Geografia

Outono – Características, quando se inicia e estação do ano no Brasil

Outono é a estação do ano que marca a transição entre o verão e o inverno. É caracterizado como um período de mudanças e noites mais longas.

Atualizado em 06/03/2020

As estações do ano são divididas em quatro partes, sendo primavera, verão, outono e inverno. Dessa forma, o outono é considerado uma estação que transita entre o verão e o inverno. Portanto, de acordo com a inclinação do eixo da Terra, a estação da queda das folhas ocorre em períodos diferentes nos hemisférios.

Nesse sentido, no Hemisfério Norte, o outono se inicia em setembro entre os dias 22 3 23 e tem fim entre os dias 21 e 22 de dezembro. Já no Hemisfério Sul, a estação começa em março, entre os dias 20 e 21, e termina em junho, entre os dias 20 e 21.

Durante o início do outono os dias e noites possuem a mesma duração. Isso porque, a iluminação da Terra pela luz do Sol se encontra de maneira igual entre os hemisférios Norte e Sul. Esse fenômeno é denominado equinócio de outono. Além disso, por ser uma estação que está entre o verão e o inverno, o outono é considerado momento de mudanças e transições.

Entretanto, na medida em que os dias vão se passando, essa igualdade em relação à luz vai diminuindo. Assim, os dias passam a ser menores do que as noites. Por conta disso, algumas alterações climáticas e naturais são percebidas por conta da mudança da luz solar sobre a superfície terrestre. As temperaturas caem, assim como as folhas das árvores.

As características do outono

As estações do ano são, por conta do eixo terrestre, mais percebidas entre as zonas norte e sul da Terra. Por conta disso, é possível perceber nitidamente a mudança de estação. Além disso, as características que as definem.

Outono - Características, quando se inicia e estação do ano no Brasil
Outono na Europa. Fonte: Viajando com frau schmidt

Dentre as características que marcam o outono podemos ressaltar as noites mais longas. Além do mais, maior presença do vento e a redução das temperaturas. Entretanto, as características dessa estação, assim como nas outras, não é algo fixo. Ou seja, em cada parte do mundo o outono pode se apresentar de forma mais intensa ou de forma moderada.

Deste modo, são características dessa estação do ano:

  • Incidência de nevoeiros pela manhã pode ser maior;
  • A umidade do ar apresenta diminuição;
  • Queda gradativa de algumas espécies de folhas devido à menor incidência de iluminação solar;
  • No Brasil, ocorre uma queda de temperatura nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo possível ver geadas e, eventualmente, neve na parte sul do país;
  • Diminuição dos períodos de chuva.
Outono - Características, quando se inicia e estação do ano no Brasil
Folhas do outono. Fonte: Medium

Em síntese, o outono se inicia com características mais próximas do verão e termina com aspectos do inverno. Além disso, a mudança na paisagem é algo notável. Para muitas pessoas, é uma época melancólica e transitória, além de ser uma estação lembrada pela beleza de folhas caindo. Entretanto, a visão dessa estação não ocorre da mesma forma em todas as parte do mundo.

Outono no Brasil

No Brasil o outono é percebido de diferentes formas. Isso porque, mudanças de temperatura e na umidade do ar são resultados da localidade do Trópico de Capricórnio, ao sul e, ao norte, a Linha do Equador. Por conta disso, as regiões do Brasil sentem a estação do ano de forma diferenciada.

Outono - Características, quando se inicia e estação do ano no Brasil
Parque do Ibirapuera, São Paulo. Fonte: Veja

Ou seja, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul as características podem ser percebidas de forma mais acentuada. Enquanto isso, na região Sul do país ocorre quedas bruscas de temperatura. Com isso, em alguns casos, é possível que haja a presença de névoas e até neve.

Você sabia?

  • Durante o outono brasileiro as frentes frias são muito comuns;
  • O outono é a época mais propícia para colheitas devido à diminuição do período chuvoso;
  • Árvores perdendo as folhas é uma das imagens que mais remetem à essa estação.

O que achou da matéria? Se gostou, não perde tempo e confira como as Estrelas se formam e o que são Asteroides.

Fontes: Brasil Escola, Alunos Online, Info Escola e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Medium

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.