Geografia

O que é poluição do ar? Causas, tipos de poluentes e consequências

A poluição do ar é um dos grandes males da atualidade, e embora a natureza também polua, é a atuação humana que pesa no equilíbrio do planeta.

Atualizado em 18/03/2019

A poluição do ar ou poluição atmosférica é o envio de poluentes ao sistema atmosférico do planeta. Isso pode se dar por fontes naturais ou então provocada pelo ser humano.

As consequências da poluição atmosférica são terríveis, tanto para a natureza, quando para o próprio homem.

Nas ações da natureza podemos destacar a erupção dos vulcões e a poeira que é levantada nos desertos. Mas o maior poluidor continua a ser, sem dúvida alguma, o ser humano, que age danosamente no planeta.

Você sabe o que provoca a poluição do ar e quais as consequências?

O que provoca?

A poluição do ar pode ser provocada por fontes naturais, como também pela atividade humana. Certas ocorrências naturais liberam gases que poluem a atmosfera. Pode-se citar a erupção vulcânica, a decomposição dos corpos, assim como a poeira dos desertos.

Quanto às ações do homem, mencionam-se os rejeitos da industrialização ou da mineração. Mas há também as queimadas provocadas, assim como a queima de combustíveis fósseis. O spray de alguns aerossóis e o gás do ar-condicionado são igualmente grandes poluentes.

Você sabe o que provoca a poluição do ar e quais as consequências?

Poluentes que se destacam

Muitos são os poluentes com potencial nocivo e que causam intensa poluição do ar. Podemos destacar o monóxido de carbono, que vem da queima dos combustíveis. O dióxido de enxofre, que resulta da combustão do enxofre nos combustíveis fósseis.

Já o dióxido de carbono, se emitido em quantidade exagerada na atmosfera, pode provocar o efeito estufa. Até o ozônio, tão crucial para a vida no planeta, se concentrado na troposfera, ativa a corrosiva chuva ácida.

Os danos da poluição do ar

A poluição do ar traz malefícios que reduzem a biodiversidade, além de comprometerem a saúde humana. Se precipita a chuva ácida, plantas, água e animais são intoxicados, além evidentemente do próprio homem.

Há também uma gradativa diminuição da camada de ozônio, que protege a Terra das radiações ultravioletas. Sem falar que os gases nocivos aceleram o esfeito estufa, o que contribui para o aquecimento global.

Você sabe o que provoca a poluição do ar e quais as consequências?

Os problemas de saúde

Tão sério quanto o impacto ambiental, a poluição do ar desencadeia muitos problemas de saúde humana. Nas cidades grandes, os gases nocivos provocam irritação na gargante e nos olhos, além de problemas dermatológicos.

Quando se respira muito monóxido de carbono, o gás se liga com a hemoglobina e diminui a oxigenação. Mas pode causar também vertigem, hipertensão, cefaleia e, em alguns casos, mata por asfixia.

O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto estão ligados às doenças pulmonares do tipo bronquite, asma e pneumonia. Já o chumbo traz anemia e perturbação no sistema nervoso.

Você sabe o que provoca a poluição do ar e quais as consequências?

Uma mudança de consciência

Todos os anos, por conta da poluição atmosférica, o mundo gasta milhões em tratamento de saúde. Por isso grande tem sido a campanha em todas as partes do planeta por um ar mais puro.

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é 5 de junho. Essa é uma campanha forte para sensibilizar governos e cidadãos a protegerem a natureza.

Você curtiu conhecer mais sobre a poluição do ar? Pois então leia sobre a o que é a chuva ácida.

Fonte: eCicle, Toda Matéria, Mundo Educação, Wikipédia, Indo Escola, Escola Kids, Toda Biologia, Educação, Stoodi, INCA, Reuters.

Fonte das imagens: Todo EstudoeDestinos, Estudo Prático, Veja, Olinda.