10 maiores rios brasileiros

O Brasil possui a maior rede fluvial do mundo. √Č um imenso potencial h√≠drico que coloca o nosso pa√≠s em 1.¬ļ lugar como a maior reserva mundial de √°gua doce.

O Brasil possui a maior rede fluvial do mundo, com volumosos rios. √Č um imenso potencial h√≠drico que coloca o nosso pa√≠s¬†em 1.¬ļ lugar como a¬†maior reserva mundial de √°gua doce.

Calcula-se que cerca de 13% de toda água doce da Terra está no território brasileiro. Essa quantidade colossal de água é devido às chuvas, consequência do nosso clima tropical.

O critério para classificar os maiores rios é de extensão. E muitos dos rios mencionados atravessam outros países.

O Rio Juruá é uma hidrovia dos brasileiros do norte

O top√īnimo “Juru√°” procede do nheengatu iuru√£, que significa “boca alta ou boca aberta‚ÄĚ. O rio Juru√° √© um rio que nasce no Peru e banha os Estados brasileiros do Acre e Amazonas. Des√°gua no Rio Solim√Ķes, depois de percorrer um percurso de aproximadamente 3.000 quil√īmetros. √Č muito import√Ęncia para a regi√£o, por ser usado como hidrovia, j√° que rodovias s√£o inexistentes na maior parte de seu curso.

Nas margens do Juruá ficam municípios importantes como Eirunepé, Itamarati, Carauari, Juruá, Ipixuna e Guajará (Amazonas) e Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves (Acre).

Recentemente foram criadas duas unidades de conservação do Rio Juruá: Reserva Extrativista do Médio Juruá e a Reserva Extrativista do Baixo Juruá.

O Rio Paraguai, o curso de √°gua internacional

O top√īnimo “Paraguai” √© origin√°rio da l√≠ngua guarani antiga e significa “rio dos paragu√°s”. O Rio Paraguai √© um curso de √°gua da Am√©rica do Sul que banha quatro pa√≠ses. Nasce no munic√≠pio de Alto Paraguai (Mato Grosso) e banha tamb√©m o estado do Mato Grosso do Sul, sendo afluente do rio Paran√°.

Percorre um trajeto de cerca de 2621 km at√© desaguar no rio Paran√°. Desenha o mapa do Brasil na fronteira com a Bol√≠via por 58 quil√īmetros e com o Paraguai por 322 quil√īmetros.

O Rio Japurá é o colombiano que encorpa o Amazonas

O rio Japur√° (chamado Caquet√° na Col√īmbia) √© um curso de √°gua que nasce na Col√īmbia e que banha no Brasil o Estado do Amazonas. √Č afluente da margem esquerda do Rio Solim√Ķes.

O rio Japur√° possui extens√£o estimada de 2.100 km, sendo 1.367 km em territ√≥rio colombiano e 733 km em territ√≥rio brasileiro. Tem sua foz em delta, com oito ramifica√ß√Ķes. O seu per√≠odo de √°guas altas ocorre entre fevereiro e abril, e nos meses de julho a setembro ocorre o per√≠odo de √°gua baixa. √Č o rio mais sinuoso da Amaz√īnia.

O alto Juru√° n√£o apresenta condi√ß√Ķes de navegabilidade. √Č a √ļnica via de intera√ß√£o entre alguns munic√≠pios e tamb√©m de abastecimento de produ√ß√Ķes de gr√£os a partir do Munic√≠pio de Caracara√≠.

Rio Araguaia, ponto turístico que virou tradição

O Rio Araguaia banha Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Nasce em altiplanos que dividem Goiás e Mato Grosso do Sul, e a nascente é localizada na Serra do Caiapó, perto do Parque Nacional das Emas, em Mineiros (Goiás).

Movimentado ponto turístico, há a tradição goiana de acampar em suas margens no mês de julho. Ali também se pratica a peça esportiva e os safaris fotográficos.

Seu comprimento √© de cerca de 2.115 km e em suas margens est√£o diversos Munic√≠pios: Aruan√£ (Goi√°s), Brit√Ęnia (Goi√°s), Alto Araguaia (Mato Grosso), Ponte Branca (Mato Grosso), Santa Terezinha (Mato Grosso), Araguacema (Tocantins), Araguatins (Tocantins), Couto de Magalh√£es (Tocantins), Concei√ß√£o do Araguaia (Par√°), S√£o Geraldo do Araguaia (Par√°) e Bela Vista do Araguaia (Par√°).

Há dois parques importantes que o conservam: Parque Nacional do Araguaia e Parque Indígena do Araguaia. E em suas águas está localizada a maior ilha fluvial do mundo: a Ilha do Bananal.

Rio Tocantins, irmão do Araguaia e com praias turísticas

O Rio Tocantins nasce em Goi√°s, e passa por Maranh√£o, Par√° e Tocantins, com foz no Golf√£o Amaz√īnico pr√≥ximo a Bel√©m. Depois da uni√£o do rio das Almas, rio Maranh√£o e rio Paran√£, entre cidades Paran√£ e S√£o Salvador do Tocantins, o rio se torna Rio Tocantins.

Pela época das cheias, o trecho navegável do Tocantins se resume em torno de 2000 km, entre Belém e Lajeado. Assim como o Araguaia, o Rio Tocantins é muito usado por turistas no mês de julho. Em suas margens são montados acampamentos.

Rio São Francisco: está em risco pela degradação ambiental

O Rio S√£o Francisco √© um dos mais importantes do Brasil. Nasce no Munic√≠pio de Medeiros (MG) e atravessa a Bahia, realizando sua divisa ao norte com Pernambuco, e constitui a divisa natural de Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atl√Ęntico.

O nome ind√≠gena designando o S√£o Francisco √© Opar√°, e de maneira carinhosa √© denominado tamb√©m de Velho Chico. Vem sofrendo danos que o impactam fortemente, como o crescimento das irriga√ß√Ķes e a transposi√ß√£o de parte de suas √°guas. Esse projeto de transposi√ß√£o visa desviar parte das √°guas do S√£o Francisco para irriga√ß√£o da regi√£o nordeste e semi√°rida do Brasil. S√£o mais 700 km de canais de concreto que custar√£o R$8.5 bilh√Ķes ao er√°rio p√ļblico.

O Rio Purus tem √°guas barrentas e ricas em sedimentos

O Rio Purus nasce em Arco Fitzcarrald (Peru) e entra no Brasil pelo Munic√≠pio de Santa Rosa do Purus (Acre). Depois segue pelo Munic√≠pio de Manoel Urbano e pelo Estado do Amazonas, Munic√≠pio de Boca do Acre, onde recebe as √°guas do Rio Acre. No Estado do Amazonas des√°gua no Rio Solim√Ķes.

Suas águas são barrentas, ricas em sedimentos andinos, classificado como rio de água branca e bastante sinuoso. Vem sofrendo danos ambientais imensos, como a exploração madeireira, agricultura familiar, caça e pesca.

Quando o Rio Madeira se inunda, destrói florestas inteiras

O Rio Madeira nasce com o nome de Rio Beni na Cordilheira dos Andes, Bol√≠via. Ele desce das cordilheiras em dire√ß√£o ao norte e recebe o Rio Mamor√©-Guapor√©, tornando-se o rio Madeira. √Č um rio de plan√≠cie que tra√ßa a divis√≥ria entre Brasil e Bol√≠via.

O Rio Madeira tem esse nome porque, no per√≠odo de chuvas, seu n√≠vel sobe e inunda grandes por√ß√Ķes da plan√≠cie florestal, trazendo troncos e restos de madeira da floresta, √©poca em que s√£o negociadas pelos madeireiros e transportadas pelo pr√≥prio rio.

Ele segue em direção ao nordeste atravessando dezenas de corredeiras (provisórias) até chegar a Porto Velho, onde se iniciará a Hidrovia do Madeira. No delta do Madeira, fica a ilha Tupinambarana em uma região de alagados.

Rio Paraná: o segundo maior gigante na América do Sul

O rio Paraná é o segundo maior rio sul-americano. Nasce na confluência de dois importantes rios brasileiros: o Rio Grande e Rio Paranaíba, entre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Estende-se por uma extens√£o total de 4.880 quil√īmetros. Separa os Estados de S√£o Paulo, Mato Grosso do Sul e Paran√°, al√©m de demarcar a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extens√£o de 190 quil√īmetros at√© a foz do Rio Igua√ßu. A partir deste ponto marca o in√≠cio da fronteira entre Argentina e Paraguai. O rio continua correndo para o sul at√© pr√≥ximo a cidade de Posadas, onde muda para a dire√ß√£o oeste. Na conflu√™ncia do rio Paraguai, o Rio Paran√° entra inteiramente em terras argentinas e passa a percorrer a dire√ß√£o sul, desaguando no delta do Paran√° e, consequentemente, no Rio da Prata.

Rio Amazonas, o majestoso

O Rio Amazonas se origina na nascente do Rio Apur√≠mac (Cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e des√°gua no oceano Atl√Ęntico junto ao rio Tocantins no delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apur√≠mac, rio Ene, rio Tambo, Ucayali e Amazonas. Ele entra no territ√≥rio brasileiro com o nome de Rio Solim√Ķes e em Manaus, ap√≥s a jun√ß√£o com o Rio Negro, ele recebe o nome de Amazonas e segue at√© a sua foz no oceano Atl√Ęntico.

√Č um dos rios mais extensos do mundo, com 6.992,06 km de comprimento. tem tamb√©m mais de mil afluentes, e alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japur√°, est√£o entre os 10 maiores rios da Terra.

Você gostou se saber mais sobre os rios brasileiros? Estão talvez se interesse em conhecer os escudos cristalinos.

Fontes: Top 10, Vou Passar, Conhecendo o Brasil, Pesquisa Escolar.

Escolhidas para você

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.