Geografia

Verão – Características, quando ocorre, solstício e horário de verão

Para muitos, o verão é a melhor estação do ano, marcada pelo calor e clima quente, ideal para curtir uma praia. Conheça tudo sobre essa estação.

Atualizado em 18/05/2020

O ano, em qualquer lugar do planeta, é dividodo em quatro estações. Essas estações são oriundas do movimento de translação da Terra. Ou seja, estão diretamente relacionadas à  inclinação do planeta em relação ao Sol, que garante que os dois hemisférios recebem diferentes incidências solares. Desse modo, temos o verão, o inverno, o outono e a primavera.

Contudo, o tema aqui é o verão, a estação preferia de muitos brasileiros, marcada pelo aumento da temperatura e o sol escaldante. Além dos dias mais longos e de noites mais curtas.

O verão é a estação que começa logo após o fim da primavera. Portanto, são essas as duas estações mais quentes do ano, ao contrário do inverno e do outono.

Anúncio

A palavra verão, aliás, vem do latim veranum tempus, que significa algo como “tempo primaveril ou tempo da frutificação”. Isso porque está relacionada com o fim da primavera.

Características do Verão

Quando se fala em verão, a primeira coisa que vem à cabeça é o calor. Isso porque a estação é a época do ano com as temperaturas mais altas. E que normalmente coincide com o período de férias, de muitas festividades, e o pico de viagens ao litoral. Afinal, nada combina mais com calor do que praia.

No entanto, embora seja uma estação que remete à diversão, ela também levanta algumas preocupações. Isso porque, devido ao clima mais quente e seco, é no verão que aumenta o risco de desidratação,de  meningite e dos problemas respiratórios.

De mode geral, essas são as principais características dessa estação:

  • Temperaturas mais altas e tempo quente;
  • Ocorrência de chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.
  • Dias longos;
  • Noites curtas.

Quanto a duração dos dias e noites, isso acontece porque uma parte do planeta está mais próximo ao sol nesse período.

Fonte: Mosaico de Maresias

Datas do Verão nos Hemisférios

Contudo, as estações acontecem em tempos diferentes dependendo do hemisfério, como vemos a seguir:

  • Hemisfério Norte: também chamado de verão boreal, começa dia 20 ou 21 de junho e vai até 22 ou 23 de setembro;
  • Hemisfério Sul: também chamado de verão austral, começa dia 21 ou 22 de dezembro e termina dia 20 ou 21 de março.
Fonte: Brasil Escola

Solstício de Verão

O Solstício é um fenômeno astronômico marcado pelo momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude em relação à Linha do Equador. Dessa forma, quanto mais distante da Linha do Equador, maior será a incidência dos raios solares. Portanto, é chamado o solstício de verão o momento em que um dos hemisférios terrestres recebe mais incidência solar, marcando o início da estação.

No entanto, enquanto em um dos hemisférios está passando pelo solstício de verão, o outro está passando pelo solstício de inverno.

Sendo assim, tanto o solstício quanto o equinócio, resultam dos movimentos de rotação e translação do planeta. Este último, explicamos nesta outra matéria.

Fonte: Knoow Net

Horário de Verão

A ideia de horário de verão foi proposta há muito tempo atrás, em 1784, por Benjamim Franklin. Nessa época, ainda não existia a luz elétrica. A intenção da medida, portanto, seria aproveitar por mais tempo a luz do sol.

Porém, apesar das observações e pesquisas feitas por Franklin, essa medida só foi adotada no século XX. Mais precisamente na época da Primeira Guerra Mundial. O primeiro país a implantar essa medida, foi a Alemanha, como uma forma de economizar carvão.

Desse modo, o horário de verão começa ainda na primavera e se prolonga até o fim do verão. A medida consiste em adiantar o relógio em uma hora. Dessa forma, aumenta-se a disponibilidade da luz do dia, resultando em um racionamento de energia.

Sendo assim, com o fim da estação, os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite, voltando a marcar 23h.

Atualmente, essa medida é adotada em 30 países. No Brasil, o horário de verão começou a partir do decreto de Lei de Lei nº 20.466, no dia 1º de outubro de 1931.

Fonte: Brasil Escola

Horário de Verão no Brasil

Como já mencionado anteriormente, esse horário foi adotado no Brasil na década de 1930. Contudo, a medida só foi efetivada a partir de 1985.

Desse modo, o relógio era adiantado em 1 hora no país, no 1º domingo de novembro; e só voltava ao “normal” no 3º domingo de fevereiro do ano seguinte.

Contudo, depois de 33 anos de horário de verão, em 2019, a medida foi suspensa no país pelo presidente Jair Bolsonaro. Conforme explicou, as mudanças dos hábitos dos brasileiros faziam com que o consumo de energia aumentasse muito no chamado horário de pico, invalidando a economia em outros horários do dia. Por isso, essa alteração no horário não fazia mais sentido no Brasil.

Fonte: Brasil Escola

Curiosidades

Durante essa estação, acontece um fenômeno muito curioso na Torre Eiffel. Isso porque o monumento, ponto turístico de Paris, aumenta sua altura em 15 centímetros nos meses mais quentes. Isso acontece porque o calor acaba dilatando o ferro da estrutura.

Outro detalhe interessante sobre as estações do ano é que, antigamente, existiam cinco estações. Ou seja, o verão era dividido em dois: o verão, de clima quente e chuvoso; e o estio, marcado pelo clima quente e seco.

Fonte: Quero Viajar Mais

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre a estação mais quente do ano, que tal conhecer mais sobre o outono?

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Alunos Online, InfoEscola

Fonte Imagem Destaque: Estudo Prático