Hoje vamos viajar para o estado do Maranhão, terra dos poetas Gonçalves Dias e Raimundo Correia. O Maranhão possui uma das economias que mais contribuem para o Brasil, além de ser ponto turístico para brasileiros de todas as partes do país. Fica localizado na região Nordeste do Brasil.
Assim, a capital do Maranhão é São Luís, principal cidade do estado. Além disso, tem como limite o Oceano Atlântico a norte, o Piauí a leste. Assim, Tocantins se encontra ao sul do Maranhão e o Pará a Oeste. Assim, o estado do Maranhão é o único do país que apresenta área coberta pela Floresta Amazônica.
Dessa forma, o que mantem o estado em constante evolução econômica é a indústria – focada na transformação de alumínio. Além disso, destacam-se as atividades do extrativismo, a agricultura e a pecuária. Outro ponto forte na economia do estado é o turismo ecológico, cultural e religioso. Assim, o Maranhão possui o segundo maior litoral brasileiro, atrás apenas da Bahia.
História do Maranhão
A área onde se localiza o estado maranhense foi ocupada, primeiramente, pelos espanhóis, em 1500. Entretanto, houve disputa entre Portugal e Espanha para que as terras fossem dominadas pelos portugueses. Porém, os espanhóis levaram a melhor.
Antes disso, houve a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre espanhóis e portugueses, em 1494. Dessa forma, o território onde se encontra o estado maranhense ainda não pertencia ao Brasil. Porém, foi com a divisão em Capitanias Hereditárias, feita pelo rei de Portugal D. João III, que invasões aos territórios brasileiros foram evitadas.
Assim, a parte maranhense foi dividida. Porém, a divisão não barrou a invasão dos franceses. Isso porque, o Maranhão possuía localização estratégica em relação ao Norte do país. Durante o período colonial, a Coroa Portuguesa denominou os territórios do Maranhão e Grão-Pará.
Entretanto, após a divisão territorial houve a invasão dos holandeses. Por consequência, os estrangeiros retardaram o crescimento econômico do estado com a expansão da indústria açucareira. Além disso, procuravam por terrenos em que a terra fosse propícia para o plantio.
Por fim, foi com a nomeação do Marquês de Pombal como Primeiro-Ministro português que o estado maranhense foi dividido em quatro capitanias. Assim, a divisão ficou com Maranhão, Piauí, São José do Rio Negro e Grão-Pará. Em seguida, com a criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão a migração de povos da região aumentou.
Além disso, o cultivo de arroz e algodão eram as principais atividades desenvolvidas pela região. Assim, com a produção em alta, a economia começou a crescer e a região se desenvolveu com os casarões que se formavam. Hoje em dia, os casarões fazem parte do Centro Histórico de São Luís.
Características do estado
A capital do estado do Maranhão é São Luís, localizado na região Nordeste do país. Possui como sigla as iniciais MA. A bandeira do estado é formada por um uma estrela localizada ao lado esquerdo com as cores azul, branco, vermelho e preto.
Além disso o estado é formado pelas seguintes características:
- Área: 331.936,948
- Limites: O Maranhão faz limites a sudoeste e sul com o Tocantins, a oeste com o Pará e a leste com o Piauí
- Número de municípios: 217
- População: 6,9 milhões, segundo estimativa do IBGE para 2015
- Gentílico: maranhense
- Principal cidade: São Luís
Conhecendo o Maranhão
O estado maranhense possui a economia voltada para a produção de especiarias. Assim, as que mais se destacavam eram o cravo, a canela e a pimenta. Além disso, a cana-de-açúcar era, também, fonte de produção que influenciava na economia do estado.
Hoje em dia, o Maranhão é um dos estados que possui grande contribuição para a área cultural do país. Dessa forma, poetas como Gonçalves Dias e Raimundo Correia nasceram no estado maranhense. Além disso, outros nomes importantes como Aloísio Azevedo, Coelho Neto, Humberto de Campos, Graça Aranha e Arthur Azevedo também são maranhenses.
Em relação aos aspectos geográficos, o estado do Maranhão é caracterizado pela planície litorânea e o planalto tabular. Além disso, dunas de areias e as baías de São Marcos e São José, também, fazem parte do estado. Assim, o clima predominante é o tropical, com temperaturas altas durante o ano todo.
Por fim, as Bacia Norte e Nordeste banham o estado, totalizando 81,6 mil quilômetros de extensão. Logo, os principais rios que fazem parte do estado são o Gurupi, Grajaú, Mearim, Itapecuru, Pindaré e Turiaçu. Além disso, o estado maranhense também é banhado pelo rio Tocantins.
Gostou de conhecer mais sobre um dos estados brasileiros? Então aproveita e já confere essa outra matéria sobre Minas Gerais
Fontes: Info Escola, Só Geografia, Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Maranhão da gente