de férias e de calor

O verão é a estação que mais faz calor. Ele antecede o outono e vem depois da primavera. Além disso, uma das suas características mais marcantes é a presença de dias longos e temperaturas elevadas.

Nesse período do ano, os índices pluviométricos são elevados. Como há presença de chuva, a natureza fica mais viva e mais bonita, além de que as árvores se enchem de frutas. Geralmente, o período de férias nos países é na época do verão.

A diferença do verão no hemisfério Sul e Norte é a época do ano. Sendo assim, no Norte é conhecido como verão boreal e ocorre do final de junho até o final de setembro. Já no hemisfério Sul, começa no final de dezembro e vai até o início de março. Ou seja, aqui no Brasil, o Natal e o Réveillon ocorrem no verão.

Outono

Outono
Folhas secas no outono

Uma das características que mais marcam o outono é a mudança nas paisagens, pois as folhas e frutos começam a cair. Nesse período, é comum encontrar folhas no chão e em tons mais amenos, como amarelados ou marrons. Isso é explicado pela transição das estações do ano e por ser o momento em que as temperaturas começam a diminuir.

Além disso, pelos frutos estarem maduros, também é um momento de colheita. O outono é a estação que vem depois do verão e antecede o inverno. Dessa forma, ele é a transição entre o período mais quente e o mais gelado do ano.

A diferença do outono no hemisfério sul e Norte é a época do ano. Sendo assim, no Norte ocorre de setembro até dezembro e no Sul do final de março até o final de junho.

Inverno

Inverno
Temperaturas mais baixas no inverno

A estação mais fria do mundo é a denominada Inverno. O seu nome, vindo do latim, traz um significado associado com a hibernação, o que realmente acontece durante essa época.

Antecedendo a primavera e vindo logo após o outono, uma de suas principais características é ser o período entre as estações do ano em que se escure mais cedo, tornando o dia mais curto. Desse modo, muitos animais hibernam durante esse tempo. Já outros animais, buscam a migração para locais mais quentes.

Como há menos raios solares, as temperaturas caem muito e em alguns lugares há nevascas e geadas. Tal estação ocorre no hemisfério norte durante o final de dezembro até março. Contudo, no hemisfério Sul acontece de junho até setembro.

Primavera

Primavera
Período do ano em que a vida tem mais cor

A última das estações do ano é a que vem logo após o fim do inverno e antes do verão. Tal período é o mais colorido. O clima é bem agradável durante esses meses, o que dá a sensação de um pré-verão.

Como as temperaturas voltam a subir e os dias se tornam mais longos novamente, as flores começam a florescer. Na parte da fauna é o momento do acasalamento, muitos animais se reproduzem.

Em suma, no hemisfério Norte ela é conhecida como primavera boreal e tem a duração de março até o final de junho. Todavia, no hemisfério Sul tem início em setembro e vai até dezembro.

Solstício e Equinócio

Solstício e equinócio
InfoEscola

De antemão, existem dois fenômenos astronômicos que definem o início das estações do ano em cada hemisfério, sendo eles: Solstício e Equinócio.

A diferença entre eles é que o Solstício mostra a intensidade em relação a inclinação latitudinal, determinando assim a chegada do Verão e do Inverno.

Já o Equinócio, faz com que os dias e noite tenham durações iguais nos dois hemisférios, pois a luz solar incide perpendicularmente à linha do Equador. Dessa forma, ele determina quando é primavera ou outono em cada lugar.

Estações do Ano no Brasil

No Brasil, o Verão é o período de comemorações de fim de ano e férias escolares, ou seja, de dezembro até março. Nesse período, há muitas chuvas de verão, mas as temperaturas são altas e os dias são longos. Além disso, é um período do ano em que o tempo muda rapidamente, podendo fazer sol e chuva no mesmo dia.

Já no Outono, a temperatura começa a diminuir. Nas regiões mais no sul do país, já é possível ocorrer geadas. Esse período é a transição entre o Verão e o Inverno, por isso ocorre de março até junho.

Bem como, o Inverno, que é de junho até setembro, é marcado por um período de seca e frio. Aqui no Brasil, as temperaturas não são tão baixas como em outros locais, como na Europa, mas frentes frias acontecem com frequência nessa época. Além disso, a umidade do ar abaixa muito, causando gripe muitas vezes, por exemplo.

A primavera, a última das estações do ano, é um pré-verão. Os índices pluviométricos voltam a subir e a seca começa a ser substituída por chuva. Sua época do ano é de setembro até dezembro e deixa as ruas lindas e coloridas.

Estações do ano - Quais são, características e datas
As quatro estações no Brasil

Para ser mais específico, segue as datas de início e término de cada estação no Brasil em 2020:

  • Verão de 21 de dezembro até 20 de março.
  • Outono de 20 de março até 20 de junho.
  • Inverno de 20 de junho até 22 de setembro.
  • Primavera de 22 de setembro até 21 de dezembro.

Estações do ano – Curiosidades

Apesar de definirmos quatro estações como sendo as mesmas em todos os lugares do mundo, há lugares no planeta que tal situação não se aplica.

Nesse interim, pode-se citar a China, que possui cinco estações do ano. Além das quatro tradicionais, existe uma quinta chamada “Estio” que é o período mais quente do país.

Estações do ano - Quais são, características e datas
No polo Sul e polo Norte só há duas opções: Verão e Inverno

Além disso, na Índia as estações não são divididas e denominadas como as nossas. Dessa forma, lá são apenas três estações definidas como quente, frio e chuvoso. Por fim, nas regiões polares há sempre apenas duas estações, sendo o Inverno e o Verão.

Gostou? Leia mais sobre o assunto. Que tal ler Climas pelo mundo – Tipos, onde são e suas características 

Fontes: Toda Matéria, FioCruz, Mundo Educação e Brasil Escola

Imagens: Construtora Embraconi, Escola Kids, Estudo Kids, Personare, Descomplica, Girassol Viagens, InfoEscola, Calendarr e RádioMixFm

Próxima página »