Geografia

Biomas Brasileiros – O que são, tipos, características e onde se encontram

Biomas brasileiros são os diferentes conjuntos de clima, fauna e flora de cada região do país. Por ser muito extenso, o Brasil possui 6 biomas

Atualizado em 26/11/2019

O Brasil, certamente, é um país muito grande e rico em termos de fauna e flora. Assim também, por ser muito extenso, cada parte tem um clima, uma vegetação e animais específicos da localidade. Esse conjunto de fatores, aliás, formam o que chamamos de biomas brasileiros.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem seis desses ecossistemas no nosso país. Eles são:

  1. Amazônia
  2. Caatinga
  3. Cerrado
  4. Mata Atlântica
  5. Pampa
  6. Pantanal

No entanto, esses são apenas os biomas terrestres. O Brasil também possui biomas aquáticos diversos.

Biomas Brasileiros

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Nova Escola.

Entenda as características de clima, vegetação e fauna de cada um dos biomas brasileiros:

Amazônia

A Amazônia é o maior bioma do país e nele está grande parte da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica. Ela se estende por outros países, mas cobre 40% do território nacional. Dessa forma, também é a maior reserva de diversidade biológica do planeta. Esse bioma abrange os estados do norte do país e partes do Mato Grosso e Maranhão.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Exame.

O clima da região é quente e úmido, com chuvas durante todo o ano. Outro fator interessante é a existência da Bacia Amazônica, que compreende 20% da água doce da Terra. O principal rio é o Rio Amazonas que possui vários afluentes.

Apesar disso, o solo é arenoso e possui uma camada de húmus derivada da própria floresta. Por conta dessa característica, apenas 14% é considerado fértil para a agricultura. A vegetação, porém, é bastante rica, constituindo cerca de 30 mil espécies. A sua característica mais marcante são as árvores de grande porte da mata de terra.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: G1.

A fauna também é bastante diversificada, representada principalmente pela onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul e as cobras jararaca e cascavel.

Caatinga

Caatinga está presente no nordeste do Brasil e parte de Minas Gerais, contando 11% do território brasileiro. O nome desse bioma significa “floresta branca”, por causa das características de sua vegetação. Por ser típico de clima bastante seco, é caracterizado pela presença de arbustos e cactos.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Biologia Total.

Além disso, também existem árvores de médio porte e tortuosas, que perdem suas folhas no período de seca. As plantas desse ecossistema se adaptam para armazenar água e sobreviver. Isso porque o clima semi-árido possui baixos índices de chuvas e altas temperaturas, variando entre 25°C e 30°C.

Entre os biomas brasileiros, a caatinga é o que mais sofre com pouca água. Ela é caracterizada pela existência de rios intermitentes. Ou seja, eles aparecem durante os períodos de chuva e desaparecem durante a seca. Consequentemente, o lençol freático também tem baixo nível de água.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: O Eco.

Ademais o solo é pouco permeável, arenoso e pedregoso. Portanto, não é muito fértil, sendo também pobre em matéria orgânica. Entretanto, é rico em minerais. Já a fauna é bastante rica e diversa, contanto com diferentes espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. É representado pelo jacaré-do-papo-amarelo, a jibóia e o cágado.

Na flora, é marcado pelo mandacaru, xiquexique, juazeiro e umbu. Os traços da caatinga variam de acordo com cada local. Por isso é, entre os biomas brasileiros, o mais peculiar. E, por conta disso, é exclusivo do nosso país.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Portal Guilbés.

Cerrado

Cerrado abrange Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e partes de outros seis estados. Desse modo, é considerado o segundo maior bioma, não só entre os biomas brasileiros, mas também em toda América Latina. A vegetação é composta por árvores retorcidas de médio porte, arbustos, herbáceas e cipós. Com destaque para ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi e barbatimão.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Ipê amarelo – Fonte: Loja de Sementes Caiçara.

Tendo uma grande variação de espécies, muitas plantas são usadas para a alimentação ou com fins medicinais. As cores das folhas variam do verde ao amarronzado devido ao desgaste causado pela luz solar. É caracterizado por fitofisionomias, ou seja, variações de espécies. Isso devido ao seu contato com outros ecossistemas.

Diferentemente da caatinga, os solos são profundos e bastante permeáveis. No entanto, possuem alta acidez e são pobres em nutrientes. Além disso, o Cerrado é considerado berço das águas. Pois, segundo o IBGE, ele compreende nove das doze bacias hidrográficas do Brasil.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Adrenalina MT.

Tropical sazonal é o clima predominante nessa região e possui duas estações bem definidas. No inverno o tempo fica seco, enquanto no verão a temperatura sobe e as chuvas fortes aparecem. A temperatura média desse bioma é de 22ºC.

A fauna também tem uma ampla variedade biológica. Embora não seja totalmente conhecida. Seus maiores representantes são o tucano, tamanduá-bandeira e o lobo guará.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Lobo-guará – Fonte: InfoEscola.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica percorre todo o litoral do Brasil, ocupando cerca de 13% do território nacional. Ela engloba o Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, grande parte do Paraná. Além de pequenas partes de outros onze estados. Além da faixa litorânea, esse ecossistema também conta com sete bacias hidrográficas que abastecem cerca de 110 milhões de brasileiros.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Horizonte.

O clima desse bioma é tropical úmido, contanto com chuvas freqüentes e alguns períodos de estiagem. Seu solo é raso, ácido e pobre, por causa da alta incidência do Sol. Dessa forma é bastante propício a erosões e deslizamentos.

Entretanto, a vegetação é bem diversificada, uma vez que a extensão da Mata Atlântica percorre o país. Nela são comuns árvores de grande e médio porte com folhas largas, que podem ser perenes ou estacionais. Dessa forma, as copas se juntam formando uma floresta contínua, densa e fechada.

Ademais, existem outras espécies de plantas vegetais, sendo 40% delas nativas e existentes apenas nessa região. Esse bioma é considerado um dos maiores em questão de biodiversidade. Quesito no qual se assemelha muito à Amazônia. Muitos dos mamíferos da Mata Atlântica são endêmicos. Seus representantes são os micos, jaguatiricas, tucanos e bichos-preguiça.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Natureza.

Apesar de bastante extensa, hoje apresenta apenas 10% da mata nativa. Isso por causa do desmatamento, que também é responsável pelo processo de extinção de várias espécies.

Pampa

Entre os biomas brasileiros, o Pampa é o único exclusivo do Brasil e está presente em metade do estado do Rio Grande do Sul. Também conhecido como Campos Sulinos, o bioma apresenta grande biodiversidade e seu nome significa “região plana”.

A vegetação dessa região é predominantemente campestre, com arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte. São também comuns leguminosas e cactáceas. Algumas espécies são o capim-forquilha, grama-tapete, trevo-nativo e babosa-do-campo, por exemplo.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Babosa-do-campo – Fonte: Mercado Livre.

Geralmente, seu solo é pouco fértil e propício à erosão. Isso porque grande parte foi devastada para a produção agrícola de monocultura. Além disso, nessa área é bastante comum a existência de pastagem e criação de gado. Apesar disso, existe uma grande variedade de aves, mamíferos e insetos. Sendo 40% dessas espécies nativas e únicas da região. Podemos citar o veado-campeiro, preá, ema e perdiz como alguns deles.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Ema – Fonte: Casa dos Pássaros.

O clima do Pampa é subtropical e sua maior característica são as quatro estações do ano bem definidas. Tipicamente frio, a temperatura média anual é de 19º C. Essa localidade ainda é constituída por duas bacias hidrográficas: Costeira do Sul e Rio do Prata. Suas águas são navegáveis e possuem alto potencial hidrelétrico.

Pantanal

Considerado o menor dos biomas brasileiros em extensão, o Pantanal está presente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima que predomina é o Tropical Continental, possuindo dois períodos: invernos secos e verões chuvosos, com temperaturas que variam entre máximas de 40º C e mínimas próximas a 0º C.

Basicamente, o solo desse ecossistema é formado a partir da deposição de rochas vindas de áreas mais altas. Sendo assim, é pouco fértil e pouco impermeável. Ou seja, apresenta alto índice de alagamento durante os períodos de cheia dos rios.

O resultado disso é que, dssa forma, dificulta a decomposição de matéria orgânica. No entanto, em períodos de seca, o terreno arenoso ganha um pouco de fertilidade.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Todo Estudo.

Embora essas características sejam dominantes, a vegetação é bastante diversificada. Portanto, é composta por matas, cerradões, savanas, pântanos e brejos.

Por estar cercado de outros biomas brasileiros, o pantanal recebe influência desses outros ecossistemas, tendo poucas espécies endêmicas. É comum o uso de plantas para fins medicinais. E são predominantes espécies aquáticas como a vitória-régia, mas também se encontra figueiras e palmeiras por lá.

Biomas Brasileiros - quais são, quantos são e características
Fonte: Rede de Hotéis Mato Grosso.

Já a fauna é composta por grande quantidade de aves, mamíferos e animais aquáticos. Por exemplo, o jacaré-do-pantanal e o tuiuiú. Mas, também se destaca por ser um ambiente de refúgio para espécies ameaçadas de outros biomas. Mesmo assim, é frequentemente ameaçado pela ação humana.

Se você gostou de aprender sobre os biomas brasileiros, então aproveita para descobrir sobre a Mata dos Cocais: o que é, onde fica? Saiba tudo sobre a vegetação.

Fontes: Brasil Escola e Toda Matéria.

Imagem de destaque: Pinterest.