Biologia

Vazamento de óleo no nordeste brasileiro – Quais as consequências?

O vazamento de no nordeste do Brasil traz riscos de curto e longo prazos, comprometendo o meio ambiente e muitos outros aspectos

Por Anna Julia Steckelberg

-

Desde o dia 02 de setembro, o desastre que vem do mar não para de atingir a costa nordestina. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mais de 150 localidades já foram atingidas pelo vazamento de óleo no litoral do nordeste brasileiro, dentre eles os estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe.

Mas você sabe o que é esse óleo e de onde ele veio? Segundo uma análise feita por cientistas, trata-se de um petróleo “cru”, em todos os pontos encontrados havia a mesma substancia, um hidrocarboneto, chamado de piche. Além disso, não há evidencias de onde exatamente ele veio, embora o óleo vazado possua uma espécie de “assinatura” dos óleos da Venezuela.

Saiba as consequências do vazamento de óleo no litoral brasileiro
Fonte: El País

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Embora o governo brasileiro tenha esperado 40 dias para tomar uma intervenção, a população nordestina já havia botado a mão na massa para remover todo vazamento de óleo no litoral do nordeste brasileiro, que já estava nas praias.

Por isso, veja essa lista que preparamos, que mostra as principais consequências:

Consequências do vazamento de óleo no nordeste brasileiro:

1. Banhistas

Saiba as consequências do vazamento de óleo no litoral brasileiro
Fonte: Veja

É importante evitar entrar na agua onde está sendo encontrado o vazamento de óleo no nordeste brasileiro. É necessário saber que o contato direto com a pele pode causar irritações e reações alérgicas. Entretanto, caso ocorra o contato, deve-se colocar gelo e passar óleo de cozinha, havendo reação alérgica procurar um especialista, urgentemente.

2. Vida Marinha

Saiba as consequências do vazamento de óleo no litoral brasileiro
Fonte: BBC 

Peixes,   aves e plantas são, de longe, os mais atingidos. O óleo vazado na superfície da agua barra a entrada de luz solar, o que impede a fotossíntese das plantas. Além disso, a massa pegajosa gruda nas asas e nadadeiras dos animais, impedindo a locomoção e obtenção de alimentos.

3. Alimentação

Saiba as consequências do vazamento de óleo no litoral brasileiro
Fonte: Veja

Durante esse período é necessário evitar a ingestão de peixes e frutos do mar. Uma vez que, a contaminação pode causar náuseas e inflamações no intestino. Ademais, mariscos e ostras necessitam de uma maior atenção. Porque eles filtram a agua para se alimentar, a probabilidade de haver mais substancias toxicas do, óleo vazado, neles são maiores

4. Atividade Econômica

Saiba as consequências do vazamento de óleo no litoral brasileiro
Fonte: +Mais

A longo prazo, a atividade econômica no nordeste é totalmente ameaçada pelo óleo vazado. Visto que, o óleo mancha os cartões postais nordestinos, quem vai querer visitar uma praia contaminada? Além disso, com os animais sem algas para se alimentarem e muitos presos nas manchas pretas, a pesca no nordeste é prejudicada também.

5. Problemas Crônicos

Saiba as consequências do vazamento de óleo no litoral brasileiro
Fonte: UOL

Os riscos para a vida humana, portanto, são prolongados. Isso porque a contaminação com o óleo vazado pode gerar modificações no DNA. Além disso, estresse, depressão, ansiedade, problemas respiratórios e reprodutivos.

Essa lista é só uma pitadinha do que está acontecendo e ainda tem muito por vir, fique de olho!

Gostou dessa matéria? Então você vai se interessar por essa: Impacto Ambiental

Fonte: Revista Galileu

Fonte imagem: Carta Capital

Próxima página »