Geografia

Estados da região Nordeste – Característica geográfica, clima e vegetação

Os estados da região Nordeste formam a terceira maior região do país. Além disso, o Nordeste apresenta a maior costa litorânea do Brasil.

Atualizado em 23/11/2019

O Brasil é formado por cinco regiões diferentes, cada qual com características distintas. Assim, a Região Nordeste é a terceira maior região do país concentrando nove estados brasileiros. Logo, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe fazem parte da Região Nordeste.

Dessa forma, os estados do Nordeste ocupam uma área equivalente a 18,27% do território brasileiro, sendo 1.554.291.607 km2. Além disso, todos os estados da região são litorâneos, além da abrigarem a Reserva Biológica do Atol das Rocas, pertencente ao estado do Rio Grande do Norte.

Assim, a Região Nordeste também abriga um dos paraísos ecológicos e turísticos do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no estado de Pernambuco. Além disso, a região abriga 3.338km de praias. De acordo com as características distintas presentes na região, o IBGE dividiu o Nordeste em quatro sub-regiões, sendo elas Meio Norte, Caatinga, Agreste e Zona da Mata.

Estados da região Nordeste

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
Mapa do Nordeste com seus estados e suas respectivas capitais. Fonte: Estudo Prático

 

Nove estados compõem a Região Nordeste, sendo eles:

  • Maranhão (MA) – São Luís
  • Piauí (PI) – Teresina
  • Ceará (CE) – Fortaleza
  • Rio Grande do Norte (RN) – Natal
  • Paraíba (PB) – João Pessoa
  • Pernambuco (PE) – Recife
  • Alagoas (AL) – Maceió
  • Sergipe (SE) – Aracaju
  • Bahia (BA) – Salvador

Em resumo, os estados da Região Nordeste apresentam monumentos e edifícios antigos que são propícios para o turismo. Por conta disso, a economia dos estados se fortalece com o grande número de visitas aos litorais nordestinos. Além disso, Salvador é referência quando o assunto é cultura africana no Brasil, além das construções coloniais que apresenta.

O Nordeste e as sub-regiões

A Região Nordeste apresenta diferentes características físicas. Por conta disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dividiu a região em quatro sub-regiões. Assim, criou-se as sub-regiões do Meio Norte, Sertão, Zona do Agreste e Zona da Mata.

Meio-Norte

A sub-região Meio Norte engloba os estados do Maranhão e do Piauí. Assim, possui características do sertão semiárido e a da Amazônia, sendo cortada por rios importantes com o Pindaré, o Grajaú, o Mearim, o Itapecuru e o Parnaíba. Dessa forma, as temperaturas na região são altas e podem alcançar mais de 40 graus.

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
O Meio-norte está localizado na transição entre a sub-região do Sertão e a região Norte. Fonte: Mundo Educação

Logo, uma das atividades que sustentavam a economia da região era a extração do babaçu, da cera de carnaúba, a cultura do arroz e a criação de gado. Dessa forma, novas formas de modernização da agropecuária fizeram a região se desenvolver no plantio da soja.

Sertão

A sub-região do Sertão cobre quase todo o estado da Bahia, sendo paralelo à Zona do Agreste. Assim, o estado sofre com as temperaturas elevadas e longos períodos sem chuva, além do clima predominando ser o semiárido. Logo, o solo dessa sub-região é caracterizado como seco e pedregoso pela ausência de chuvas constantes. Por consequências das estiagens, o Sertão também é reconhecido como “Polígono das Secas”.

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
o sertão é caracterizado como seco e pedregoso pela ausência de chuvas constantes. Fonte: Estudo Prático

Dessa forma, a vegetação que predomina na região é a caatinga. Assim, o umbuzeiro, o xique-xique, o mandacaru e a palma são plantas comuns por serem resistentes à ausência de chuvas por longos períodos de estiagem. Assim, as atividades que mais abastecem a economia são a fruticultura irrigada, a agricultura de irrigação e a a indústria do vinho.

Zona do Agreste

A Zona do Agreste compreende parte do estado do Rio Grande do Norte e grande parte do estado da Bahia. Assim, é paralela à zona da mata apresentando os climas tropical úmido no litoral e semiárido no sertão. Dessa forma, apresenta temperaturas entre 18 e 30 graus.

Nesse sentido, a Zona do Agreste apresenta relevo acidentado, ou seja, os planaltos estabelecem barreiras para evitar que a brisa úmida do litoral chegue até a região. Entretanto, existem pontos em que o ar úmido entra e, assim, são formados brejos que favorecem a agricultura na região.

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
O agreste é uma faixa estreita, paralela à costa do Oceano Atlântico, que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia. Fonte: Estudo Prático

Visto isso, as atividades desenvolvidas com forma de economia são a agricultura – com a produção de milhão, feijão, frutas tropicais e etc. Além disso, a agropecuária faz parte das atividades econômicas da região. Assim, as cidades que se destacam e que fazem parte da região da Zona do Agreste são Caruaru e Garanhuns em Pernambuco; Feira de Santana na Bahia e Campina Grande na Paraíba.

Zona da Mata

A Zona da Mata é caracterizada pelo clima tropical úmido e apresenta temperaturas que variam entre 25 e 31 graus. Dessa, as chuvas nessa região ocorrem de forma irregular, geralmente entre os meses de abril a julho. Além disso, o relevo que forma a região é composto por planaltos, planícies e depressões.

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
Zona da Mata é uma sub-região nordestina. Ela é formada por uma estreita faixa localizada na região litorânea. Fonte: Escola Educação

Nesse sentido, a Zona da Mata compreende a faixa litorânea que percorre o estado do Rio Grande do Norte e se estende pelo sul do Estado da Bahia. Assim, a atividade que se destaca no setor econômico da região é a indústria. Além disso, a região apresenta pontos turísticos como praias com águas quentes, paisagens diversificadas e lugares para a prática de esportes náuticos.

Clima e vegetação

Grande parte dos estados da Região Nordeste apresenta dias ensolarados e temperaturas elevadas. Porém, existem lugares em que a temperatura varia entre 20° e 28° C, que são as áreas localizadas próximo ao litoral. Dessa forma, a Região Nordeste apresenta quatro tipos de clima, sendo eles:

  • Equatorial úmido: presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Piauí;
  • Litorâneo úmido: vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte;
  • Tropical: está presente nos estados da Bahia, Maranhão Ceará e Piauí;
  • Tropical semi-árido: todo o sertão nordestino;

Em relação a vegetação, a Região Nordeste apresenta características distintas em todos os estados. Dessa forma, é possível encontrar Mata Atlântica, restinga, caatinga, cerrado, manguezais, entre outros.

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Fonte: O Povo

Nesse sentido, as principais vegetações encontradas na Região Nordeste podem ser classificadas da seguinte maneira:

  • Mata Atlântica – também conhecida como floresta tropical úmida, engloba o Rio Grande do Norte e segue até o Rio Grande do Sul. Atualmente, existe apenas 5% da mata original na região;
  • Mata dos Cocais – apresenta características de transição entre três tipos de climas, sendo eles: semi-árido, equatorial e tropical. Dessa forma, engloba os estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e parte do Ceará;
  • Cerrado – na Região Nordeste, o cerrado está presente apenas no sul do Maranhão. Assim, apresenta características como árvores baixas, galhos tortos, gramínea e solo com alta acidez;
  • Caatinga – se apresenta como a vegetação predominante do sertão. Dessa forma, é muito rica ecologicamente suas principais espécies são a aroeira, cactos, pereiro e leguminosas;
  • Vegetações litorâneas e matas ciliares – são classificadas pela presença dos mangues, restingas e dunas. Assim, são ecossistemas importantes na região que preservam rios e lagos, além de espécies marinhas.

Hidrografia

Estados da região Nordeste - Característica geográfica, clima e vegetação
A Bacia do Parnaíba abrange quase totalmente o estado do Piauí, trechos dos estados do Maranhão e Ceará. Fonte: Estudo Prático

Os estados da Região Nordeste se enquadram dentro do Polígono da Seca. Isso porque, são estados que passam por longos períodos de estiagem. Entretanto, a Região Nordeste apresenta cinco bacias hidrográficas, sendo elas:

  • Bacia do São Francisco – é a mais importante da região, formada pelo rio São Francisco. Além disso, possui quatro hidrelétricas: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. Assim, faz a divisa natural dos estados da Bahia com Pernambuco e de Sergipe com Alagoas;
  • Bacia do Parnaíba – com 344.112km² é a segunda mais importante, drena boa parte do Piauí, parte do Maranhão e Ceará;
  • Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: com 287.384km² engloba os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Além disso, os principais rios são: Jaguaribe, Capibaribe, Acaraú, Paraíba, entre outros;
  • Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental – localizada entre a região Norte e a Nordeste se concentrando em grande parte do estado do Maranhão. Dessa forma, ainda apresenta sub-bacias que formam mangues, várzeas, babaçuais, etc;
  • Bacia do Atlântico Leste: divide-se entre os estados da Bahia e Sergipe, no Nordeste e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste. Além disso, apresenta extensão de 364.677km² e sua principal atividade econômica é a pesca;

O que achou da matéria sobre os estados da região Nordeste? Se gostou, então corre e confere quais são as regiões do Brasil e quais os climas predominantes no país.

Fontes: Info Escola, Estados e Capitais, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: YouTube

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.