História

Bandeira do Brasil – História e significados de suas cores e símbolos

A bandeira do Brasil é a maior forma de representação do nosso país para a sociedade, suas cores e formatos têm significados históricos.

Por Isadora Tristão

-

A bandeira do Brasil é a maior forma de representação do nosso país perante a comunidade internacional. Pois é o símbolo de patriotismo e carrega em si significados históricos.

Hoje, entende-se que o verde representa a rica vegetação do país, em especial a grandiosidade da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. O amarelo se refere à riqueza mineral brasileira, chamando atenção para o ouro. Uma curiosidade é que o Brasil possui em torno de 9% das reservas minerais do mundo.

Bem como o azul da bandeira do Brasil fala sobre o céu e os grandes rios que existem no nosso país. Isso porque o território brasileiro detém a maior reserva de água doce do mundo. Por fim, o branco simboliza o desejo à paz.

Bandeira do Brasil e os significados que você não conhecia

Faixa e estrelas na bandeira do Brasil

A filosofia republicana de riqueza, respeito e moral, foi a inspiração para criar a nova bandeira do Brasil. A flâmula brasileira traz a ideia de positiva de crescimento nacional na faixa “Ordem & Progresso. Referente ao lema “o amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima” utilizado pelo pai do Positivismo, Auguste Comte.

Juntamente com a faixa, estão no círculo azul da bandeira do Brasil, 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal (DF). Muitos confundem e acreditam que a estrela que está acima da faixa é o DF, porém ela é nomeada de “Spica”. Ela é referente ao Pará, maior estado localizado próximo à Linha do Equador.

Apesar de parecerem dispostas aleatoriamente, as estrelas têm uma ordem baseada na localização dos estados. E foram sendo adicionadas aos poucos, de acordo com as novas divisões do território nacional. Seus tamanhos também têm a ver com a extensão dos estados. Por isso, a menor de todas é a representação do DF.

Bandeira do Brasil e os significados que você não conhecia

Conceitos originais

Em síntese, as definições como conhecemos agora, só foram assumidas quando, em 1822, o Brasil conquistou sua independência. E seu formato atual só foi criado posteriormente, em 1889. Antes disso, a bandeira passou por 13 formatos diferentes desde a colonização.

Quando as terras brasileiras ainda faziam parte do reinado português, a bandeira do Brasil era um pouco diferente. Seu fundo verde chamava atenção para a cor oficial da Casa Real de Bragança, família de D. Pedro I.

O losango amarelo, por sua vez, era uma homenagem à Dinastia Hasburgo da Áustria, pois sua princesa, D. Leopoldina, era esposa do imperador de Portugal.

Bandeira do Brasil e os significados que você não conhecia

Ao centro, ficava o pavilhão pessoal do príncipe do Reino, acompanhado do desenho da coroa imperial. Abaixo, ramos de café e tabaco, representando a produção agrícola da colônia. Por fim, também diz-se que o azul do brasão homenageia a padroeira de Portugal, Santa Maria.

O que você achou dessas curiosidades sobre a Bandeira do Brasil? Se você gostou, aproveita para ler outras matérias legais como Brasil Império, história e principais acontecimentos de cada período e D. Pedro II, biografia do segundo e último imperador do Brasil.

Fontes: SignificadosGestão Educacional.

Fontes de Imagem: Significados, Sinpofal.

Próxima página »