O Brasil é formado por cinco regiões diferentes, cada qual com características distintas. Assim, a Região Nordeste é a terceira maior região do país concentrando nove estados brasileiros. Logo, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe fazem parte da Região Nordeste.
Dessa forma, os estados do Nordeste ocupam uma área equivalente a 18,27% do território brasileiro, sendo 1.554.291.607 km2. Além disso, todos os estados da região são litorâneos, além da abrigarem a Reserva Biológica do Atol das Rocas, pertencente ao estado do Rio Grande do Norte.
Assim, a Região Nordeste também abriga um dos paraísos ecológicos e turísticos do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no estado de Pernambuco. Além disso, a região abriga 3.338km de praias. De acordo com as características distintas presentes na região, o IBGE dividiu o Nordeste em quatro sub-regiões, sendo elas Meio Norte, Caatinga, Agreste e Zona da Mata.
Estados da região Nordeste
Nove estados compõem a Região Nordeste, sendo eles:
- Maranhão (MA) – São Luís
- Piauí (PI) – Teresina
- Ceará (CE) – Fortaleza
- Rio Grande do Norte (RN) – Natal
- Paraíba (PB) – João Pessoa
- Pernambuco (PE) – Recife
- Alagoas (AL) – Maceió
- Sergipe (SE) – Aracaju
- Bahia (BA) – Salvador
Em resumo, os estados da Região Nordeste apresentam monumentos e edifícios antigos que são propícios para o turismo. Por conta disso, a economia dos estados se fortalece com o grande número de visitas aos litorais nordestinos. Além disso, Salvador é referência quando o assunto é cultura africana no Brasil, além das construções coloniais que apresenta.
O Nordeste e as sub-regiões
A Região Nordeste apresenta diferentes características físicas. Por conta disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dividiu a região em quatro sub-regiões. Assim, criou-se as sub-regiões do Meio Norte, Sertão, Zona do Agreste e Zona da Mata.
Meio-Norte
A sub-região Meio Norte engloba os estados do Maranhão e do Piauí. Assim, possui características do sertão semiárido e a da Amazônia, sendo cortada por rios importantes com o Pindaré, o Grajaú, o Mearim, o Itapecuru e o Parnaíba. Dessa forma, as temperaturas na região são altas e podem alcançar mais de 40 graus.
Logo, uma das atividades que sustentavam a economia da região era a extração do babaçu, da cera de carnaúba, a cultura do arroz e a criação de gado. Dessa forma, novas formas de modernização da agropecuária fizeram a região se desenvolver no plantio da soja.
Sertão
A sub-região do Sertão cobre quase todo o estado da Bahia, sendo paralelo à Zona do Agreste. Assim, o estado sofre com as temperaturas elevadas e longos períodos sem chuva, além do clima predominando ser o semiárido. Logo, o solo dessa sub-região é caracterizado como seco e pedregoso pela ausência de chuvas constantes. Por consequências das estiagens, o Sertão também é reconhecido como “Polígono das Secas”.
Dessa forma, a vegetação que predomina na região é a caatinga. Assim, o umbuzeiro, o xique-xique, o mandacaru e a palma são plantas comuns por serem resistentes à ausência de chuvas por longos períodos de estiagem. Assim, as atividades que mais abastecem a economia são a fruticultura irrigada, a agricultura de irrigação e a a indústria do vinho.
Zona do Agreste
A Zona do Agreste compreende parte do estado do Rio Grande do Norte e grande parte do estado da Bahia. Assim, é paralela à zona da mata apresentando os climas tropical úmido no litoral e semiárido no sertão. Dessa forma, apresenta temperaturas entre 18 e 30 graus.
Nesse sentido, a Zona do Agreste apresenta relevo acidentado, ou seja, os planaltos estabelecem barreiras para evitar que a brisa úmida do litoral chegue até a região. Entretanto, existem pontos em que o ar úmido entra e, assim, são formados brejos que favorecem a agricultura na região.
Visto isso, as atividades desenvolvidas com forma de economia são a agricultura – com a produção de milhão, feijão, frutas tropicais e etc. Além disso, a agropecuária faz parte das atividades econômicas da região. Assim, as cidades que se destacam e que fazem parte da região da Zona do Agreste são Caruaru e Garanhuns em Pernambuco; Feira de Santana na Bahia e Campina Grande na Paraíba.
Zona da Mata
A Zona da Mata é caracterizada pelo clima tropical úmido e apresenta temperaturas que variam entre 25 e 31 graus. Dessa, as chuvas nessa região ocorrem de forma irregular, geralmente entre os meses de abril a julho. Além disso, o relevo que forma a região é composto por planaltos, planícies e depressões.
Nesse sentido, a Zona da Mata compreende a faixa litorânea que percorre o estado do Rio Grande do Norte e se estende pelo sul do Estado da Bahia. Assim, a atividade que se destaca no setor econômico da região é a indústria. Além disso, a região apresenta pontos turísticos como praias com águas quentes, paisagens diversificadas e lugares para a prática de esportes náuticos.
Clima e vegetação
Grande parte dos estados da Região Nordeste apresenta dias ensolarados e temperaturas elevadas. Porém, existem lugares em que a temperatura varia entre 20° e 28° C, que são as áreas localizadas próximo ao litoral. Dessa forma, a Região Nordeste apresenta quatro tipos de clima, sendo eles:
- Equatorial úmido: presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Piauí;
- Litorâneo úmido: vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte;
- Tropical: está presente nos estados da Bahia, Maranhão Ceará e Piauí;
- Tropical semi-árido: todo o sertão nordestino;
Em relação a vegetação, a Região Nordeste apresenta características distintas em todos os estados. Dessa forma, é possível encontrar Mata Atlântica, restinga, caatinga, cerrado, manguezais, entre outros.
Nesse sentido, as principais vegetações encontradas na Região Nordeste podem ser classificadas da seguinte maneira:
- Mata Atlântica – também conhecida como floresta tropical úmida, engloba o Rio Grande do Norte e segue até o Rio Grande do Sul. Atualmente, existe apenas 5% da mata original na região;
- Mata dos Cocais – apresenta características de transição entre três tipos de climas, sendo eles: semi-árido, equatorial e tropical. Dessa forma, engloba os estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e parte do Ceará;
- Cerrado – na Região Nordeste, o cerrado está presente apenas no sul do Maranhão. Assim, apresenta características como árvores baixas, galhos tortos, gramínea e solo com alta acidez;
- Caatinga – se apresenta como a vegetação predominante do sertão. Dessa forma, é muito rica ecologicamente suas principais espécies são a aroeira, cactos, pereiro e leguminosas;
- Vegetações litorâneas e matas ciliares – são classificadas pela presença dos mangues, restingas e dunas. Assim, são ecossistemas importantes na região que preservam rios e lagos, além de espécies marinhas.
Hidrografia
Os estados da Região Nordeste se enquadram dentro do Polígono da Seca. Isso porque, são estados que passam por longos períodos de estiagem. Entretanto, a Região Nordeste apresenta cinco bacias hidrográficas, sendo elas:
- Bacia do São Francisco – é a mais importante da região, formada pelo rio São Francisco. Além disso, possui quatro hidrelétricas: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. Assim, faz a divisa natural dos estados da Bahia com Pernambuco e de Sergipe com Alagoas;
- Bacia do Parnaíba – com 344.112km² é a segunda mais importante, drena boa parte do Piauí, parte do Maranhão e Ceará;
- Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: com 287.384km² engloba os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Além disso, os principais rios são: Jaguaribe, Capibaribe, Acaraú, Paraíba, entre outros;
- Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental – localizada entre a região Norte e a Nordeste se concentrando em grande parte do estado do Maranhão. Dessa forma, ainda apresenta sub-bacias que formam mangues, várzeas, babaçuais, etc;
- Bacia do Atlântico Leste: divide-se entre os estados da Bahia e Sergipe, no Nordeste e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste. Além disso, apresenta extensão de 364.677km² e sua principal atividade econômica é a pesca;
O que achou da matéria sobre os estados da região Nordeste? Se gostou, então corre e confere quais são as regiões do Brasil e quais os climas predominantes no país.
Fontes: Info Escola, Estados e Capitais, Toda Matéria
Fonte imagem destaque: YouTube