Geografia

Climas do Brasil: conheça o clima típica de cada região brasileira

Por causa de sua extensão territorial, os tipos de climas do Brasil são bem diversificados e merecem um estudo em particular.

Atualizado em 12/01/2020

Por causa de sua extensão territorial, os climas do Brasil possuem uma grande variedade, dependendo das formas de relevo, da altitude e da dinâmica das correntes e massas de ar.

Clima da Região Norte

A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC.

O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.

Sobre as chuvas, na foz do Amazonas e no litoral paraense o total anual excede os 3.000 mm. De Roraima até o leste do Pará, entretanto, chove menos, ficando em torno de 1.500 a 1.700 mm anuais.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Nordeste

O clima equatorial úmido se dá em uma parte do Maranhão, assim como na divisa com o Pará. Já o clima litorâneo úmido se dá no litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte. O clima tropical está presente em Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí. Por fim, o clima tropical semiárido ocorre em todo o sertão nordestino.

As temperaturas na região são elevadas, com médias anuais entre 20º e 28 ºC. Os meses de inverno apresentam mínimas entre 12º e 16 ºC no litoral e inferiores nos planaltos. Já foi registrado 1ºC na Chapada da Diamantina.

Sobre as chuvas, a precipitação média anual é inferior a 1.000 mm. No sertão nordestino, o período chuvoso dura apenas dois meses no ano, podendo até não existir (seca).

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Centro-Oeste

O clima da região é tropical semiúmido e as chuvas são frequentes no verão. No norte e sul da região, a temperatura média anual é de 22 ºC. Nas chapadas varia de 20º a 22ºC. Na primavera/verão, as temperaturas são elevadas, sendo que a média do mês mais quente varia de 24º a 26ºC.

Nos meses mais quentes a temperatura oscila entre 30º e 36 ºC. Nos mês mais frio, a temperatura média oscila entre 15º e 24ºC, enquanto a média das mínimas fica entre 8º a 18ºC.

A chuva ocorre em média de 2.000 a 3.000 mm anuais ao norte de Mato Grosso. Entretanto, no Pantanal mato-grossense, é de 1.250 mm. Apesar disso, a região centro-oeste é bem provida de chuvas. 70% do total de chuvas ocorrem de novembro a março, o que torna o inverno bastante seco.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Sudeste

No sudeste ocorre o clima tropical, sendo que no litoral se dá o tropical atlântico, já nos planaltos, o tropical de altitude.

Quanto à temperatura, entre São Paulo e Paraná a média anual é de 20ºC. Já no norte de Minas Gerais a média é 24ºC. Nas áreas mais elevadas das serras do Espinhaço, Mantiqueira e do Mar, a média pode ser inferior a 18ºC.

Quanto à chuvas, é superior a 1.500 mm, chegando a 2.340 mm no alto do Itatiaia e 3.600 mm na serra do Mar, em São Paulo.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Clima da Região Sul

O clima predominante é o subtropical, posto que responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Exceto no Paraná, onde predomina o clima tropical. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno pode registrar temperaturas abaixo de zero, podendo até nevar.

A temperatura média anual está entre 14 e 22 ºC, ao passo que acima de 1.100 m, cai para próximo de 10 ºC. A média das máximas é em torno de 24 a 27 ºC, nas superfícies mais elevadas do planalto. Já nas áreas mais baixas, entre 30 e 32ºC. No inverno, a temperatura média oscila entre 10 e 15 ºC na maior parte da região.

Em relação às chuvas, a média anual oscila entre 1.250 e 2.000 mm. A exceção é o litoral do Paraná e oeste de Santa Catarina, onde é superior a 2.000 mm. No norte do Paraná fica inferior a 1.250 mm.

Os climas do Brasil variam de acordo com cada região

Curiosidades sobre os climas do Brasil

Sobre os climas do Brasil, cerca de 90% do país se localiza entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso é chamado “país tropical”. Na região Centro Oeste está a maior incidência de raios do país.

Não é interessante conhecer sobre a variedade de climas do Brasil? Então não deixe de ler também sobre quais os principais tipos de relevos brasileiros.

Fonte: Escola Kids, Toda Matéria, Só Geografia, Brasil Escola, Sua Pesquisa.