Geografia

Mata dos Cocais: o que é, onde fica? Saiba tudo sobre a vegetação

Na Mata dos Cocais estão espécies que se encontram em outras regiões brasileiras, e nela os nativos usam o extrativismo como fonte de renda de subsistência.

Atualizado em 23/01/2019

A Mata dos Cocais é um ecossistema do Brasil onde se pode encontrar babaçu, carnaúba, oiticica e buriti etc.

Está localizada no Nordeste (meio-norte), entre os biomas da Amazônia (a Oeste), da Caatinga (a Leste) e do Cerrado (ao sul).

Características do bioma

A Mata dos Cocais é classificada como Mata de Transição, posto que se localiza entre as Florestas Úmidas da Amazônia e o clima semiárido do sertão, que é a Caatinga.

Seu clima pode ser Equatorial Úmido, quando ela se situa a Oeste, bem como Semiárido, se está a Leste. Já a temperatura anual é por volta de 26°C, além de um inverno seco e verão chuvoso.

Sua localização é o Planalto entre o Maranhão e o Piauí, só que se distribui também por Ceará, Pará e o norte do Tocantins.

Na mata ocorrem variados Cocais, que são as palmeiras, daí o nome do ecossistema.

Você sabia que o extrativismo é fonte de renda na Mata dos Cocais?

Flora dos Cocais

Há duas qualidades de palmeiras que devem ser citadas nesse ecossistema, a saber, o babaçu e a carnaúba.

Nos Estados do Maranhão e do Piauí, o babaçu é conhecido como coco-de-macaco e considerado o símbolo da Mata de Cocais.

Já a carnaúba pode ser encontrada tanto no Maranhão e Piauí, quanto no Ceará e Rio Grande do Norte.

A população nativa vive do extrativismo da Mata dos Cocais, de onde retiram óleo, fibra, cera etc., sendo uma fonte de renda. Esse material é usado na indústria para a fabricação de remédios, cosméticos e outros.

A região diversificada e sortida

Na Mata do Cocais há árvores de significativo porte, a saber, buriti, açaí, babaçu e carnaúba, responsáveis pela renda da população nativa.

Você sabia que o extrativismo é fonte de renda na Mata dos Cocais?

Muitas indústrias famosas adquirem os produtos que os nativos coletam, principalmente para a fabricação de cosméticos. Da folha da carnaúba, por exemplo, é extraída uma cera de várias utilidades.

Do coco do babaçu é extraído um óleo aproveitado nas indústrias de alimento e farmacêutica. Além disso, a sua casca serve para fabricar, por exemplo, estofados e embalagens.

Uma fauna bem variada

Há ali uma fauna bastante diversificada, posto que vivem animais da Amazônia, Caatinga e Cerrado.

Como exemplo dessas espécies podemos citar gavião-rei, ariranha, arara-vermelha, lobo-guará, gato-do-mato e macaco-prego.

A interferência humana na região

Há espécies endêmicas em risco de extinção, visto que seu habitat vem sendo destruído gradativamente pelo homem.

O desmatamento para pecuária e agricultura vem causando danos à Mata dos Cocais, uma vez que destrói a vegetação nativa.

Você curtiu conhecer a Mata dos Cocais? Então não deixe de conhecer também interessante matéria sobre as riquezas da Mata Atlântica e sua diversidade cultural.

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Estudo Prático, Brasil Escola, Escola Kids, Cola da Web, Mundo Educação, Alunos Online, Sua Pesquisa.